Beleza Cabelos

Cronograma capilar para cabelos pretos

Amiga, talvez não tenha noção do quanto a sua “peruca” é guerreira e do quanto é necessário cronograma capilar para cabelos pretos, loiros, ruivos etc.

Se você costuma fazer chapinha, a coitada precisa se submeter a uma temperatura elevadíssima para que os fios fiquem uniformes e conservados.

Após o banho, é comum o uso de secador, o que significa mais um estresse, mais um teste de resistência ante a temperatura elevada.

Se pinta o cabelo, é outro desgaste a ser enfrentado pelos fios com as substâncias químicas.

Junto a tudo isso tem o inverno, que a obriga a tomar banhos mais quentes que intensificam ainda mais o desgaste.

Mas o verão também não deixa de contribuir para dificultar a vida saudável de suas madeixas esvoaçantes. Pegar aquela prainha significa exposição perigosa ao sol

Ufa! Viu o “circuito da ruína” dos cabelos que a gente passa sem muitas vezes perceber como estamos exigindo de nosso couro cabeludo?

Não à toa nossa peruquinha pode ficar quebradiça, porosa, com pontas duplas, sem brilho e até começar a cair se não tivermos cuidado, se não seguirmos um cronograma capilar.

Neste post vamos tratar especificamente de cronograma capilar para cabelos pretos, mas todos os tipos de cabelo precisam recorrer a esse expediente para se manterem saudáveis e belos. Apresentaremos um calendário a ser seguido, todas as etapas do cronograma e os produtos a serem utilizados.

Veja a seguir o cronograma capilar para cabelos pretos.

Confira!

O caso do cabelo preto

O resultado do descuido em manter hidratado e nutrido as madeixas de cor preta, sejam naturais ou artificiais é que além dos problemas citados acima, porosidade, estado quebradiço, queda de cabelo, o fio preto tende a perder a luminosidade espelhada e ficar com reflexos avermelhados, com aspecto desbotado.

O cronograma capilar para cabelos

O objetivo desse processo de hidratação e reconstrução chamado de cronograma capilar é a recuperação da vivacidade dos fios que passaram pelos desgastes citados de começo e que por isso se encontram em situação desoladora.

Como muitos dos procedimentos que prejudicam a saúde dos fios não são possíveis de se evitar, foi-se necessário desenvolver um método de preservação e promoção da hidratação dos fios para que suportem tamanho estresse.

Esse método é o do cronograma capilar.

É uma série de procedimentos visando a reconstrução, hidratação e devolução de massa capilar distribuídos em um período de um mês, desde que obedecendo o prazo mínimo de 48 horas entre um procedimento e outro, já que o excesso de cremes e substancias químicas, ainda em que menor escala, também podem gerar prejuízos aos fios, na verdade contribuindo para arruiná-los de vez.

Pense o cronograma capilar para cabelos pretos como uma agenda para reposição de vitaminas, nutrientes necessários para a manutenção da condição saudável do cabelo.

É semelhante a uma receita de médico. Ele te passa o remédio a ser usado, o intervalo entre uma dose e outra, a quantidade necessária em cada dose, os dias mais adequados e o período a ser consumido.

As etapas, procedimentos e produtos do cronograma capilar

O cronograma capilar para cabelos pretos é dividido em três etapas que se intercalam e algumas se repetem ao longo do mês.

Detalhe que esses 30 dias devem ser respeitados dependendo da condição do cabelo. Se estiver muito danificado ou, ao fim do período, ainda apresentar desgastes notáveis, a recomendação é que continue executando o cronograma capilar para cabelos pretos por mais 60 dias ou até alcançar estágio de recuperação aceitável.

Vamos as fases do cronograma capilar para cabelos pretos:

Hidratação

Nessa fase você deve iniciar o cronograma capilar para cabelos pretos com máscara de tratamento, de preferência as que contenham manteigas e vitaminas na sua composição.

O objetivo nessa fase é deixar os fios livres de frizz, mais sedosos e evitar o desbotamento ao abastecê-los com água.

Caso tenha dificuldade de encontrar máscaras de tratamento com as características requeridas também pode optar por soluções caseiras.

Dica: se estiver próximo do dia de retocar a cor, é valido o banho de brilho com tonalizante.

Nutrição

Fase importantíssima do cronograma capilar para cabelos pretos para quem trata o cabelo com procedimentos químicos como relaxamento, coloração ou alisamento, porque, aliado a outras formas de desgaste provenientes de situações do dia a dia, tais tratamentos exigem muito da resistência dos fios e eventual descuido elevam as chances de ficarem opacos, ressecados, sem brilho.

A fase da nutrição tem o papel de devolver a oleosidade natural do cabelo.

O meio para viabilizar a nutrição é via máscaras nutritivas, de preferência as que contenham óleos vegetais na composição; além de fortalecer os fios da raiz a ponta, proporcionam brilho maravilhoso.

Reconstrução

Outra fase de suma importância do cronograma capilar para cabelos pretos. Aqui será utilizada plástica capilar com o objetivo de repor proteínas, com o intuito de fortalecer os fios porosos.

Se está com o cabelo danificado em razão de tratamentos químicos, essa fase tem que ser cumprida ao menos uma vez nos 30 dias do cronograma capilar para cabelos pretos. Mas se possível faça duas vezes, respeitando sempre o intervalo de 48 horas entre um procedimento e outro.

Foi citada a plástica capilar, porém, é recomendado qualquer produto que apresente enriquecimento com ceramidas em sua fórmula.

Cronograma capilar para cabelos pretos ao longo de 30 dias

Segue uma esquematização, seguida praticamente pela maioria, sobre a ordem das fases a serem observadas e aplicadas no cabelo ao longo do período mínimo recomendado de 30 dias.

Caso precise estender o cronograma, basta zerá-lo e repetir a mesma ordem a cada fim de ciclo.

  • Semana 1: comece pela hidratação, aguarde 48 horas e repita a mesma fase. Termine a semana com a etapa de nutrição.
  • Semana 2: A mesma sequência da semana 1;
  • Semana 3: irá repetir a dobradinha de hidratação nos primeiros das da semana, mas terminará dessa vez trabalhando na reconstrução;
  • Semana 4: volte a repetir a sequência das duas primeiras semanas ou repita o da terceira, caso seus fios ainda estejam muito danificados.

Considerações finais

Cronograma capilar para cabelos pretos é necessário para evitar ressecamento, porosidade, estado quebradiço, opacidade, pontas duplas e reflexos avermelhados e perda de brilho espelhado.

As fases do cronograma capilar para cabelos pretos são:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Reconstrução.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

/* ]]> */