Beleza Cabelos

Cronograma capilar para cabelos cacheados

O assunto é cronograma capilar para cabelos cacheados.

Todos os tipos de cabelo precisam de cuidados para não deixá-la com a aparência da “louca dos gatos” dos Simpsons ou como uma bruxa velha empoeirada e mumificada.

E o motivo para que os fios cheguem a estado tão deplorável, e que exige cuidados especiais no trato das madeixas, são os inúmeros procedimentos estéticos que manipulam produtos químicos altamente desgastantes para a estrutura dos fios e os agentes externos, como longa exposição ao sol, banhos quentes e uso de secadores.

Com o intuito de ajudar o couro cabeludo a suportar essas intempéries, muitas delas necessárias para a sensação de bem estar para com a própria aparência e rotina, foi-se pensado uma agenda de procedimentos capilares para hidratar e nutrir os fios e reconstruir, caso já estejam em fase de danos aprofundados.

Essa rotina de cuidados planejados é chamada de cronograma capilar e existem cronogramas específicos para cada tipo de cabelo, pretos, loiro, ruivos e cronograma capilar para cabelos cacheados.

Neste post do TudoEla vamos detalhar todas as etapas do cronograma capilar para cabelos cacheados, os produtos adequados e algumas dicas para melhor
êxito do tratamento.

Saiba mais sobre cronograma capilar para cabelos cacheados a seguir.

Sabia que o cabelo cacheado é o que mais precisa de cronograma capilar?

Sim, como citado de começo, todos os tipos de madeixas devem se submeter a esse programa de manutenção e reconstrução de fios, pois é praticamente impossível, com as exigências e condições da vida moderna, mantê-los em bom estado com longos períodos sem cuidados específicos.

Mas o cabelo cacheado é o que mais sofre com todos os entraves para manter os fios belos e saudáveis.

Por quê?

O que motiva essa constatação é o fato da oleosidade natural do cabelo, emanada dos lipídios no couro cabeludo, uma espécie de central administrativa que cuida para a preservação da saúde dos fios, do brilho, da flexibilidade, ter mais dificuldade de alcançar toda a extensão dos cachos por causa da curvatura natural que apresentam, diferente dos cabelos lisos ou alisados que facilitam esse alcance.

O resultado são pontas mais ressecadas, um convite para a formação de pontas duplas, opacidade, estado quebradiço e até queda de fios.

Veja também: 

Cronograma capilar para cabelos cacheados fase por fase

Todos os cronogramas capilares para cabelos cacheados ou não são divididos em três etapas. Umas podem merecer mais destaque do que outras a depender das necessidades do seu cabelo.

É importante antes de nos debruçarmos em cada fase alertar que o planejamento, a organização do cronograma capilar para cabelos cacheados deve abranger um período de tempo de 30 dias.

Se após esse tempo, os fios continuarem necessitando de cuidados, você pode repetir novamente o cronograma do zero até alcançar o resultado almejado. Mas se atente sempre ao ciclo de 30 dias para fazer a análise.

Outra dica importante. Não passe os produtos na cabeça, não aplique as fases, sem um intervalo de 48 horas entre uma aplicação e outra. Descumprir esse intervalo pode acarretar em danos ao couro cabeludo, pois ficará sobrecarregado com tantos produtos, mesmo não sendo tão agressivos, mas não deixam de conter substâncias artificiais, na cabeça.

Vamos as fases

Hidratação

É a fase do cronograma capilar para cabelos cacheados mais indicada se o seu problema for ressecamento, opacidade, falta de maciez.

Nessa fase o objetivo é repor a quantidade de água perdida por causa dos desgastes dos produtos químicos e agentes externos.

Os produtos indicados para promover a hidratação dos fios são máscaras hidratantes específicas para cabelos cacheados.

Ao procurar pelos produtos, não se esqueça de verificar no rótulo das embalagens se a fórmula contém vitaminas, extratos vegetais ou óleos.

Nutrição

Etapa do cronograma capilar para cabelos cacheados que cuida da reposição de nutrientes, reposição lipídica que, como explicado anteriormente, responsável pela oleosidade natural expelida pelo couro cabeludo.

Essa fase é a mais indicada para quem está sofrendo com problemas de fios frágeis e de queda de cabelo.

Os produtos indicados para a etapa de nutrição são as máscaras nutritivas que podem ser encontradas em lojas de produtos de beleza e até em farmácias.

Na hora de conferir o rótulo, atente-se se o produto apresenta óleos vegetais, os mais indicados para fortalecer os fios e recuperar brilho.

Reconstrução

Fase do cronograma capilar para cabelos cacheados indicadas para as que passam por muitos procedimentos estéticos que envolvam produtos químicos, como é o caso da coloração, por exemplo.

Por se submeterem a mais desgastes, favorecem danos mais profundos, na estrutura dos fios.

Para as que não têm produtos químicos na cabeça essa fase de reconstrução é necessária apenas uma vez no ciclo de 30 dias, mas se os fios tiverem substâncias químicas e se encontrarem muito danificados, é recomendável que se submetam a tal fase pelo menos duas vezes durante o ciclo.

Abaixo colocaremos a organização de cronograma capilar para cabelos cacheados para cada caso. Não deixe de conferir.

Aconselha-se procurar por produtos que tenham as seguintes substâncias em suas fórmulas:

Organização do cronograma capilar para cabelos cacheados

Vamos passar rápidos roteiros de cronograma capilar para cabelos cacheados baseado em necessidades específicas.

Por exemplo, se o seu maior problema é a hidratação, recomenda-se seguir esse cronograma:

SemanaFaseFaseFase
1HidrataçãoHidrataçãoNutrição
2HidrataçãoHidrataçãoNutrição
3HidrataçãoHidrataçãoReconstrução
4HidrataçãoHidrataçãoNutrição

 

Se a maior necessidade for cabelo quebradiço:

SemanaFaseFaseFase
1HidrataçãoHidrataçãoNutrição
2HidrataçãoNutriçãoReconstrução
3HidrataçãoNutriçãoHidratação
4HidrataçãoNutriçãoReconstrução

Considerações finais

Todo cabelo necessita de cuidados de manutenção, especialmente os cacheados que, por causa da curvatura dos cachos, dificulta o alcance de toda extensão dos fios pela oleosidade natural expelida pelo couro cabeludo, uma espécie de central administrativa que cuida pela boa preservação do estado saudável das madeixas.

Foi-se criada uma agenda de cuidados para manter a boa forma do couro cabeludo chamada de cronograma capilar. Existem cronogramas para diversos tipos de cabelos e necessidades inclusive para modelos de cachos, chamado cronograma capilar para cabelos cacheados.

Essa agenda de manutenção e reparos necessita de planejamento que abranja um período de um mês e é dividida em três etapas:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Reconstrução.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio faz toda a diferença.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.