Beleza Pele

Cuidados com a pele do rosto: veja dicas + receitas para apostar!

O rosto é o nosso cartão de visita! Por isso, essa é uma das partes do corpo com a qual nós mulheres mais nos preocupamos em cuidar e deixar com uma aparência saudável na frente do espelho. Afinal, não tem nada mais atraente que uma pele bonita, bem cuidada e livre dos sinais da idade, concorda?

No entanto, apesar de ser o desejo de muitas, nem sempre essa missão é tão fácil assim. Por conta da exposição diária da derma a fatores externos, tais como poluição e sol, além de fatores internos, como má alimentação, estresse, alterações hormonais, fumo, entre outros, há uma maior produção de radicais livres, que, por sua vez, prejudicam o processo de renovação celular e a hidratação da pele, trazendo uma aparência envelhecida e cansada ao visual.

É por esta razão que manter uma rotina de cuidados com a pele no dia a dia pode ajudar e muito na missão de combater os efeitos negativos desses fatores. Com os tratamentos adequados, você pode conseguir resultados incríveis e potencializar a beleza e saúde da sua pele, tais como amenizar os sinais do envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, acabar com espinhasdisfarçar ou dar fim às olheiras, eliminar manchas, entre outros problemas.

No começo, todos esses hábitos podem parecer cansativos ou chatos, fazendo surgir alguma preguiça vez ou outra. No entanto, depois de iniciar os cuidados com a derma, logo você perceberá que reservar um tempinho pela manhã e antes de dormir para dar atenção à derma trará resultados rápidos e visíveis, e esses cuidados rapidamente se tornarão algo comum no seu cotidiano.

Do filtro solar ao tônico facial, você vai ver como é possível ficar com a derma cheia de vida renovada, sem precisar gastar dinheiro e tempo em clínicas dermatológicas. Confira no nosso artigo de hoje as melhores dicas e receitas para apostar nos cuidados com a pele em casa! Vamos lá?

10 dicas para cuidar da pele e mantê-la bonita e jovem por mais tempo

Pele do Rosto

Pele do Rosto: 10 cuidados indispensáveis [Infográfico]

1 – Use sempre filtro solar

Cuidados com a pele do rosto

aplicação do filtro solar deve ser feita diariamente, independentemente do tipo e tom de pele, e mesmo que o sol não dê o ar da graça. É claro que o cuidado maior deve ser com a pele do rosto, que é mais sensível, mas o ideal é aplicar o produto também nas demais partes do corpo que são mais expostas ao sol, tais como mãos, pescoço e colo.

Veja também: Protetor solar com toque seco ou toque limpo? Saiba mais!

2 – Acerte no fator de proteção solar (FPS)

fator de proteção do seu protetor/filtro solar também é um requisito importante que não deve ser esquecido na rotina de cuidados com a pele. Trata-se de um índice números que vem na embalagem do produto que diz respeito ao tempo a mais (visto que a derma sofre com a eritema – vermelhidão – depois de 7 minutos exposta ao sol) a pele ficará protegida após a aplicação do protetor solar.

Um filtro solar com FPS 15, por exemplo, indicado para peles claras, quer dizer que a pele ficará 15 vezes mais protegida do sol após esses 7 minutos, isto é, 105 minutos. Enquanto isso, um protetor com FPS 30, mais recomendado para peles escuras, que sofre com a eritema após 10 minutos de exposição solar, protegerá a derma 30 vezes mais, isto é, 300 minutos. Entendeu direitinho?!

3 – Hidrate a pele

Investir em produtos que possuam em sua fórmula ingredientes que ajudem a impedir a perda de água e entrada de agentes infecciosos na pele, tais como ômegas 3 e 6ácido hialurônico, coffeeberry e vitaminas C e E, por exemplo.

Ainda, é ideal apostar também em ingredientes com propriedades hidratantes, como é o caso da babosa (aloe vera), que vamos conhecer seus benefícios para a pele mais à frente neste post. Essa plantinha medicinal ajuda a hidratar a derma, ao mesmo em que minimiza inflamações na cútis.

Além dela, outros componentes de produtos para a pele podem ajudar nessa missão, tais como o lactato de amônia, ceramidassilicone, manteigas de andiroba e karité, que são capazes também de manter o bronzeado por mais tempo, uma vez que evitam a descamação da derma.

4 – Esfolie

Cuidados com a pele do rosto

Outro tratamento indispensável para deixar a pele com aspecto bonito e saudável é a esfoliação. Esse processo remove as células mortas e elimina as impurezas que entopem os poros, causando cravos e espinhas.

Portanto, ele é recomendado, principalmente, para pessoas que possuem tendência a esse tipo de problema, uma vez que a esfoliação vai ajudar a retirar todos os possíveis resquícios de secreção de gordura, que nada mais é que o “alimento da acne”.

Para isso, o ideal é que esfolie a pele a cada 7 ou 15 dias, no caso de peles mais maduras (que são mais delicadas e secas), ou todos os dias, para quem tem a derma oleosa (isso se o esfoliante utilizado for suave).

Veja também: Benefícios e dicas para fazer esfoliação da pele sem erros!

5 – Limpeza diária é essencial

Limpar a pele do rosto todos os dias é crucial para remover as células mortas, secreções naturais, sudorese, resíduos de maquiagem e poluição, que são fatores que, se não forem eliminados da sua derma, podem causar espinhas, por exemplo. Daí, a importância de reduzir a flora bacteriana e remover as impurezas dos poros, seja qual for o seu tipo de pele.

Além disso, uma derma limpa é fundamental para absorver com mais eficiente os tratamentos faciais. Para isso, o primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele e, o mais importante, para a face, e não para o corpo.

É isso mesmo! Produtos ou sabonetes para o corpo não servem para aplicar no rosto, uma vez que costumam conter ingredientes abrasivos que podem ressecar a derma da face, uma vez que essa região é mais delicada e frágil.

Ainda, é ideal seguir uma ordem de produtos para fazer a higienização da pele: primeiro, passe um demaquilante para retirar toda a maquiagem. Em seguida, aplique um sabonete líquido para finalizar a limpeza, que deve ser de acordo com o seu tipo de face, por exemplo, se for oleosa, seca, mista, etc.

6 – Tonifique a pele

Depois de fazer a limpeza da pele, o próximo passo – e não menos importante – é tonificar a pele do rosto para complementar a higienização. Para isso, o produto utilizado é o chamado tônico capilar. Ele tem o papel fundamental de proteger a derma da sua face da ação dos radicais livres, auxiliando na redução da aparência de poros dilatados e na uniformização da textura da pele.

Além disso, o tônico capilar também vai ajudar a manter a umidade natural da pele, além de favorecer a melhor elasticidade e tônus muscular da pele. Resumidamente, para você não errar na hora de aplicar esse produto, ele deve ser usado sempre após a limpeza do rosto e vai ter a função principal de eliminar aquela sujeirinha que o sabonete não conseguiu remover da face. E mais uma vez, não se esqueça: escolha uma versão do produtinho que seja específico para o seu tipo de pele.

7 – Cuide de dia e de noite

Cuidados com a pele do rosto

De dia, você já viu que não pode faltar o filtro solar, não é mesmo? E combinado com um bom hidratante, não tem como não deixar a pele igual à “bunda de um bebê”, especialmente no verão, quando a derma pede mais cuidado para não ficar ressecada. No entanto, o que poucas mulheres sabem é que, à noite, a pele também deve ser bem cuidada.

Veja também: 4 dicas de como cuidar da pele no verão

Antes de dormir, você deve apostar em cremes com ativos anti-idade, como ácido retinoico. E lembrando que não se deve utilizar produtos indicados para o dia à noite e vice-versa. Isto é, não se deve aplicar um protetor solar à noite ou, ao contrário, que contenham derivados de vitamina A e retinol durante o dia.

Isso porque, no primeiro caso, por exemplo, além de não trazer benefícios, os poros entopem. Enquanto isso, no segundo caso, o risco é de causar uma irritação na pele do seu rosto, já que a maioria dos ácidos não toleram a radiação.

Veja também: Cuidados com a pele antes de dormir que você precisa ter

8 – Evite o estresse

Quer ter uma pele bonita e jovem? Então, comece a relaxar mais e evitar o estresse no seu dia a dia! Ouça uma música, durma melhor, faça uma viagem, enfim… Isso porque ficar estressada no dia a dia, além de acelerar o envelhecimento da pele, pode também ocasionar o surgimento de acne.

Isso porque, ao ser atacado por tensões diárias, o nosso organismo faz as glândulas sebáceas liberarem uma maior quantidade de óleo do que o necessário para proteger os tecidos da pele do rosto. E para quem não sabe, a gordura é a matéria-prima das espinhas, o que significa que elas podem surgir até mesmo em quem não é mais adolescente.

9 – Beber água

Cuidados com a pele do rosto

Outra dica muito importante para a saúde e beleza não só da pele do seu rosto, como para o corpo de forma geral, é beber bastante água diariamente. O ideal é consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia, o equivalente a 8 copos, que vão ajudar a lavar o seu corpo por dentro, literalmente.

É esse “banho interno” que vai auxiliar na remoção das impurezas do organismo, que são as responsáveis por dificultar a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele do nosso rosto.

Além disso, beber bastante água todos os dias também vai hidratar a derma. Com a pele hidratada, não aparecerão linhas de expressão, rugas ou vincos no rosto.

10 – Alimente-se bem

Inserir frutas, verduras e peixes no seu cardápio diário, além de outros alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e fitoquímicos, que são grandes aliados das células do organismo. Juntos, eles possuem ação antioxidante, ou seja, ajudam o fígado a produzir enzimas que eliminam as toxinas do organismo, inclusive da pele, que dificultam a chegada dos nutrientes até a derma.

Portanto, ao alimentar-se bem, a partir desses e outros alimentos, é possível deixar o caminho livre para que a pele absorva os nutrientes essenciais à saúde e beleza do seu rosto, que ficará mais viçoso. Além disso, alimentos como sardinha, salmão, peixes e atum fornecem mais selênio à pele, mineral que é considerado uma grande arma contra o envelhecimento.

Veja também:

O que evitar para ter uma pele do rosto saudável?

Cuidados com a pele do rosto

Além de manter todos os cuidados listados acima, existem também alguns hábitos que você precisa evitar na rotina para manter a derma do rosto sempre bonita, bem cuidada e, o principal, jovem por mais tempo. Veja quais são eles:

  • Dormir sem remover a maquiagem;
  • Expor-se ao sol sem aplicar um protetor solar;
  • Consumir açúcar, comidas industrializadas ou frituras exageradamente;
  • Fumar, ingerir álcool ou outras drogas;
  • Estar exposta à poluição de forma demasiada.

Tratamentos estéticos para o rosto: saiba para que serve cada um

E fora os hábitos que devem ser mudados no seu cotidiano para melhorar a saúde e beleza da pele do rosto – alguns bons e outros ruins, como mostramos anteriormente -, você também pode recorrer a diversos tratamentos estéticos e clínicos para conseguir uma face livre de imperfeições. Confira quais são os principais deles:

Luz pulsada

Cuidados com a pele do rosto

Além de servir para depilação, esse tratamento estético também é ideal para esfoliar manchas e uniformizar a derma. Portanto, a luz pulsada torna-se ideal para quem deseja eliminar manchas mais escuras da tez, o que pode ser conseguido em seis sessões deste procedimento, em média.

Ainda, é possível apostar na luz pulsada para a redução de rugas e linhas de expressão e combate à acne.

Toxina botulínica (botox)

A toxina botulínica – ou “botox”, como é popularmente conhecida – é um tipo de tratamento feito a partir da injeção de uma substância de mesmo nome, geralmente produzida naturalmente por bactérias e que, ao ser alterada artificialmente através de um processo de purificação, é capaz de atuar na cútis e causar um efeito tensor que evita rugas e linhas de expressão.

Veja também: Botox orgânico: saiba as vantagens e desvantagens

Peeling

Existem vários tipos de peelings para a pele do rosto, sendo o mais recomendado o que é feito a partir do ácido glicólico, isto é, feito com ácidos de frutas. Além de combater os efeitos do tempo na cútis, esse tratamento, por ser mais leve que os demais tipos, ele ajuda a uniformizar a pele e devolver o brilho à face. Apesar de muitas mulheres acharem que o peeling químico é ruim, a verdade é que se trata de um tratamento estético revolucionário, uma vez que, ao contrário da dermabrasão, dá para sair no mesmo dia.

Além disso, o peeling também atua muito bem em pequenas rugas das pálpebras, potencializando a qualidade da tez.

Veja também:

Ácido hialurônico

Cuidados com a pele do rosto

Outra forma de combater o envelhecimento precoce é investindo em um tratamento com ácido hialurônico. Este composto é preencher rugas e devolver volume ao rosto, especialmente no que diz respeito ao contorno oval ou sulcos nasogenianos. Em poucas palavras, quer dizer que o ácido hialurônico vai ajudar a recuperar o traçado da face, dando-lhe mais firmeza e removendo a famosa “papada”. A duração das injeções varia entre 8 e 18 meses.

Radiofrequência

Já o tratamento de radiofrequência é um tipo de tratamento estético que ajuda a combater o relaxamento da pele, inclusive a do rosto. Na prática, a radiofrequência nada mais é que uma técnica que não é invasiva capaz de tensionar o contorno do rosto e evitando a perda do tônus da derma.

O procedimento é executado com um aparelho que emite ondas eletromagnéticas a partir de um dispositivo flexível, sobre as papadas e bochechas. Através da polaridade, a região é “aquecida”, provocando uma contração das fibras de colágeno e, ainda, estimulação da produção do chamado neo-colágeno.

Após seis sessões ao longo de dois meses, você notará o contorno do rosto mais desenhado e bonito.

Mesolifting

Trata-se de um tratamento que aplica pequenas injeções vitamínicas a cada centímetro da pele do rosto. Apesar de parecer pouco confortável, a verdade é que o mesolifting pode ajudar a oferecer mais textura à face e um pouco de brilho. Mas, fique atenta! Esse procedimento não permite preencher rugas, mas apenas dar brilho à cútis. A duração do efeito é de cerca de seis meses.

Lipoaspiração cervical

Mais um dos tratamentos mais procurados pela maioria das mulheres em consultórios dermatológicos e estéticos, a lipoaspiração cervical nada mais é que um procedimento ideal para definir o contorno do rosto. Esta técnica é feita por cirurgiões plásticos especializados em plástica estética e reconstrutiva.

Em seguida, se trata de uma solução para as pessoas que possuem um depósito de gordura no queixo, mais popularmente chamada de “queixo duplo”, ou simplesmente sofreu um relaxamento da pele.

E é exatamente isso que a lipoaspiração cervical – também conhecida como lipossucção cervical – faz, atuando na retração cutânea. Ao eliminar a gordura do rosto, há um murchamento da cútis, que pode reduzir ou desaparecer de vez. O resultado é visível após três meses da realização cirurgia.

Ledterapia

Cuidados com a pele do rosto

Como o próprio nome já diz, a ledterapia é um tratamento estético para a pele que usa ondas de luz de LED (Light Emitting Diode) para atuar no rejuvenescimento da tez, inclusive do rosto, estimulando a renovação dos tecidos. O tratamento é eficiente, especialmente se for associado a cosméticos que auxiliam no reparo e regeneração dos componentes celulares.

Este tratamento é mais indicado para amenizar ou combater linhas de expressão, rugas, flacidez, cicatrizes, olheiras, acnes, fotoenvelhecimento, manchas na pele, celulites e estrias.

Vulcanice

vulcanice, como o nome já entrega, é um tratamento estético que utiliza princípios ativos de uma das maiores forças e mais temidas da natureza: os vulcões. Na prática, o principal ingrediente usado é a chamada areia vulcânica, que terá o papel fundamental de eliminar as manchas da nossa pele do rosto.

Por se tratar de um procedimento que exige mais técnica e conhecimento para obter bons efeitos, é necessário realizá-lo somente com um profissional esteticista com experiência.

Massagem facial

massagem facial é um procedimento estético que pode ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele do rosto, além de aliviar o estresse e outros sintomas, como flacidez e bolsas embaixo dos olhos.

Para isso, ela pode ser feita a partir de diferentes técnicas, como é o caso das Ayurvédica, Kobido, Shiatsu Japonesa, entre outras, além de diversos produtos e aparelhos. A escolha do melhor tipo de massagem facial vai depender do problema que se pretende solucionar na derma, além do gosto particular de cada pessoa, é claro.

Tretinoína

Cuidados com a pele do rosto

Da mesma forma que o ácido hialurônico, um outro tipo de ácido também pode ser usado para trazer benefícios para a pele do rosto: a tretinoína – ou ácido retinoico, como também é conhecida. Ele é indicado para todos os tipos de tratamentos dermatológicos, desde acnes, rugas, manchas, além de outros fatores provocados pelo envelhecimento da pele.

Laser ablativo

Presente no mercado de estética há mais de 20 anos, o laser ablativo é um dos mais populares e utilizados no rejuvenescimento da pele do rosto. Com esse procedimento, você pode se livrar dos sinais do envelhecimento da derma, como linhas de expressão, rugas, flacidez, além de manchas e cicatrizes.

Na prática, o tratamento funciona a partir da técnica de vaporização, que terá o papel fundamental de destruir a epiderme através da desidratação causada pela queima superficial da região, tornando a pele mais uniforme e jovem.

Doublo

Está pensando em apostar em um tratamento estético que já virou moda entre as celebridades? Então, o Doublo é para você! Trata-se de um procedimento de lifting facial, só que não invasivo, que faz a correção facial através da técnica de ultrassom. Ele pode corrigir desde pequenas cicatrizes, como aquelas causadas por acnes e espinhas, até as gorduras localizadas. Com o Doublo, é possível combater também a flacidez da cútis.

Tratamentos caseiros para melhorar a pele do rosto

E quem disse que também não dá para cuidar da derma em casa? Se você não é fã de tratamentos estéticos ou está com o orçamento mais apertado, pode apostar nos tratamentos caseiros para a pele que podem trazer o mesmo efeito poderoso para a sua cútis sem que você precise gastar muito dinheiro ou tempo em clínicas de estética.

Confira, a seguir, alguns dos mais potentes e que mais trazem resultados para a pele do rosto:

Babosa para o rosto

Cuidados com a pele do rosto

A babosa é uma planta medicinal utilizada há séculos para fins estéticos e cuidados da pele. Rica em nutrientes essenciais à nossa cútis, que trazem propriedades hidratantes, cicatrizantes, adstringentes, antibacterianas e cicatrizantes, entre outras, ela pode ajudar a trazer vários benefícios para a pele, inclusive da nossa face. Veja alguns dos efeitos da babosa para o rosto:

  • Possui ação antirrugas;
  • Hidrata a pele;
  • É um cicatrizante natural;
  • Trata queimaduras solares;
  • É anti-inflamatória e antibiótica, isto é, é ideal para combater as infecções da derma, inclusive cravos e espinhas.

Veja aqui algumas receitas caseiras com babosa para o rosto!

Bicarbonato para o rosto

Parece louco, mas não é! Aplicar bicarbonato no rosto pode trazer inúmeros benefícios para a pele. Alguns deles incluem:

  • Lidar com a pele escamosa;
  • Limpar a pele inflamada;
  • Esfoliar a pele;
  • Clarear a pele, etc.

Então, não tenha medo de se arriscar e apostar nas receitas caseiras com esse poderoso ingrediente para melhorar a saúde e beleza da sua tez facial.

Carvão ativado para pele do rosto

Outro ingrediente ideal para você que gosta de cuidar da pele do rosto com tratamentos caseiros é o carvão ativado. De origem natural e vegetal, esse composto pode ajudar a promover uma limpeza profunda na pele, sem que você precise utilizar substâncias pesadas, tóxicas e químicas que, a longo prazo, podem prejudicar a sua derma.

Confira alguns dos benefícios do carvão ativado para a pele do rosto:

  • Limpa a pele de forma profunda;
  • Potencializa a ação de cremes antirrugas e clareadores;
  • Combate o excesso de oleosidade e reduzir o tamanho dos poros;
  • Afina a pele, proporcionando mais brilho, maciez e limpeza.

Para tirar manchas do rosto

Cuidados com a pele do rosto

Também é possível eliminar as incômodas manchas do rosto com alguns truques caseiros, bastando utilizar alguns ingredientes naturais que você tem aí na sua cozinha. Confira aqui as melhores receitas caseiras para tirar manchas do rosto!

Para eliminar ou amenizar rugas

Também é possível apostar no rejuvenescimento da pele do rosto com algumas receitinhas caseiras, a partir de ingredientes 100% naturais. Veja aqui nesse link os melhores tratamentos caseiros para rugas com 3 receitas fáceis e simples!

Veja também: Melasma: saiba quais são as causas, tratamentos e como evitar as manchas escuras no seu rosto

Para desinchar o rosto

Seja porque você costuma ingerir alimentos gordurosos e ricos em sal, cervejas e refrigerantes, ou teve uma briga com o namorado, chorou com um filme romântico ou de drama, ou, ainda, teve uma noite mal dormida ou simplesmente apresenta este sintoma na sua gravidez, o inchaço no rosto é algo comum na vida de uma mulher.

Mas a boa notícia é que é possível investir em hábitos e técnicas naturais, sem sair de casa, para dar um fim a esse problema. Clique aqui nesse link para aprender o passo a passo de técnicas naturais para desinchar o rosto em casa!

Para esfoliação da pele e lábios

Cuidados com a pele do rosto

Outras receitas caseiras para cuidar da pele do rosto em casa incluem esfoliações poderosas, tanto para a face quanto para os lábios. A esfoliação com café é uma delas e você pode aplicar na derma do seu rosto sem medo. Além disso, aqui no blog, você também pode aprender outros tipos de receitas caseiras para esfoliação da tez do rosto e, também, para a esfoliação labial. Clique nesse link para aprender como fazer um bom esfoliante labial!

Para espinhas

Também é possível apostar no tratamento caseiro de esfoliação com café para espinhas. Ele vai ajudar a renovar o tecido da cútis e, portanto, eliminar célular mortas e limpar os poros profundamente, prevenindo e tratando cravos e espinhas.

Ginástica facial

Você sabia que é possível exercitar o seu rosto para prevenir diversos problemas, entre eles, os sinais do envelhecimento? Pois bem! A chamada ginástica facial é a melhor forma de conseguir esses resultados e pode ser feita a partir de diferentes tipos de exercícios. Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e começar a praticar agora mesmo!

Para tratar poros abertos

Existem também alguns hábitos que você pode adotar ou evitar na rotina para evitar poros dilatados, além de receitinhas caseiras super fáceis, baratas e simples de fazer! Se você sofre com esse problema, pode clicar aqui para conferir 7 dicas infalíveis para tratar poros abertos e deixar a sua pele mais saudável!

Vaporização

É uma forma caseira super eficaz de fazer uma limpeza profunda da pele, além de ajudar na melhor circulação sanguínea e desobstruir os poros, que é o maior problema causador de cravos e espinhas. Clique aqui para aprender a fazer passo a passo a vaporização da pele do rosto.

Dicas de produtos para a pele do rosto

Depois de conhecer os melhores cuidados e os hábitos que você deve evitar para ter uma pele saudável e bonita, além dos melhores tratamentos estéticos e caseiros, nada melhor que conhecer quais são os produtos indispensáveis que você deve ter na sua casa para ter uma cútis linda e jovem por mais tempo.

Protetor solar

Cuidados com a pele do rosto

Como você já sabe, o protetor solar é o primeiro produto que você deve ter em casa se quiser ter uma tez jovem, saudável e bonita. Esse produto vai ajudar a prevenir os efeitos dos raios solares na as pele do rosto, sendo os principais deles o envelhecimento precoce e manchas. Portanto, aplique-o antes de sair de casa e leve-o sempre na sua bolsa para reaplicá-lo quando achar necessário.

E se você é super vaidosa, vai gostar de saber que já existem versões que você pode usar sem estragar a maquiagem, como é o caso do protetor solar com cor ou o protetor solar com base.

Além disso, para quem já desistiu de apostar nesse produtinho porque deixa a pele com aspecto pesado e oleoso, a boa notícia é que também já existem vários tipos de protetores solares para pele oleosa que você pode usar sem medo.

Veja também: 5 dicas incríveis para reduzir a oleosidade da pele

Produtos para tirar manchas do rosto

Também já é possível encontrar no mercado de cosméticos uma série de produtos para tirar manchas do rosto. Nesse link, nós separamos uma lista com os melhores para você conhecer e, quem sabe, encontrar aquele para chamar de seu! Confira!

Sabonetes para lavar o rosto

Você sempre lavou o rosto, mas nunca soube qual é o melhor produto para você? Ou, pior que isso, sempre teve o hábito de higienizar a sua face com sabonetes comuns para o corpo? Então, pode parar com isso agora mesmo! Aqui nesse link, você pode conferir quais são os melhores sabonetes para lavar o rosto e descobrir os benefícios desses produtinhos para a sua tez e como usá-los para ter uma pele de bebê.

E se você sofre com a oleosidade excessiva, também pode aproveitar para conhecer os melhores sabonetes para pele oleosa.

Veja também: 6 cuidados para pele oleosa que você precisa conhecer

Efeito blur

Cuidados com a pele do rosto

Trata-se de um tipo de tratamento presente nos cosméticos tecnológicos de hoje em dia, que atua como uma espécie de pré-base para a pele, oferecendo um embelezamento instantâneo – e a longo prazo também – a partir do fechamento dos poros e amenização de linhas de expressão.

O principal ativo encontrado em produtos para o rosto com efeito blur é a chamada dimeticona, que é a responsável pela textura sedosa da derma. Em geral, esses produtos devem ser aplicados sempre após o protetor solar, creme hidratante ou BB Cream.

Óleos faciais

Quem tem a pele oleosa, já deve ter corrido só de ouvir essas duas palavrinhas. No entanto, é possível sim apostar em óleos faciais para cuidar da saúde e beleza da sua pele do rosto, bastante escolher o ideal para você e comportamento da sua cútis. Confira aqui alguns dos melhores óleos faciais para cuidar da sua pele do rosto!

Bases para pele oleosa

Assim como no exemplo acima, muitas mulheres correm das bases para o rosto por terem uma pele muito oleosa, já que estes e outros produtos de maquiagem acabam potencializando ainda mais esse problema, se não forem escolhidos com cuidado e especificamente para o seu tipo de pele.

É por este motivo que já existem no mercado de cosméticos as chamadas bases para pele oleosa, que oferecem um efeito “matte”, isto é, toque seco ao rosto, ideal para quem tem a derma excessivamente oleosa. Vale a pena ler mais sobre esses produtinhos neste link que deixamos neste parágrafo e procurar por eles nas lojas de cosméticos próximas a você ou até mesmo na internet.

Protetor labial

Cuidados com a pele do rosto

E quem disse que cuidar da pele do rosto descarta os cuidados com os seus lábios? Nada disso! Os lábios são parte crucial da sua face e também estarão no foco dos olhares em qualquer lugar que você estiver. Portanto, para cuidar bem dos seus lábios, aposte em um bom protetor labial para protegê-los dos raios solares no dia a dia.

Água termal

Rica em manganês, boro, zinco e sódio, a água termal é um produto ideal para hidratar, acalmar e refrescar a pele do rosto. Além disso, por possuir forte ação antioxidante, ela pode ajudar na recuperação da epiderme e combater os radicais livres obtidos através da poluição, da exposição aos raios solares e até ao uso de cigarros. Em geral, esse produtinho deve ser aplicado na pele após a utilização excessiva de maquiagem ou após procedimentos de depilação, laser e limpeza.

Demaquilante

Uma pele bem cuidada é aquela que você remove bem a sujeira do dia a dia, inclusive a maquiagem, para não obstruir os poros e causar espinhas e outros danos. Para este fim, em específico, é que existe um produto chamado demaquilante. Ele pode ser encontrado em diferentes versões, em creme, óleo, lenços e bifásico, o que vai depender exclusivamente do seu gosto e tipo de pele.

Multimasking

Já ouviu falar na famosa rotina de beleza coreana? É um assunto muito conhecido, devido aos cuidados específicos que as orientais possuem com a derma. Neste sentido, é que as chamadas multimasking viraram tendência aqui no Brasil, inclusive, entre as celebridades.

Trata-se de aplicação de diferentes máscaras faciais, com diferentes vitaminas e finalidades, ao mesmo tempo. Mas, calma lá! Não é para colocar uma em cima da outra, mas sim, uma em cada área do seu rosto. Você ler mais sobre como fazer na prática aqui no nosso blog!

Quais são os melhores remédios para a pele do rosto?

Cuidados com a pele do rosto

Se você sofre com algum problema na pele do rosto, a boa notícia é que, caso você não consiga bons resultados apostando nos cuidados e produtos que nós listamos acima, pode consultar um dermatologista para recorrer a alguns remédios usados para combater diversos tipos de problemas na derma, tais como:

Para manchas na pele

Após consultar um médico dermatologista e descobrir os tipos e causas das manchas que você tem na pele, é possível recorrer a diferentes tratamentos com remédios para manchas na pele, que vão auxiliar na amenização e até eliminação total delas em um determinado período de uso.

No entanto, lembre-se que o uso de qualquer medicamento, até mesmo para fins estéticos, deve ser orientado por um profissional de saúde ou esteticista para obter os melhores resultados e não causar ainda mais danos à sua cútis.

Para acne

Cuidados com a pele do rosto

Se você sofre com acnes na pele do seu rosto, a boa notícia é que também existe uma série de remédios para acne que podem ser aplicados na sua tez para eliminar ou, pelo menos, amenizar o problema.

Se você quiser melhor cada um deles, pode clicar aqui para saber quais são os melhores remédios para acne. Mais uma vez, não se esqueça de consultar o seu dermatologista antes de iniciar o tratamento com qualquer medicamento.

Veja também:

Para combater o envelhecimento

Também é possível encontrar na indústria farmacêutica alguns medicamentos que ajudam a prevenir e melhorar os sinais do envelhecimento da pele. Um deles é o famoso Flebon, que muitas pessoas têm dúvidas de como usá-lo para conseguir ter uma derma mais jovem, bonita e saudável. Se quiser saber mais sobre esse medicamento, é só clicar aqui para conhecer por que e como você pode usar o Flebon nos cuidados diários com a pele do rosto!

Curiosidades e dúvidas frequentes sobre a pele do rosto

Cuidados com a pele do rosto

Depois das dicas desse post, você ainda acha que não virou uma expert em cuidar da sua pele do rosto? Então, confira algumas das maiores curiosidades a respeito do assunto e aproveite para tirar as suas dúvidas também:

Posso usar pasta de dente no rosto?

Há uma crença muito antiga, passada de geração para geração, que diz que a pasta de dente serve para secar espinhas e cravos. Aliás, também existem vários relatos na internet que aprovam esse uso do produto. No entanto, vale a pena pesquisar melhor sobre o assunto antes de arriscar a saúde e beleza da sua pele. Leia mais sobre pasta de dente no rosto aqui nesse link.

O que são bolinhas brancas no rosto?

As bolinhas brancas no rosto são, na verdade, um cisto epidérmico presente na camada mais superficial da pele, chamado de Milium. Ele é causado pela proliferação células da epiderme dentro da derme, o que faz com que a pele morta fique presa em pequenas bolsas na cútis. Mas a boa notícia é que existe tratamento! Para saber mais sobre esse assunto, é só clicar aqui para conhecer melhor o Milium.

O que é a pele descamando perto do nariz?

Trata-se de uma descamação que pode ser causada a partir do ressecamento da pele do nariz. Este ressecamento da superfície nasal pode ser causado por vários fatores, entre elas, uma queimadura, erupção cutânea ou simplesmente secura na pele. Para driblar esse problema, o ideal é preveni-lo ou tratá-lo com algumas dicas que nós ensinamos aqui no blog. É só clicar aqui: Pele descamando perto do nariz: o que fazer?

Sabonete comum faz mal para a pele do rosto?

Cuidados com a pele do rosto

Sim! Apostar em sabonetes comuns para o corpo pode fazer mal à pele do rosto. Isso porque eles costumam ser mais abrasivos e, portanto, podem ressecar a pele da face, que é mais delicada e sensível. Por isso, o ideal, como falamos ao longo desse artigo, é investir em sabonetes específicos para o rosto para fazer a higienização da tez do rosto.

Veja também: Sabonete faz mal para a pele? Entenda melhor os seus riscos e benefícios!

A temperatura da comida pode prejudicar a pele?

Sim! Ficou surpresa? Não se preocupe, pois você, com certeza, não é única que não sabia disso. Além de preocupar com a qualidade dos alimentos que você ingere para melhorar a saúde e beleza da sua pele, como é o caso daqueles ricos em vitamina C, também é preciso ficar de olho na temperatura da comida para não prejudicar a sua cútis, que não pode ser muito alta para não acabar com a firmeza e rigidez da pele.

Saiba mais aqui no nosso post: A temperatura da comida pode prejudicar a pele?

Leia também: Benefícios da vitamina C para o rosto

Como cuidar da pele em viagens de avião?

Já notou o quanto a sua pele fica ressecada após uma viagem de avião? Isso se deve ao ar-condicionado muito forte nas aeronaves, além do estresse e má circulação por passar várias horas sentada. Por isso, são necessários alguns cuidados com a pele do seu rosto antes de embarcar, durante o voo e, é claro, após o desembarque. Para saber quais são eles, basta ler o nosso post sobre como cuidar da pele em viagens de avião!

Como emagrecer o rosto?

Para as mulheres que estão com o rosto mais cheinho, a boa notícia é que dá sim para emagrecer o rosto, apostando apenas em alguns exercícios fáceis e simples de fazer em casa para conseguir afinar a face. Clique aqui e aprenda como emagrecer o rosto com 10 dicas de exercícios infalíveis!

Extrator de cravos funciona?

Muita gente não sabe, mas existe um aparelho extrator de cravos que tem feito a cabeça de muitas mulheres que não aguentam mais lidar com os pontinhos pretos no rosto, especialmente no nariz. Ele funciona mesmo, desde que seja utilizado da forma correta para não machucar a pele, que é o que acontece quando usamos as unhas para tentar tirar os comedões. Veja neste link como usar o extrator de cravos.

E aí? Gostou de saber quais são os cuidados com a pele do rosto que você deve incorporar à sua rotina de beleza? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Referências e Mais informações sobre como cuidar da Pele

Sobre o autor

Raiane