Pele

Cuidados com as mãos que você precisa ter todos os dias

Os cuidados com as mãos são frequentemente negligenciados. Poucos são aqueles que se atêm às necessidades para manter a saúde da pele dessa área. Acontece que essa região costuma estar mais sujeita aos danos cotidianos, bem como à exposição a detergentes e o contato com a água.

Por ser uma área em evidência, os cuidados com as mãos são cruciais para cultivar a pele saudável, jovem e bonita. Em matéria de estética, os cuidados com as mãos devem receber tanta prioridade quanto a pele do rosto e corpo.

Afinal de contas, tanto quanto o sorriso e a higiene bucal, as mãos são uma fachada de destaque, um cartão de visitas que representa sinais de capricho. Unhas bem feitas e esmaltadas são apenas um detalhe para uma boa apresentação das mãos.

É através do dorso da mão, tal como das rugas do rosto, que se denota o passar dos anos. Afinal, com o decorrer do tempo, a pele das mãos adquire uma textura mais fina e tendões mais evidentes. Manchas são também comuns com o adquirir da idade.

Embora esses efeitos sejam inevitáveis, alguns cuidados com as mãos podem ser tomados para rejuvenescer a pele. De pouco adianta um corpo atlético e um rosto impecável se a aparência das mãos estão em desacordo e não condizem com a idade, não é verdade?

Por essas e outras razões, é essencial ter acesso às informações de como prevenir e retardar o envelhecimento da pele das mãos. Ou seja, descobrir quais os cremes, métodos, hábitos saudáveis e recursos estéticos para manter a pele das mãos em dia.

Cuidados com as mãos: quais devemos ter?

Hidratação

Em primeira instância, o que há de mais vital nos cuidados com as mãos é a prática diária da hidratação. A hidratação é recomendada a todas as áreas do corpo, mas aqui focaremos nos seus benefícios para a saúde da região.

Para essa finalidade, há duas ferramentas, chamadas, respectivamente, de umectação e oclusão. A oclusão consiste em um processo de hidratação similar aos obtidos através de óleos para o corpo. Isto é, os óleos visam reduzir a eliminação de água da pele.

Isto é realizado através de substâncias emolientes, ou seja, amaciadoras, que produzem um filtro de proteção na pele. Uma vez sob efeito das soluções suavizadoras, a pele ganha hidratação.

Já no caso da umectação, o processo de hidratação é conferido através de glicerina vegetal, muito usada em sabonetes e produtos capilares. A glicerina é popular por seu agente de absorção.

O que significa que é um umectante que promove a filtração de água para as camadas da pele. Esse efeito, por sua vez, proporciona a hidratação.

Procedimentos estéticos

De acordo com especialistas, a insatisfação com a aparência das mãos tornou-se mais numerosa e significativa nos últimos anos. Sobretudo entre as mulheres, a preocupação em conservar a juventude está atrelada ao retardo dos sinais que denunciam o passar do tempo.

Como vimos, devido aos danos de ambiente, as mãos são áreas mais vulneráveis ao surgimentos de rugas, ressecamento e manchas precoces.

Portanto, além da hidratação, os cuidados com as mãos podem solicitar outras intervenções. Nesse caso, os procedimentos estéticos. As alternativas de tratamento incluem  mesoterapia por colágeno e preenchimentos de gorduras e ácidos.

Segundo os médicos, esses procedimentos pretendem preencher a área de gordura que foi sorvida. Isso auxilia na recriação de uma aparência mais jovem e sadia para a parte dorsal das mãos.

Dessa forma, é corrigida a perda da consistência do tecido subcutâneo, que confere um aspecto esquelético às mãos. Em maiores detalhes, os procedimentos e as aplicações de produtos, que podem custar cerca de 1.800 reais, disfarçam o realce de vasos e ossos no dorso da mão.

Dia-a-dia

Além dos procedimentos estéticos e hidratações diárias, outros cuidados rotineiros devem ser tomados para manter a pele saudável e jovial. O zelo e a criação de costumes diários podem ser aliados no combate dos efeitos negativos causados ao dorso.

Entre os hábitos básicos estão o de não dispensar o protetor solar. Ele deve ser aplicado na região das mãos na média de duas a três vezes ao dia.  Os cremes com propriedades rejuvenescedoras, tal como os com ativos de aspersão hidratante, são também de suma importância.

Seus componentes trabalham para manter um aspecto bonito e sadio para com os cuidados com as mãos.

A higiene também não deve ser esquecida. Poucos têm o hábito de lavar as mãos adequadamente, e a dica de uma limpeza correta pode ser preciosa. É essencial lavar as mãos para remover as sujeiras e demais impurezas que danificam a pele a curto e longo prazo.  

Além disso, outras dicas gerais e abrangentes à saúde do corpo também são recomendadas. Em meio a elas podemos citar o hábito de beber 2L de água diários para manter a pele hidratada e consumir uma dieta adequada.

Com uma alimentação rica em verduras e frutas, o aspecto da sua pele tenderá a se tornar mais jovem e radiante.

Para finalizar, o ômega 3 pode ser um grande complemento para o vigor e resistência do efeito dos anos na pele. Os antioxidantes orais retardam o envelhecimento precoce, incluindo os que acometem as regiões da mão.

Dicas adicionais

A indústria cosmética lança diversos produtos destinados ao cuidados com as mãos. Para escolher um adequado, procure se informar sobre o tipo e a necessidade de sua pele.

Sua idade, tal como a textura seca ou oleosa, deve ser levada em conta na hora de escolher o produto. Independente dessas particularidades, procure sempre optar por cosméticos que contenham populares agentes hidratantes e filtro solar de ao menos FPS 15.

Alguns agentes ativos úteis a se observar na composição podem ser aqueles à base de fomblin. Outras compras acertadas e com ações nutritivas e emolientes são o óleo de uvas, silicone e a manteiga de manga.

Conclusão final

Os cuidados com as mãos exigem tanta atenção quanto a dedicação aplicada à estética do rosto e restante do corpo. Para manter sempre uma aparência saudável e jovial, invista em cuidados básicos e diários, como cremes e proteção aos efeitos nocivos do sol.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */