Maternidade

Cuidados com cicatriz de parto / cesárea

Nem toda mulher sonha em ter um filho por cesariana, porém, alguns fatores podem fazer com que o médico comunique à paciente essa necessidade, o que acaba gerando uma cicatriz abaixo da barriga. A primeira preocupação das mulheres nesses casos diz respeito a quais sãos os cuidados com cicatriz de parto.

Se você acabou de passar por essa situação e deseja cuidar bem de sua cicatriz para que fique o mais natural possível, veja a seguir nossas dicas de cuidados com cicatriz de parto e faça esses cuidados em casa.

Cuidados após o parto

Após o parto, muitos profissionais recomendam que a mulher use uma cinta pós-parto, dessa forma ela evita que seu corpo acumule líquido próximo à cicatriz. Além disso a mulher deve beber pelo menos três litros de água por dia.

Após o parto, também é recomendado que a mulher consuma alimentos com proteínas pois isso ajuda na cicatrização, não sendo recomendado que pegue peso. Vale destacar que o tempo de recuperação de uma cesárea pode variar de mulher para mulher.

Após a saída do hospital ou maternidade, a mulher deve proceder com os cuidados para se recuperar em casa, necessitando de ajuda extra ao menos nos primeiros dias, pois deve evitar de fazer esforço e se dedicar apenas à amamentação e aos cuidados com bebê.

Use cinta e absorventes

Muitas mulheres torcem o nariz quando o assunto é usar cinta, pois não gostam da sensação de aperto. O fato, porém, é que após o parto esse acessório traz muito conforto, tirando a impressão de que tudo está solto por dentro, ajudando ainda a drenar os líquidos na cicatriz.

É importante ressaltar aqui também um detalhe que muitas mulheres desconhecem: após o parto ela passará vários dias sangrando, algo como se fosse a menstruação e que pode durar até 45 dias. Por essa razão é recomendado o uso de absorvente noturno, não esquecendo de colocá-lo na mala de maternidade.

Use gelo

Uma dica caseira para aliviar as dores e inchaço na cicatriz da cesária é fazer compressa de gelo. Mas não deixe o local molhado. A dica é colocar o gelo em um saco plástico e envolver em papel toalha, deixando por cerca de dez minutos a cada quatro horas.

Faça exercícios

Passados alguns dias depois do parto, a mulher já consegue fazer exercícios como caminhadas leves ou pequenas corridas, mas o prazo correto deve ser estipulado pelo médico. Também é importante pedir para ele recomendar o momento ideal para iniciar exercícios localizados como hipopressiva e prancha, que ajudam no fortalecimento do músculo.

Vale lembrar que a avaliação que um profissional possa ter feito a uma amiga ou conhecida, não servirá para você. É necessário consultar para que o médico avalie o seu caso em particular.

Não pegue peso ou dirija

Antes de completar os vintes dias do pós-parto ou obter a liberação do médico, não é recomendado que a mulher dirija ou pegue peso. Em caso de mulher que tem outro filho pequeno, o indicado é sentar-se para pegar a criança no colo.

Para dirigir qualquer veículo, o indicado é que espere pelo menos três meses após a cesária, dessa forma terá mais atenção ao trânsito e não ficará focada na dor.

Use pomada cicatrizante

Apos a retirada dos pontos e curativos, é possível que seu médico recomende o uso de algum gel ou pomada cicatrizante, assim poderá afinar a cicatriz, deixando-a mais discreta e menor.

Ao aplicar o creme o recomendado é que seja diretamente sob a pele e que faça uma massagem no local em movimentos circulares.

Alimente-se bem

Na dieta pós-parto é importante que a mulher tome alguns cuidados com cicatriz de parto, escolhendo bem os tipos de alimentos que vai ingerir e dando preferência a alimentos cicatrizantes.

Os mais recomendados nos cuidados com cicatriz de parto são: frutas, vegetais, arroz e feijão, peixe, frango e ovos.

É importante consumir alimentos que ajudem a manter o ritmo do trânsito intestinal, tais como o mamão e a aveia. Lembrando que durante a amamentação a mulher não deve focar em nenhuma dieta para emagrecimento, pois isso pode diminuir a produção de leite.

Jeito certo de dormir

Após o parto o mais indicado é que a mulher durma de barriga para cima, colocando um travesseiro por baixo dos joelhos para acomodar melhor as costas. Caso sinta maior conforto deitando de lado, o ideal é colocar um travesseiro entre as pernas.

Ao se levantar da cama, procure contrair a vagina e só soltar quando estiver de pé, isso evita dores ao realizar tal movimento.

Método contraceptivo

Não caia no conto de que a amamentação evita gravidez, mesmo que esteja em quarentena, após quinze dias do parto já pode conversar com seu médico sobre voltar a tomar pilula ou usar outro tipo de contracepção.

Tome chás diuréticos

Após o parto é normal que a mulher fique inchada, e para diminuir esse desconforto é indicado a ingestão de alguns chás diuréticos, como o de camomila, que ainda mantêm mãe e bebê mais calmos.

Outro chá indicado é o de cardo mariano, que além de eliminar a retenção de líquido ainda ajuda na produção de leite materno. Nesse caso, porém, não se esqueça que o chá pode ajudar a desinchar mas também é um estimulante e isso pode deixar o bebê em alerta.

Sobre os pontos

Muitos profissionais recomendam que os pontos sejam retirados após oito dias do parto, mas isso pode trazer uma variação.

De acordo com profissionais, a cicatriz deve ser lavada normalmente durante o banho.

Entretanto, é importante que o curativo não seja molhado, a não ser em caso se curativo impermeável. Não esqueça de observar se o curativo está sempre limpo, caso haja secreção um médico deverá ser consultado

Tempo de resguardo

O resguardo não é algo que mulheres do passado inventaram, ele é realmente necessário, podendo durar de 30 à 40 dias. Após esse período a mulher pode voltar a ter relações sexuais, mas se preciso pode esperar mais tempo até que a mesma se sinta confortável.

Esse período de resguardo é importante para que os tecidos que foram machucados tenham tempo de cicatrização. Isso evita que ocorra infecção vaginal e outras complicações.

O mais indicado é que antes de ter intimidades com seu parceiro, procure seu médico e pergunte se já está apta, assim evita complicações desnecessárias. Não desconsidere nenhum desses cuidados com cicatriz de parto.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */