Tatuagens

Cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar

A vida longa da sua tatuagem – e a sua saúde – dependem muito dos cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar.

Como a tatuagem é basicamente um ferimento na sua pele, existem alguns cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar para garantir que ela cicatrize direitinho sem te dar nenhum problema.

Esses cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar vão garantir uma boa cicatrização, mantém longe qualquer tipo de infecção e protege da proliferação de bactérias.

Aqui vai uma listinha básica dos cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar:

Filme plástico

É o primeiro dos cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar. O filme plástico serve para proteger o local tatuado do contato com o ambiente de fora do estúdio.

A gente sabe que o ar é cheio de impurezas e bactérias. Como sua pele estará completamente exposta no local onde foi feita a tatuagem, é importante proteger o local do contato com o ar, com a poeira.

Esse filme plástico deverá ser retirado algumas horas depois para a limpeza do local. E deve ser sempre substituído por um novo. Jamais pense em reaproveitar o filme que já foi usado.



O uso do filme plástico por três dias após a realização da tatuagem é suficiente para te dar proteção sem causar problemas.

Prolongar o uso do filme plástico é desnecessário e pode contribuir para a proliferação de bactérias, por deixar o local abafado – especialmente no verão.

E nunca é demais te lembrar que você nunca deve reaproveitar o plástico filme. Sempre que trocar, jogue fora o velho e substitua por um novo.

Higiene

Esse é um dos cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar mais importantes: a higiene. Sempre muito capricho na higiene.

Parece repetitivo, mas é importante você não esquecer que a região tatuada está ferida, então os cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar são os mesmos cuidados que você precisa ter com uma região ferida.

Assim, você deve lavar a área recém tatuada com sabonete líquido neutro ou antisséptico antes de trocar o plástico filme.

A higienização também deve ser feita dessa forma durante o banho. E no banho, tome cuidado com o uso de produtos com cheiro forte ou muito corante. Mesmo que você utilize esses produtos habitualmente, durante o período de recuperação da sua pele, você deve lavar o local com sabonete líquido neutro ou antisséptico.

Outro cuidado muito importante é não esquecer e passar esponja de banho ou bucha em cima do local. A dor certamente vai te lembrar de parar a tempo, mas o estrago pode já ter sido feito e você sentir bastante dor pela irritação causada.

O processo de higienização deve ser mantido mesmo depois que o local criar “casquinha” – sim, vai criar uma casquinha, como qualquer machucado.

Você só deve parar de fazer essa higienização especial quando não houver mais nem inchaço nem vermelhidão.

Pomada cicatrizante

Após a higienização caprichada, você deve passar uma pomada cicatrizante no local para acelerar a cicatrização e impedir que o plástico filme cole na pele.

O ideal seria utilizar uma pomada com função antibiótica, mas como é difícil comprar uma dessas sem receita médica, pomadas cicatrizantes e super hidratantes como o bepantol cumprem bem a função.

Se você conseguir, se programe e consulte seu médico antes de fazer a tatuagem. Conte a ele que pretende se tatuar e peça a receita. Ele com certeza sabe da importância dos cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar e não deve se recusar a te dar a receita.

A pomada deve ser aplicada sempre após a higienização e antes de dormir. Mas você também pode reaplicar todas as vezes que perceber que a pele está seca ou desidratada.

Se estiver utilizando a pomada antibiótica, restrinja o uso a apenas duas vezes ao dia e intercale com o uso do bepantol.

O uso da pomada deve ser mantido por no mínimo vinte dias depois que você tiver feito a tatuagem, mas quanto mais tempo, melhor, no caso das hidratantes.

Não puxe a casquinha e não coce

A gente sabe que puxar casquinha de machucado é algo quase irresistível. Mas, por favor, se controle e resista.

A pele nova que está nascendo por baixo da casquinha está se adaptando ao pigmento e é muito importante dar a ela o tempo que ela precisa para isso.

Tirar a casquinha atrapalha o processo de cicatrização e pode atrapalhar também a sua tatuagem! O local que você tirar a casquinha pode ficar de uma tonalidade diferente dos outros onde a casquinha sobreviveu aos seus ímpetos.

O mesmo vale para a coceira. Ao coçar você pode se machucar ou arrancar a casquinha.

Quando a coceira estiver insuportável, aplique bepantol. A coceira pode ser sinal de falta de hidratação.

Se a coceira persistir, procure um dermatologista. Só o especialista poderá avaliar se está acontecendo algo errado que precise de intervenção.

Principais cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar no verão

  • Fuja do sol. Quando a gente acaba de fazer uma tatuagem a gente fica louca para sair mostrando para todo mundo. Mas resista e espere pelo menos um mês. O sol não é um aliado da pigmentação utilizada nas tatuagens e o protetor solar será seu companheiro diário para o resto da vida se você quiser que ela fique sempre com a cor viva;
  • Evite ir à praia. Se você deve evitar o sol, o outro motivo para ir à praia seria o mar e dele você também deve se manter longe no primeiro mês após fazer a tatuagem. A água do mar é habitat de muitas bactérias que você não quer que entrem em contato com sua pele ferida. Você pode escolher lugares mais saudáveis (neste contexto) para encontrar os amigos;
  • Evite piscinas, cachoeiras, rios. Qualquer contato extra com água é desnecessário neste momento. O excesso de água deixa a pele mole e não contribui com a cicatrização;
  • Tome banhos rápidos. A gente sabe que o calor pede água, mas se você acabou de fazer uma tatuagem, seja rápido no banho, pelo motivo que explicamos acima.

Fique de olho

Se você tiver febre ou dor excessiva no local, é sinal de alerta. A presença de pus, cheiro forte ou formação de queloides também são sinais de que algo não está dentro do esperado.

Nesses casos, não espere a situação se resolver sozinha e procure um médico.

Temos certeza que seguindo essas dicas de cuidados que você deve ter ao acabar de se tatuar tudo correrá bem e logo sua tatuagem nova será apenas motivo de alegria.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */