Cabelos

Como cuidar de cabelos com progressiva

Você sabia que o alisamento pode danificar suas madeixas e também o couro cabeludo? É necessário que você conheça todos os detalhes, para que possa saber como cuidar de cabelos com progressiva e recuperar a saúde dos fios.

Devido aos produtos químicos do alisamento, o tratamento ataca o cabelo e o couro cabeludo. Nos dias de hoje e felizmente, as progressivas não trazem em sua formulação a quantidade de formaldeído de antes, como quando foram libertados para o mercado. Alguns tipos de alisamento substituíram a substância por outras menos agressivas. No entanto, ainda assim são prejudiciais de alguma forma.

A perda de massa que é queratinosa provocando rigidez e desgaste dos fios, como muitos sabem. Além da queda e do aumento das glândulas sebáceas que provocam oleosidade em excesso no couro cabeludo, sofre-se com uma série de “efeitos colaterais”. Estes podem ser irreversíveis se não tiver como cuidar de cabelos com progressiva há tempo.

Efeitos colaterais do alisamento progressivo

Quando o tratamento é realizado, a raiz fica mais oleosa. Para que os fios permaneçam mais lisos, o alisante penetra a hipoderme. É neste instante que ele causa o aceleramento na produção do sebo.

Para acabar com o problema, é aconselhável o uso de shampoos bem específicos. Outra recomendação para deixar o cabelo longe da oleosidade é lavá-lo com água fria.

Existe sempre a possibilidade de este tratamento químico causar uma reação de alergia, tanto assim, apresentada como dermatite seborreica. O peeling, ou descamamento, não é um sinal de alergia. Esta descamação ocorre porque o produto tem uma alta concentração de ácido e, quando entra em contato com a pele provoca este efeito.

As possíveis reações alérgicas que ocorrerão, geralmente serão por conta de edemas da glote, além do surgimento de erupções cutâneas.

A suavização desse tipo de alisamento pode acabar “secando” suas madeixas. Para ter como cuidar de cabelos com progressiva e evitar esse efeito, é essencial que se faça hidratações toda semana para que haja a recuperação dos fios.

É comum que as madeixas após o alisamento progressivo fiquem mais finas depois de determinado tempo. Os fios costumam ter mais volume, peso e serem mais encorpados antes de realizar a técnica, certo? E após o alisamento perdem volume, massa e acabam tendo queda natural, principalmente se não receberam a recuperação devida.

Isso se dá porque o alisamento progressivo, deixando o cabelo bem alinhado, brilhante e até mais macio, remove gradualmente os nutrientes que estão no interior das mechas.

O resultado, portanto, são madeixas mais frágeis e danificadas do lado interno. Mas uma notícia boa é que você pode devolver volume e melhorar sua aparência com hábitos e produtos corretos.

Motivos para o cabelo ficar mais fino após o alisamento

Para ter como cuidar de cabelos com progressiva, você terá que abrir a cutícula das mechas, remodelando a estrutura da parte interna para a externa. Após esse processo repetidamente, a massa capilar, composta de diversas substâncias, incluindo a queratina, acaba removendo os nutrientes, especialmente porque a cutícula fica aberta. Com a massa diminuída, o cabelo tem a tendência a enfraquecer e a ficar mais afinado que o normal.

Outra razão pela qual o cabelo com alisamento pode ficar mais fino e enfraquecido é a falta de hidratação e reconstrução. Uma vez que a progressiva deixa os fios alinhados e brilhantes, é comum pensar que as mechas são saudáveis ​​e que não mais precisam de determinados tratamentos. No entanto, é isso o que esconde as reais necessidades do cabelo.

Como cuidar de cabelos com progressiva utilizando produtos com ceramidas, queratina e arginina

Para restaurar a massa e dar corpo ao cabelo alisado, três substâncias são primordiais: queratina, ceramidas e arginina. Elas poderão ser encontradas nos cremes capilares de tratamento que têm a função de reconstrução. Isso será o que vai realmente ajudar a “encher” os fios. A reconstrução poderá ter uma periodicidade de mais ou menos uma semana.

Agora, conheça os reais benefícios de cada uma das substâncias e o que podem trazer de efeito em suas madeixas.

Arginina

É um aminoácido com peso molecular baixo, portanto penetra facilmente nas camadas que estão abertas do cabelo. A arginina é capaz de acrescentar massa em fios finos, tornando-os mais fortes, volumosos e encorpados.

Queratina

É também um aminoácido que “enche” as mechas. A queratina forma naturalmente a composição do cabelo e, portanto, quando removida pelo alisamento progressivo, o cabelo fica fraco e fino.

Ceramidas

É um lipídio capaz de penetrar nos fios e reconstrói os cabelos danificados da parte interna para a externa. A ceramida alinha e revitaliza as fibras capilares. Também cria uma certa película de proteção para cabelos alisados.

Aprenda a fortalecer o cabelo fino na rotina diária

Além de arginina na reconstrução e tratamentos com queratina ao lavar os fios, outras questões são essenciais para ter como cuidar de cabelos com progressiva.

Uma vez que o shampoo, ou o condicionador e mesmo o finalizador podem ajudar devolver a estrutura certa das suas madeixas, o princípio básico é sempre adquirir produtos de qualidade. Aprenda a escolher bem todos eles e obter o que de melhor podem proporcionar:

Um bom shampoo – O conselho é escolher aqueles que têm queratina, micro queratina ou arginina. A sua textura também importa muito. Escolha aqueles que são translúcidos em vez do perolado ou cremoso. Em alguns casos, os que se mostram mais hidratantes e densos podem fazer com que o cabelo fique pesado ou oleoso.

Um bom condicionador – Deve possuir também substâncias que dão mais “corpo” aos cabelos. O conselho é aplicar uma pequena quantidade, de preferência somente nas pontas. Assim os fios não parecerão secos e sem volume.

Um bom finalizador – Opte por um creme de pentear ou leave-in que seja bem fluido e leve. Isso fará com que o cabelo não fique pesado e oleoso.

Dicas extras – Tente não lavar o cabelo com água muito quente. Isso faz com que o couro cabeludo fique oleoso, além de também secar os fios, podendo agravar a situação de mechas fracas. Assim, você terá como cuidar de cabelos com progressiva e tê-los com brilho e maciez.

 

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */