Cabelos

Como cuidar de cabelo oleoso no verão?

Quando o verão chega, muitas pessoas passam a se preocupar com a transpiração em excesso, mas para outras esse não é o único problema dos dias quentes de verão: o cabelo pode ser ainda mais incômodo. Isso porque a oleosidade exige uma série de medidas extras, o que leva muita gente a se perguntar, afinal, como cuidar de cabelo oleoso no verão?

A verdade é que, possuir óleo em seu couro cabeludo e no cabelo é algo natural em seu corpo, todo mundo produz sebo e isso é uma arma que o organismo tem para manter a região com a hidratação em dia.

Todavia, a quantidade de sebo produzido não é algo padronizado, algumas pessoas produzem mais, outras menos e outras na quantidade adequada. Por essa razão no verão, algumas pessoas sofrem com cabelos oleosos em dias mais quentes.

Mas então, como lidar com esse? É possível evitá-lo? Veja a seguir um pouco mais sobre esse assunto e aprenda a cuidar de seus cabelos nos meses mais quentes do ano.

Por que o cabelo fica mais oleoso no verão?

Nosso organismo controla a produção de cebo através das glândulas sebáceas, entretanto, nossas glândulas podem ser mais ativas em dias mais quentes.

Devido à transpiração em dias quentes, a produção de sebo pode ser ainda maior, fazendo com que o óleo escorra pelos folículos pilosos, cobrindo os fios de cabelo, diferente de dias comuns em que esse óleo se concentra mais próximo à raiz dos fios.

Lave se julgar necessário

Caso seja necessário e você julgue que isso é o mais correto no momento, lave seus fios todos os dias.



Tenha em mente que, dependendo o tipo de produto que for usar e se ele realmente for indicado para seu tipo de cabelo não fará mal lavar os fios todos os dias.

Cabelos que possuem a facilidade de acumular resíduos e sebo, como os cabelos oleosos, por exemplo, devem ser lavados com mais frequência, mesmo que requeira uma lavagem diária.

Em caso de cabelos secos, o mais indicado e que as lavagens sejam intercaladas, sendo dia sim e dia não, ou podendo prolongar um pouco mais caso perceba que o cabelo não está com aparência de sujo nem com mal odor.

O shampoo anti resíduo pode ser seu melhor amigo

Não importa a frequência com que tenha escolhido lavar seus cabelos, o ideal é sempre ter um shampoo anti resíduos para fazer uma limpeza mais profunda a cada 7 ou 10 dias.

Esse tipo de shampoo possui uma ação de limpeza mais profunda que os comuns, deixando o couro cabeludo mais limpo e retirando toda oleosidade e impurezas.

É importante porque quando você deixa resíduos acumulados em seus couro cabeludo, isso pode fazer com que seus fios fiquem mais fracos.

Use o condicionador de forma correta

Outra forma muito indicada de como cuidar de cabelo oleoso no verão e em qualquer outra época do ano é usar o condicionador da forma correta, respeitando sempre o que está indicado na embalagem.

Vale dizer que, pessoas oleosas podem sim usar o condicionador tranquilamente, pois não existe nenhuma restrição. O que não pode é aplicar o produto no couro cabeludo, concentrando a aplicação apenas no comprimento dos fios e nas pontas, evitando o contato com a raiz. Também é preciso enxaguar exaustivamente depois.

Lembre-se que deixar o produto no couro cabeludo vai contra quaisquer regras de como cuidar de cabelo oleoso no verão. Isso porque além de fazer com que a oleosidade dos fios aumente, ainda pode provocar o surgimento de caspas.

Evite dormir com os fios ainda molhados

Jamais durma com seus cabelos úmidos ou molhados, isso além de não trazer um resultado estético favorável no dia seguinte, ainda pode fazer com que haja proliferação de fungos em seu couro cabeludo.

Caso seja realmente necessário lavar os fios à noite, procure secar em seguida com secador. Evite também prender seus cabelos ainda molhados ou úmidos, pois isso também pode comprometer a saúde dos fios.

Como cuidar de cabelo oleoso no verão

Não importa em qual época do ano estamos, jamais devemos abandonar os cuidados com os fios, e para isso é indispensável fazer alguns tratamentos.

Quando a oleosidade se concentra apenas na raiz e não chega até as pontas, isso faz com que as pontoas dos fios se tornem um tanto ressecadas, necessitando de cuidados especiais.

A dica é usar shampoo para cabelo oleoso apenas no couro cabelo e outro para cabelo ressecado no comprimento e pontas.

Lave os fios com água fria

Procure aproveitar que o verão é a época mais quente do ano para lavar seus cabelos apenas com água fria.

Caso ainda assim prefira o banho com água morna, procure lavar normalmente os fios, mas finalize com o último enxágue em água gelada. Assim deixará o couro cabeludo mais calmo e evitará a produção excessiva de oleosidade.

Use shampoo a seco

Um grande aliado para te ajudar em como cuidar do cabelo oleoso no verão é o shampoo a seco, pois ele vai te ajudar a manter a oleosidade sob controle e ainda manter os fios com aparência de limpo em instantes.

Mas não abuse do shampoo a seco, procure usar somente entre uma lavagem e outra, só assim terá uma boa aparência e não terá os fios com aspecto pesado. Essa é só uma dica extra sobre como cuidar de cabelo oleoso no verão, não tome como regra.

Por via das dúvidas, porém, tenha um pequeno frasco de shampoo a seco sempre em sua bolsa, assim poderá aplicar quando julgar necessário. Alguns desses produtos possuem até ação mate, podendo ser úteis também após penteados ou escovas.

Atenção na alimentação

Você sabia que o tipo de alimento que você ingere também pode influenciar diretamente na oleosidade de seus cabelos?

Quando você consome muito carboidrato e alimentos ricos em gorduras e derivados do leite, isso pode fazer com que seu couro cabeludo produza mais sebo.

Por isso uma alimentação balanceada é indicada por profissionais, não apenas para controlar peso mas também a saúde dos fios de cabelo e corpo como um todo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */