Beleza Cabelos

Curl Formes: aprenda a definir os cachos com esses acessórios

Você é cacheada ou crespa, mas ainda não achou a técnica de texturização perfeita para definir e dar volume aos seus cachos? Depois do famoso bigudinho e dos clássicos bobes, o novo acessório da vez usado por várias vaidosas para deixar os seus cachinhos com um super definition power é o curl formes. A proposta é a mesma: para quem está em transição capilar, o apetrecho ajudará a enrolar a parte dos fios que ainda está lisa, enquanto a parte cacheada não cresce.

Veja também:

Já os cabelos cacheados ou crespos ficarão bem encorpados, definidos e com um volumão impecável, semelhante ao aspecto deixando pelos fios encaracolados com um babyliss. Os curl formers tratam-se de tubos espirais feitos de plástico maleável, que visa deixar os cabelos enrolados neles e presos com ganchos especiais, que vêm na mesma embalagem.

Eles podem ser encontrados a partir de diferentes tamanhos e comprimentos, que podem deixar as ondas ou cachos mais ou menos marcados. O efeito aparece após 25 minutos, quando os fios secam naturalmente, e em 8 minutos, quando eles passam pelo processo de secagem com a ajuda de um secador. Muito legal, né?!

E tem mais! Além de serem bastante úteis para fazer penteados temporários, os curl formes também podem ser usados em tratamentos de ondulação definitiva, como é o caso da permanente capilar, ou outros procedimentos químicos feitos com tioglicolato de amônia, que duram até seis meses.

Quer saber como usar curl formes para ter cachos dignos de um comercial de TV? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo com dicas!

O que são curl formes?

Os curl formes ou curl formers são acessórios modeladores de cachos, também conhecidos como rolinhos mágicos, em forma de tubos, que são feitos de plástico maleável e colorido. Eles servem para definir cabelos cacheados ou crespos ou, ainda, formar ondas ou cachinhos em fios lisos ou ondulados.

Para prender esses apetrechos às madeixas, são usados alguns ganchos especiais, que geralmente vêm junto com os próprios acessórios na embalagem. Os curl formes podem ser encontrados a partir de diferentes tamanhos e comprimentos, capazes de deixar as ondas ou cachos mais ou menos marcados. O efeito aparece após 25 minutos, quando os fios secam naturalmente, e em 8 minutos, quando eles passam pelo processo de secagem com a ajuda de um secador.

Como eu falei anteriormente, além de poderem ser utilizados para fazer penteados temporários, esses acessórios também podem ser usados em tratamentos de ondulação definitiva, como é o caso da permanente capilar, ou outros procedimentos químicos feitos com tioglicolato de amônia.

Há também quem prefira optar por colocar os curl formes em toda a extensão dos fios ou somente nas pontinhas. De qualquer maneira, o resultado fica lindo e charmoso!

Quem pode apostar nos acessórios?

Além de funcionais e super práticos, os curl formes também são super democráticos e versáteis, podendo ser usado para as mais diferentes finalidades e, ainda, em todos os tipos de cabelo. Isso significa que mulheres com as madeixas das mais lisas às mais crespas podem apostar nesses acessórios para conquistar ondas ou cachos muito mais bonitos.

Para isso, basta ficar atenta à algumas dicas: quem tem cabelos muito finos ou ralos devem preferir sempre tubinhos mais estreitos e, ainda, sempre aplicar um spray fixador nos fios para fixar melhor as ondas ou cachos. Já no caso das vaidosas com cabelos cacheados ou crespos, o ideal é abusar nos curl formes mais largos, para deixar uma super definição e, é claro, aquele volumão nas alturas que muitas mulheres adoram!

Veja também:Como engrossar cabelos finos e ralos? Aprenda 7 dicas

Ah! E para quem está em transição capilar, o acessório também pode ser um grande aliado! Isso porque ele criará o mesmo efeito do bigudinho, cacheando a parte dos fios que ainda está lisa por conta dos alisamentos químicos ou secador e chapinha usados com frequência anteriormente.

Como usar curl formes?

Agora que você já sabe tudo sobre esses acessórios, chegou a hora de saber como usar curl formes com sucesso para ter cachos ou ondas super definidas e bonitas. O segredo para aderir a esse tipo de texturização é lavar o cabelo e, com os fios ainda úmidos, quase secos, aplique um creme para pentear ou leave-in.

Em seguida, coloque os acessórios em cada mecha. Aguarde pelo menos duas horas até o cabelo secar naturalmente ou, como os curl formes têm furinhos, você também pode usar um secador para acelerar o processo. Já para quem está em transição capilar, a dica para enrolar a parte lisa do cabelo é usar uma gelatina ou um produtinho mais denso para disfarçar as duas texturas e ter um ótimo day after.

Uma ideia para quem ama um cabelo com mais balanço é passar os dedos e desmanchar um pouco as ondas ou cachos com os dedos ou com um pente garfo, deixando com uma aparência mais bagunçada.

E se você é daquelas vaidosas que ama a definição com curl formes, mas não tem muito tempo ou paciência para esperar os cachos se formarem usando os acessórios, não se preocupe! Basta dormir com eles na cabeça e retirá-los somente no dia seguinte.

Só cuide para não ir para a cama com os fios encharcados, ok? O correto é aplicar os produtos desejados, esperar os fios ficarem quase secos, enrolá-los aos curl formers e, só então, se deitar. Sua saúde capilar agradece!

E aí? Gostou de saber como usar os curl formes na definição das suas ondas ou cachos? Conhece alguma amiga que também adoraria aprender essa técnica? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que ela também o veja!

Até a próxima…

Sobre o autor

Raiane