Opções de capas não faltam. Mas ninguém está livre de esbarrar por aí com outra igualzinha à nossa. Isso se a pessoa não sabe customizar caderno. Quer aprender? Vem comigo!
O post de hoje é para você que gosta de dar seu toque pessoal ao material escolar. Ou que prefere trocar de imagem de tempos em tempos para não enjoar do caderno. São ideias que servem também para personalizar fichários, agendas e muito mais.
Veja maneiras criativas de deixar seu companheiro de sala de aula impecável e exclusivo:
- Cole figuras das revistas de sua preferência. Quanto mais coloridas, divertidas ou fofas, melhor!
- Faça montagens com fotos marcantes das férias em família ou momentos inesquecíveis com os best friends forever. Você ganha um caderno customizado lindo, único, e ainda faz uma homenagem aos queridos da sua vida.
- Tecidos colados também ficam incríveis em capas de cadernos, assim como papel contact colorido, glitter, fitinhas, flores e o que mais sua criatividade mandar.
Customizar caderno: Passo a passo simples
Geralmente, o material necessário para aplicar uma foto é:
- 1 Caderno de arame (o foco é a qualidade das folhas, pois a capa…bem, você sabe o que vai acontecer…rsrsrs)
- 1 Imagem de boa qualidade, impressa em papel fotográfico A4
- 30 cm de papel contact transparente
- Alicate (opcional)
- Cola comum
- Furador de papel
- Lápis
- Régua
- Tesoura
Faça assim…
- Passo 1 – Use o alicate ou a mão para dobrar e desdobrar aquelas pontas tortinhas da espiral até conseguir quebrá-las.
- Passo 2 – Já sem o apoio das pontas, retire a espiral cuidadosamente; segure o caderno com firmeza para não desalinhar as folhas.
- Passo 3 – Retire a capa para personalizar e deixe o restante do caderno reservado, em local à prova de gente curiosa, de preferência.
- Passo 4 – Coloque a capa no papel fotográfico e risque rente com o lápis. Cuidado para não traçar mais do que deve e acabar cortando um pedaço da imagem, ok?
- Passo 5 – Com a foto do tamanho exato da capa, cole as duas. Pode cobrir os furinhos, sem problemas, vai dar tudo certo…
- Passo 6 – Em seguida, ponha a capa em cima do lado contrário do papel contact; marque na parte quadriculada cerca de 1 cm nas bordas; e corte o contact.
- Passo 7 – Devagar, vá descolando a parte adesiva e aplique-a no canto superior da capa para firmar. E puxe o restante aos poucos. A régua ajuda a evitar bolhas de ar.
- Passo 8 – Perceba as sobras de contact em toda a borda do caderno; dobre-as na direção das costas da capa. Não se preocupe com o plástico cobrindo os furos.
- Passo 9 – É hora de usar o furador. Lembre-se de retirar a proteção por baixo (se o seu tiver, é claro) que armazena as bolinas de papel, para acompanhar bem o que está fazendo. Faça os furos na capa com apenas um lado do furador, um a um, sem pressa, até completar o caderno.
- Passo 10 – Posicione a capa de volta no caderno, coloque a espiral e dobre as pontinhas outra vez.
Customizar caderno garante um modelo especial e descontraído. Sem contar que você pode fazer isso gastando pouco. Dependendo do material que tem em casa, gastando NADA!
Para quem não tem experiência e quer treinar antes, pode aproveitar um caderno baratinho que está sobrando ou até utilizar um antigo – só para fazer um teste.
Muita gente ainda fica insegura ao aplicar papel contact, tecidos e outros materiais. E também não sabe bem como centralizar imagens, montar a arte, digamos assim.
Mas não tem nada de complicado em customizar caderno. Com o tempo e a prática, você ficará expert no assunto, e poderá até dar umas aulinhas às amigas.
Aproveite o passo a passo básico de hoje e dê asas à sua imaginação.
Sucesso com o caderno cheio de estilo, e até a próxima!