Decoração

Decoração Boho Chic é surpreendente, criativa e elegante; confira dicas

O termo boho surgiu da expressão de língua inglesa bohemian chic, que faz referência ao estilo boêmio contemporâneo. Isso vale para a moda e para a decoração. Conheça hoje mais detalhes sobre a decoração boho chic. Quem sabe esta pode ser a inspiração que você procura para renovar seu espaço…

Se você busca uma mistura das referências hippie, étnicas, orientais e punk com um toque de romantismo, pegada country e vintage, seja bem-vinda (o)!

Vale unir peças como almofadas de pedraria, vaso de barro antigo, tecido indiano, mantas e tapetes com figuras de animais ou em patchwork, cortina decorada com flores, fronhas com visual Batik… E soltar a criatividade!

As estampas étnicas geralmente são fáceis de mesclar, produzindo um clima exótico que traz de volta um pouco da atmosfera hippie e os anos de 1970.

É hora de tirar do armário aqueles artesanatos comprados em viagens, itens exóticos e aquisições de brechó que você nunca imaginou que pudesse utilizar juntos. O sinal verde da mistura vale para lã, palha, veludo, vime, etc. Estas são outras vantagens do estilo boho chic.



A decoração ainda permite que sua história seja contada por meio de cada um deles. Ok, mas unir vários estilos não é garantia de sucesso quando o assunto é décor, certo? Você pode estar se perguntando como fazer para manter a harmonia em um ambiente tão rico em elementos…



A cereja do bolo da proposta de decoração boho chic é montar uma cartela de cores antes de sair comprando o que quer que seja ou de reutilizar móveis e objetos.

A decoração boho chic não é uma mera salada de propostas; é uma fusão de variedade de cores, criatividade, descontração, alegria e charme. Tudo isso utilizando elementos inusitados, fora dos padrões convencionais.

Quer alguns exemplos? Sofás confortáveis e amplos sem formas rígidas, mas arredondadas; padronagens coloridas nas colchas, almofadas e pufes; velas, cômodas; baús e muito mais.

A pegada boho na decoração dá toda a liberdade para reaproveitar mobiliário antigo. Pode ser uma estante, rack, aparador, mesa, cadeira ou o que você puder aproveitar para dar uma aparência rústica ao cômodo.

O importante para decorar com o jeito boho é ter harmonia entre o despojamento e elementos mais sóbrios. Assim, você acerta em cheio nesta tendência que veio para ficar.

Ideias para decoração boho chic

Antes de iniciar sua decoração boho chic, vale a pena dar uma passadinha em brechós em busca de acessórios. Peças de segunda mão ou itens modernos também servem. Eles ajudam a dar aquele toque inesperado, com jeito de exclusividade, sabe?

A dica para acertar em cheio neste sentido é focar em objetos que, sozinhos, não se encaixariam no seu projeto, mas quando dispostos no contexto, dão um resultado surpreendente. A disposição dos elementos no conjunto torna o ambiente muito criativo.

Um dos pontos principais do estilo boho chic de decorar é a cor, ou melhor, as cores certas. As tonalidades mais usadas são caqui, verde-oliva, preto, marrom e bege.

Pode apostar na combinação delas (não todas) com outras mais vibrantes e brilhantes, sem medo de ser feliz. Roxo, violeta, prata, ouro, amarelo e mostarda são as opções mais indicadas.

Bastam três ou quarto cores diferentes unidas com simplicidade para conseguir um efeito atraente e divertido sem passar do ponto.

A mistura de estampas é um capítulo à parte e com destaque na decoração boho. São motivos florais, adamascados, indianos, étnicos, românticos, além de arabescos, patchwork e cashmeres.

As padronagens e as cores podem surgir nos adereços, móveis, tinta e papel de parede, revestimentos e até esquadrias.

Mesclar as estampas faz parte da essência do estilo boho, representada pelo que se chama de moda “mix & match” – “misturar e combinar”, traduzindo para o português.

Então, gostou da decoração boho chic? Espero que sim e que possa ter várias ideias para transformar sua casa de maneira irreverente, aconchegante e bonita.

Até a próxima!

Sobre o autor

Fatima