Decoração

Decoração com ânfora: dicas criativas e originais

Decoração com ânfora

As inspirações para a decoração podem vir de vários elementos. Muitas vezes elas estão ligadas a arte, a cultura de um povo, a sua história. Estamos nos referindo a contribuição da cultura grega milenar que se transportou para o mundo da moda da contemporânea, a decoração com ânfora.

Desse modo, é possível buscar muitas ideias do passado para trazer para a atualidade, novas e diferentes reinvenções e inspirações. O moderno e o clássico são estilos que não se excluem, ao contrário, se complementam e a paixão pela cultura greco-romana ultrapassou os tempos e se reinventaram, ampliando assim, as possibilidades de decoração.  Quer saber mais? Continue com a gente.

Decoração com ânfora

Um exemplo que serve de inspiração para a decoração nos dias atuais, mas que a origem remete à Grécia Antiga é a decoração com ânfora que evidencia sofisticação e utilidade de modo prático no dia a dia e,  que serviu como base para a criação de itens contemporâneos. Estamos nos referindo aos belíssimos e desejados vasos, conhecidos com ânforas.

As ânforas são parecidas com os vasos ornamentais e podem ser usadas de diferentes modos, com diversos materiais em sua composição. A decoração com ânfora deixa o espaço elegante e versátil. Seu material, a cor, os desenhos, o formato, dimensões, são detalhes que  influenciam no efeito final.



Conheça mais sobre este objeto de decoração neste artigo e saiba como usá-lo para decorar.



História da ânfora – origem

A Grécia antiga se destacou dentre os povos antigos pela sua cultura e culto as artes. As esculturas, pinturas, impressionaram pela beleza, harmonia e perfeição. Os artistas gregos, mestre nos detalhes, buscaram representar o cotidiano daquele povo, em suas obras de artes e em sua arquitetura, inegável legado cultural, utilizados até hoje, de diversas maneiras, principalmente, na decoração. Por isso, apresentamos agora, os belíssimos vasos de decoração conhecidos por ânforas.

A palavra ânfora, também expressa pelo latim amphora, que em sua tradução literal significa ‘carregador duplo’, era usada por gregos e romanos para armazenar mel, vinhos, azeite, água e outros líquidos utilizados em seu cotidiano ou nas viagens para lugares mais distantes. Eram vasos que serviam de transporte também de mercadorias com a finalidade da troca e para a comercialização do produto que levava.

Originalmente esses vasos foram criados com formato, de modo geral, ovóide com duas alças simétricas  nas laterais e com equilíbrio em sua forma. O material era em geral,  de terracota (material constituído por argila cozida no forno) ou barro.As pinturas normalmente representavam costumes e cenas mitológicas da Grécia, com harmonia e beleza entre o desenho, as cores e o motivo tão característicos daquela cultura. A sua funcionalidade se perdeu com o tempo, entretanto, a sua beleza e versatilidade se mantiveram e hoje são  aproveitadas como objetos decorativos de grande procura.

Características atuais da ânfora

Se antigamente eram utilizadas somente para guardar alimentos, hoje, são peças exclusivas de design clássico e belíssimas para embelezar o ambiente e trazer um ar sofisticado e retrô para a decoração. Podem ser feitas de diferentes materiais, entretanto, os mais usados são as de cerâmica e de porcelana, mas há também as de vidro. Aquelas de materiais mais nobres geralmente apresentam detalhes mais clássicos tornando o ambiente mais elegante.

As peças são pintadas com desenhos que transformam os vasos de ânforas em peças decorativas e transformam o ambiente sem precisar incluir outros elementos para a decoração. Chamamos a atenção para sua forma sofisticada  e de destaque na decoração  do ambiente . Para tanto, é necessário colocar esse vaso em sintonia com os outros itens que compõem a decoração, ele não deve perder sua característica de clássico e nobre.

Para aqueles que optam por um estilo mais moderno, o importante é ficar atento ao conjunto da decoração. Não é difícil estabelecer um encontro equilibrado entre essas peças vintage e as mais modernas. Bom senso poderá ser a palavra de ordem e, assim, o novo não ofuscará o antigo e vice-versa. Seu ambiente comportará o belo e harmonioso, o antigo e o moderno.

Observe ainda, o local mais adequado para dar destaque a ânfora. Ela fica bem em qualquer ambiente, mas, se não quiser correr riscos coloque-a na sala de estar, sozinha, ou lembrando mais uma vez, com peças decorativas que estão de acordo com seu estilo. Uma das vantagens da ânfora é que você poderá trocá-la de lugar e recriar um novo ambiente para recebê-la, use sua imaginação e bom gosto.

Como usar as ânforas em casa

Não tenha medo! A sofisticação e a beleza  estarão  juntas nessa decoração quando você utilizar as peças de ânforas que já fizeram história de povos cultos e  hoje farão história  em sua casa como um objeto complementar da decoração.

Veja algumas sugestões de decoração com ânfora:

  • Na entrada de sua casa – para isso invista em peças maiores, em geral , confeccionadas em  pátina, de preferência branca ou com motivos da cultura grega;
  • Na pia do lavabo – seja ousado e criativo. Coloque uma ânfora sobre a pia, mas observe a decoração do ambiente, evite exageros.
  • Na mesa de jantar –aproveite sua versatilidade e deixe a peça decorativa usando flores,inspire-se e torne sua ânfora mais imponente.Essa peça fará história  em sua casa.

Além de decorar sua casa, as ânforas também são muito usadas em eventos, principalmente, em casamentos, onde farão toda a diferença. São diversos os modelos e cabem de acordo com cada estilo do evento, desde os mais despojados até os mais clássicos e arrojados.

É possível com elas, delimitar uma passagem ou a circulação de um ambiente para o outro. Ficam bem no hall dando-lhe imponência ao chegar, no altar, com certeza fazem a diferença, nos lounges elas ficam perfeitas quando utilizadas em aparadores de preferência atrás dos sofás e poltronas. Use-as na decoração de cômodas, e mesas de doces. Sempre usar em pares garantindo assim acabamento perfeito.

Desse modo, renovar a decoração de ambientes internos ou externos com peças decorativas que remontam a cultura grega, é uma das maneiras de trazer bom gosto , sofisticação e riqueza cultural para o ambiente de sua casa ou  de um evento específico.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.