Decoração

Decoração com aparador: confira aqui ideias inspiradoras

Atrás do sofá, ao lado da mesa ou dividindo espaços, a decoração com aparador dá um charme extra e é muito útil. Veja hoje como aproveitar melhor o móvel.

Um belo aparador no hall de entrada causa uma boa impressão e ajuda a compor o ambiente, seja qual for seu estilo, do mais clássico ao contemporâneo.

Quando a decoração com aparador tem um espelho, é possível aumentar a sensação de amplitude do local. Uma opção perfeita para áreas menores.

Sem contar com a alternativa de fazer uma elegante decoração com aparador em forma de bar.

Já deu para notar que a função de móvel assistente na sala de jantar é apenas uma das inúmeras que a peça é capaz de assumir. E a criatividade proporciona ao item finalidades às quais, originalmente, ninguém pensaria.

Os acabamentos são um capítulo à parte. Da madeira de demolição à laca extra brilho colorida, o design do aparador pode decorar com elegância e modernidade, atendendo às necessidades e gostos variados.

Como aproveitar melhor uma decoração com aparador

como-decorar-atras-do-sofa_05_1208x1024_0_0_1_1

Quando sobra espaço atrás do sofá e a gente não sabe o que fazer para disfarçar um pouco as costas do móvel – por mais bonito que ele seja -, o aparador costuma ser uma excelente saída para proporcionar uma visão mais agradável sem comprometer a circulação pelo local.

Mas não é só isso! Muito além de um complemento e apoio para objetos de uso constante e decorativos, o móvel atrás do sofá pode ser um destaque. Basta visualizar uma sala com predominância da cor branca com um chique aparador vermelho ali compondo o look.

E que tal um sofisticado aparador de inox e vidro cobrindo as costas do sofá cinza requintado e completando a decoração sem “pesar”? Fica um luxo!

Aquele cantinho sem graça, quando revestido de madeira, além de decorado com aparador de madeira e pés de ferro, pufes de tecido, luminária de pé, vaso grande e quadros fica agradável, acolhedor, além de reforçar o estilo da casa ou apartamento.

Dependendo da proposta do décor, até um banco de madeira, daqueles tradicionais com pedaços dispostos lado a lado, pode muito bem fazer o papel de um aparador rústico – e inusitado.

A regra é quebrar regras! Um aparador de madeira na sala pode ser usado como escrivaninha, e fica aconchegante próximo a uma parede também de madeira com alguns quadros.

Não há dúvidas da versatilidade dos aparadores. É claro que alguns detalhes devem ser levados em conta. Por exemplo, ideias de aparadores vazados, com banquetas ou pufes de apoio e fundos lindamente trabalhados. Veja mais:
• Na hora de criar a decoração com aparador, visualize o que tem a ver com o seu estilo e o da sua casa. Enfeites dão um up! Então, capriche na escolha de esculturas, livros, luminárias, vasos ou bandejas para usar nos móveis.
• Tenha em mente que é preciso manter a harmonia entre a parede de fundo e o material de acabamento do aparador.
• Saiba que a altura padrão de um aparador é 75cm.

E tem muito mais…

como-decorar-atras-do-sofa_06_1208x1024_0_0_1_1

Enfeites de prata e vidro proporcionam um quê nobre e delicado ao ambiente todo branco, com papel de parede texturizado, móvel espelhado e bufê de laca branca.

Outro estilo gracioso é obtido com o mix parede de tijolinho com pintura branca, aparador branco, pufe estampado e objetos decorativos cheios de cor para alegrar o espaço.

Para dividir ambientes, a dica é tomar cuidado com os itens de decoração com aparador, uma vez que eles farão parte de dois espaços ao mesmo tempo. Portanto, nada de ficar preso a um deles apenas.

E atenção se o móvel ficar na passagem! O ideal é optar por objetos que não caiam facilmente e possam quebrar.

No mais, basta uma boa dose estilo, irreverência ou o que mais você puder acrescentar para o ambiente ter um jeitinho exclusivo.
Até as próximas dicas!

Veja também:

Sobre o autor

Fatima