Decoração

Decoração com cacto: 7 inspirações para apostar na ideia

Decoração com cacto

Se você jamais pensou na hipótese de fazer qualquer decoração com cacto, muito provavelmente clicou neste post por curiosidade e intriga, estranhamento. “Cacto não é aquela planta do deserto, ou de regiões muito quentes e secas, não é uma vegetação rústica e principalmente perigosa, já que uma de suas características são os afiados espinhos?” Em qual circunstância poderia ser utilizado? Vale a pena? Esteticamente falando, o resultado é satisfatório ou é só mais uma invencionice?

Vamos esclarecer todos esses pontos a respeito de decoração com cacto neste post e ainda mostrar algumas ideias para se inspirar a fazer uma decoração com cacto.

É perigoso?

Claro que trabalhar com cactos exigirá cuidado maior em relação a outras plantas, mas saiba que há cactos naturais e artificiais. Esta última categoria ameniza consideravelmente a ameaça das extremidades pontiagudas, que existem no lugar das plantas para ajudar a espécie a reter líquido, fundamentais nas regiões áridas em que se desenvolvem.

Outro ponto importante e que também se relaciona a estética é o tamanho dos cactos. Tire da cabeça os modelos Texanos tão retratados em Hollywood ou nos desenhos animados, pois este não o único tipo de cacto que existe, o único formato em que se desenvolve. Há diversos tipos e tamanhos, o gigantesco mais popularizado, como os pequenininhos que cabem em pequenos vasos, muitos semelhando-se a flores desabrochando, a lustres ou globos terrestres, a uma fruta exótica, alguns tem flores na superfície.

A reunião desses formatos e estilos confere muita personalidade ao ambiente e compõem visual interessante se bem trabalhados.

Mas a manutenção é complicada?

Esse é um dos grandes trunfos da decoração com cacto em termos de praticidade, de investimento. Não exige cuidados constantes como ocorre com samambaias, por exemplo. Precisa ser regado apenas uma vez por mês se estiver em local fechado e a cada quinze dias, se em ambiente externo. Isso se deve naturalmente as suas características que possibilitam que consiga sobreviver em terrenos adversos a maioria do plantio. A espessura de seu corpo é grossa, o que colabora para que armazene por mais tempo água.

Portanto, mesmo que a área que destina a concentração de plantas seja muita exposta aos raios solares, não há problema. Cacto pode ficar debaixo de sol intenso por horas.

O cuidado que deve se ter na hora de regar essa planta resistente é não encharcar o vaso, pois o acúmulo de água é nocivo, pode até matá-la.

Agora que você conhece mais os benefício da decoração com cacto, vamos seguir com a exposição de ideias em que você pode utilizar a planta de maneira exitosa.

Ideias de decoração

Como decoração de mesa

Pegar as versões pequenas de cactos, as que são inseridas em vaso de barro ou cimento, e colocar no centro de mesas como artigos de decoração imprimi um toque de delicadeza ao ambiente, pois apesar de pequenas, são tão ricas em detalhes que parecem obras de artesãos muito talentosos, detalhistas e que gastaram horas e horas na produção das preciosidades. De certo modo, a ideia de artesão talentoso não é absurda se consideramos que tal artista é a mãe natureza.

Como decoração da sala de estar

Se a intenção é experimentar uma decoração com cacto na sala de estar, para criar um efeito interessante é necessário que cores neutras predominem no cômodo ou que seja baseadas nas cores dos cactos. Use cactos grandes, pois têm mais presença e aplicam personalidade única no ambiente.

View this post on Instagram

Bom dia. Bom domingo ???

A post shared by naath ? (@suculentasdanaath) on

Como decoração do home Office

A área que destina para suas atividades de home Office parece monótona, opaca, clean demais? Sabe o que pode injetar vida nesse espaço? Decoração com cacto. Colocar ao menos um vasinho dessa planta sobre um móvel atrai o olhar para o que há de mais vívido no recinto, em termos de cores, claro.

Como decoração de móveis abandonados

E se você tiver uma cômoda, por exemplo, só ocupando espaço, acumulando poeira, já descascada, envelhecida, é possível injetar astral completamente diferente na peça ao incrementá-la com cactos de diversos estilos e tamanhos.

Como decoração de entrada

Decoração com cacto na entrada da casa pode ser uma boa ideia se achar que está faltando algo atrativo, algo que acrescente energia no visual. E como mencionado acima sobre suas características, os cactos se adaptam muito bem a essa área por serem resistentes. Podem ser plantados tanto no jardim ou em vasos.

A opção com vasos, aliás, permite ordenação das plantas em mix variado e inusitado, aumentando o leque de possibilidades.

Como decoração em pratos

Se vive em condomínio, em espaço apertado onde não há quintais e sente falta de ter um jardim, é possível atenuar esse problema com decoração com cacto em pratos fundos. Ao preencher um modelo com cactos pequenos e de diferentes formatos, você pode montar pequenos jardins e espalhá-los nos móveis que julgar mais convenientes.

Outra possibilidade é utilizar vasos maiores para formar microjardins com as suculentas.

Como decoração em vasos de vidro

Uma forma de mudar o aspecto do ambiente que deseja reformular com decoração com cacto é plantar a espécie em pequenos vasos de vidro, colocá-los sobre uma mobília chave no espaço, como criado-mudo, mesa do escritório etc. O efeito que proporciona é de um toque de arrojo e modernidade no espaço.

View this post on Instagram

Assim como na vida, na natureza tudo que é cultivado com carinho e paciência rende bons frutos. Após 25 anos a Echinocactus grusonii (almofada de sogra) floresceu. Uma beleza rara a passageira. Mudas a partir de R$ 15,00. Consulte o preço diferenciado para atacado. Diga que viu no Instagram e ganhe desconto. O preço pode variar de acordo com o tamanho da planta. Assim como todas as plantas, a florada do cato é passageira. #decoraçãoInterna #decoraçãoCactos #decoraçãoMinimalista #demoraçãoRústica #decoraçãoComCactos #luaCheiaCactos #plantaOrnamental #plantasOrnamentais #cactosLover #SãoFranciscoDoSul #Cacti #Cactos #DesertPlant #deserto #plantas #plantaJardim #plantasDeJardim #plantaDecoração #plantaParaDecoração #plantaDecoraçãoInterna #dicaDecoração #dicasDecoração #decoraçãointerna #decoraçãoSala #decoraçãoEscritório #decoraçãoJardim

A post shared by Lua Cheia Cactos (@luacheiacactos) on

Para plantar no vaso de vidro, siga essas recomendações para garantir crescimento saudável do cacto: No fundo do recipiente, adicione uma camada de cascalho, depois uma camada de terra e finalize com cobertura de pedrinhas.

Considerações finais

Decoração com cacto confere personalidade, arrojo e modernidade ao ambiente, também incute elementos boho no visual. Existem cactos de diversos tamanhos e formatos, naturais e artificiais. Por serem muito resistentes, podem ficar longas horas sob sol incessante e ser regados apenas uma vez a cada quinze dias, se estiverem em ambientes externos, ou trinta, se viverem em ambientes fechados.

Listamos algumas ideias de aplicação de decoração com cacto para inspirar as leitoras a experimentar o estilo. As ideias:

  • Decoração em mesa;
  • Decoração na sala de estar;
  • Decoração no home Office;
  • Decoração em móveis abandonados;
  • Decoração na entrada;
  • Decoração em pratos;
  • Decoração em vasos de vidro.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de decoração.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */