Uma parede em branco é como uma tela pronta para receber várias técnicas e elementos que transformam o visual. A decoração com colagens é uma forma rápida de dar vida nova aos cômodos gastando quase nada. Quer saber o segredo? Dá uma olhada no passo a passo:
1. Definida a parede que receberá seu toque artístico, meça a altura e a largura dela. Assim, você descobrirá exatamente o tamanho do seu projeto, especialmente se for colocar cartolina como base.
Ficar apenas no “olhômetro” nem sempre dá certo, e o acabamento pode ser comprometido.
- Leia também – Adesivo de parede: decoração prática e econômica
Se você pretende usar cartolina, saiba que uma folha dela possui cerca de 50cm x 60 cm. Recado dado, vamos continuar…
2. Escolha as imagens com as quais deseja montar seu painel de colagens. Sejam gravuras da internet ou fotos dos seus momentos especiais, a dica é salvar tudo em um pen drive e imprimir em uma gráfica ou coisa parecida. Caso você tenha impressora na residência, melhor ainda.
3. O tamanho das imagens fica por sua conta, mas é interessante ter variação para que a decoração fique mais equilibrada. Por exemplo: no tamanho de 2 gravuras por folha de papel A4 e uma A4 completa.
Dessa maneira, e partindo do princípio de que você está utilizando cartolina, pode fazer da seguinte forma: em 1 cartolina, é possível ter 3 espaços de uma folha A4 – não importa se é com fotos grandes ou com diversas pequenas.
4. Antes de começar a decoração com colagens, junte as cartolinas ou o que você escolheu para servir de apoio na parede. Um pouco de cola nas bordas é o suficiente. Lembre-se de deixar uma margem (uns 2 cm) para seu trabalho não ficar torto.
5. Recorte as gravuras ou fotos e monte seu “quebra-cabeça” de imagens em cima da base escolhida. Atenção: não cole nada antes de ter certeza do local ideal para cada uma, ok?
6. Aplique cola nas bordas das imagens – não precisa passar no meio delas. Cole tudo com cuidado, sem pressa, observando o posicionamento delas para ver se está tudo conforme planejado.
7. Depois de fixar todas as figuras, é hora de colar pedaços de fita dupla face somente nas beiradas do painel. Evite pedaços grandes porque eles costumam dificultar a colagem do painel da parede.
8. Para finalizar, espalhe jornal pelo chão, coloque seu painel de colagens em cima e dê jatos de spray verniz (fosco ou brilhoso). Capriche nesta etapa, ao ponto de deixar o trabalho meio molhado. Não se preocupe, o produto secará e seu mural ficará lindo!
O spray custa em torno de R$10,00, mas, se você preferir, cola branca funciona também, embora demore um pouco mais para conseguir o efeito.
9. Após a secagem completa, sua decoração com colagens está pronta para ser colocada na parede. Peça ajuda nesta fase, para deixar tudo alinhado e bonito, como você sonhou. E sem gastar muito!
E olha que legal: a ideia acima serve inclusive para você criar um efeito único de papel de parede! Basta ampliar o projeto no tamanho que precisar, cobrindo até uma parede inteira. Já pensou?
Foto é o que não falta, não é mesmo? Aposto que tem cada uma mais linda que a outra nas suas redes sociais e outras mídias que você compartilha com os amigos.
Então, está mais do que em tempo de retirar esse material incrível do computador ou celular e cobrir paredes “sem graça”. Seu quarto, escritório ou sala ganhará vida nova!
Decoração com colagens é uma forma de dar ainda mais personalidade aos ambientes. Afinal, décor tem tudo a ver com o estilo de quem habita os espaços. De quebra, você ainda deixa à mostra recordações, histórias.
Espero que tenha gostado do passo a passo de hoje. Tenho certeza que sua imaginação vai correr solta, e surgirão diversos outros jeitos criativos de fazer uma surpreendente decoração com colagens.
Até breve!