Decoração

Decoração com colagens: 9 passos para montar um lindo painel de fotos

Decoração com colagens

Uma parede em branco é como uma tela pronta para receber várias técnicas e elementos que transformam o visual. A decoração com colagens é uma forma rápida de dar vida nova aos cômodos gastando quase nada. Quer saber o segredo? Dá uma olhada no passo a passo:

1. Definida a parede que receberá seu toque artístico, meça a altura e a largura dela. Assim, você descobrirá exatamente o tamanho do seu projeto, especialmente se for colocar cartolina como base.

Ficar apenas no “olhômetro” nem sempre dá certo, e o acabamento pode ser comprometido.

Se você pretende usar cartolina, saiba que uma folha dela possui cerca de 50cm x 60 cm. Recado dado, vamos continuar…

Decoração com colagens na parede

2. Escolha as imagens com as quais deseja montar seu painel de colagens. Sejam gravuras da internet ou fotos dos seus momentos especiais, a dica é salvar tudo em um pen drive e imprimir em uma gráfica ou coisa parecida. Caso você tenha impressora na residência, melhor ainda.

3. O tamanho das imagens fica por sua conta, mas é interessante ter variação para que a decoração fique mais equilibrada. Por exemplo: no tamanho de 2 gravuras por folha de papel A4 e uma A4 completa.



Dessa maneira, e partindo do princípio de que você está utilizando cartolina, pode fazer da seguinte forma: em 1 cartolina, é possível ter 3 espaços de uma folha A4 – não importa se é com fotos grandes ou com diversas pequenas.

4. Antes de começar a decoração com colagens, junte as cartolinas ou o que você escolheu para servir de apoio na parede. Um pouco de cola nas bordas é o suficiente. Lembre-se de deixar uma margem (uns 2 cm) para seu trabalho não ficar torto.

5. Recorte as gravuras ou fotos e monte seu “quebra-cabeça” de imagens em cima da base escolhida. Atenção: não cole nada antes de ter certeza do local ideal para cada uma, ok?

Decoração com colagens mural

6. Aplique cola nas bordas das imagens – não precisa passar no meio delas. Cole tudo com cuidado, sem pressa, observando o posicionamento delas para ver se está tudo conforme planejado.

7. Depois de fixar todas as figuras, é hora de colar pedaços de fita dupla face somente nas beiradas do painel. Evite pedaços grandes porque eles costumam dificultar a colagem do painel da parede.

8. Para finalizar, espalhe jornal pelo chão, coloque seu painel de colagens em cima e dê jatos de spray verniz (fosco ou brilhoso). Capriche nesta etapa, ao ponto de deixar o trabalho meio molhado. Não se preocupe, o produto secará e seu mural ficará lindo!

O spray custa em torno de R$10,00, mas, se você preferir, cola branca funciona também, embora demore um pouco mais para conseguir o efeito.

9. Após a secagem completa, sua decoração com colagens está pronta para ser colocada na parede. Peça ajuda nesta fase, para deixar tudo alinhado e bonito, como você sonhou. E sem gastar muito!

E olha que legal: a ideia acima serve inclusive para você criar um efeito único de papel de parede! Basta ampliar o projeto no tamanho que precisar, cobrindo até uma parede inteira. Já pensou?

Foto é o que não falta, não é mesmo? Aposto que tem cada uma mais linda que a outra nas suas redes sociais e outras mídias que você compartilha com os amigos.

Então, está mais do que em tempo de retirar esse material incrível do computador ou celular e cobrir paredes “sem graça”. Seu quarto, escritório ou sala ganhará vida nova!

Decoração com colagens é uma forma de dar ainda mais personalidade aos ambientes. Afinal, décor tem tudo a ver com o estilo de quem habita os espaços. De quebra, você ainda deixa à mostra recordações, histórias.

Espero que tenha gostado do passo a passo de hoje. Tenho certeza que sua imaginação vai correr solta, e surgirão diversos outros jeitos criativos de fazer uma surpreendente decoração com colagens.

Até breve!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */