É uma faca de dois gumes. Se usar na medida certa, ajuda a aumentar a sensação de amplitude de um espaço; se errar na dose, pode causar efeito inverso, ou seja, faz parecer que o ambiente é menor. Decoração com espelhos é o tema de hoje.
Quando a harmonia não é levada em conta, o resultado pode ser um ambiente mais carregado e, portanto, apertado. Basta lembrar que espelhos duplicam tudo – e se o local tiver muitos objetos na decoração, aí já viu… fica para lá de over!
Uma boa saída para aproveitar a modernidade que os espelhos proporcionam é usar esses objetos atrás de móveis. Pode ser um aparador, um sofá, entre outros, mas sempre focando em modelos grandes. Quando bem-instalados, os espelhos valorizam a mobília.
Outra dica: não precisa preencher uma parede inteira ou pendurar o espelho. É só deixar o item encostado, levemente inclinado, e você terá boa visão de objetos que não estejam na altura dos olhos.
Atenção! Uma mesa de centro espelhada, quando colocada próxima a outros elementos também reflexivos, causa a chamada “reflexão infinita”. Para evitar isso, mantenha um bom espaçamento.
É importante saber ainda que para criar uma sobreposição de peças cromadas ou espelhadas o correto é que ela seja feita de um mesmo lado da parede, e somente em ambientes médios ou grandes.
Nos quartos, a decoração com espelhos merece cuidado extra, pois deixar um item assim na frente da cama é capaz de causar desconforto na hora de dormir. O ideal é ter faixas espelhadas sobre a cabeceira ou penteadeiras.
Mais dicas para acertar na decoração com espelhos
• Utilize o espelho como ponto de iluminação, além de decorar a sala. Observe como a luz natural entra no ambiente e em qual ponto da sala há menos incidência de luz. Instale o espelho no lugar privilegiado, de forma que reflita no canto mais escuro.
Seguindo o mesmo princípio, coloque um abajur na frente do espelho para que ele reflita mais iluminação por todo o ambiente.
São formas simples de deixar tudo mais bonito, amplo e iluminado sem gastar muito.
• Para ampliar o campo de visão, insira um grande espelho retangular na parede próxima à mesa de jantar. Assim, ninguém ficará olhando para a parede durante as refeições, e você ainda proporciona perspectivas diferentes.
O posicionamento certo duplica o tamanho da mesa.
• Evite pendurar espelho pequeno e solitário em grandes paredes vazias. Invista em peças grandes atrás da cama ou no armário. Funciona sempre! É possível até revestir as portas de abrir do guarda-roupa.
Se você ficou interessado, a dica é consultar um marceneiro para verificar possível risco de as portas cederem com o peso do vidro. Caso haja, a solução é aumentar a quantidade de dobradiças.
Mas, se quiser mesmo o espelho menor na parede, dê preferência a uma composição, para não prejudicar o décor.
• Um só espelho horizontal grande em ambientes integrados é outro erro bastante comum. Em vez de trazer sensação de amplitude e dividir discretamente os espaços, o efeito é justamente o contrário.
• Para conferir mais beleza aos espelhos, aproveite propostas decorativas, tais como bordas trabalhadas com chanfrados e ângulos diferentes – técnica conhecida como bisotê.
• Molduras ajudam a destacar os espelhos, sendo perfeitas em decoração do tipo colonial. Fora isso, está na moda utilizar placas recortadas ou desenhos em formato de mosaico.
• Aposte em diversos tamanhos de espelhos. Isso traz movimento e estilo.
• Para saber a medida ideal para o espelho do quarto, considere o que será refletido. Por exemplo: um espelho sobre um móvel e que mostra a imagem do banheiro não é uma boa opção.
Para terminar, tenha em mente que excesso de reflexo acaba ficando desconfortável no dia a dia. Um espelho por ambiente já está de bom tamanho!
Sucesso com o décor, e até breve…
Veja também:
- Como fazer almofadas: aprenda aqui 2 jeitos fáceis
- Decoração com quadros: como deixar sua casa mais charmosa
- Dicas para quem vai morar sozinha