Decoração

Decoração com futons para áreas externas e internas. Confira dicas aqui!

Decoração com futons

Sensação de aconchego e toque despojado são a cara de uma decoração com futons. Pensando nisso, preparei um post especial para você que tem vontade de aderir ao estilo ou já é fã incondicional, mas gosta de aprender novas possibilidades.

Estas almofadas diferentes, que deixam os assentos mais macios e agradáveis, ficam incríveis em salas, quartos, terraços, jardins e varandas. Belos e confortáveis, os futons também funcionam sozinhos, no chão, compondo propostas descontraídas, com ou sem tapetes.

A origem dos futons é japonesa. A cultura oriental, sem dúvida, é inspiração para projetos de decoração em todo o mundo. Mas estas peças estão tão versáteis atualmente que criar espaços lindos com os futons ultrapassa tendências e agrada aos mais variados gostos.

Decoração com futons cama

Existem futons de todos os tamanhos e cores, e hoje eles são elementos inigualáveis na decoração das residências, deixando-as mais acolhedoras e encantadoras. Confira dicas de uso:



  • Jardim ou Terraço – os futons são excelentes opções para espaços abertos ou cobertos; em beiras de piscinas, gramados e playgrounds. Você pode diversificar cores e formatos, mas uma espreguiçadeira ou bancos de madeira com futons são sempre irresistíveis.

Acrescente pallets, caixas de madeira, suportes com arames ou itens com trançado natural para criar um jardim agradável e de bom gosto – perfeito para a diversão da garotada ou encontros animados dos adultos.

  • Varanda – combina muito com cadeiras e bancos de madeira e, neles, coloridos futons. Se o espaço permitir, deixe o maior deles dobrado, como se fosse um sofá, e acrescente outros menores por perto.

É a fórmula perfeita para uma varanda charmosa e descontraída. Impossível ter um espaço mais acolhedor e fofo para receber as visitas.



  • Sala – espalhe uma boa quantidade de futons e almofadas pelo chão da sala, nas poltronas e sofás. E crie a atmosfera que você tanto precisa para descansar e recarregar as energias com quem você gosta.

Uma dica é adquirir o modelo Shikibuton para o tapete, deixando o cômodo preparado para receber amigos e familiares, e quem sabe até ver seu filme preferido saboreando uma deliciosa pipoca.

É claro que tudo depende do tamanho da sala. Use o bom senso para não exagerar nos elementos.

Decoração com futons varanda

Você pode ainda ocupar os espaços com cadeiras e poltronas com diferentes designs, dando o toque especial de maciez aos assentos. Aposte em estampas diferenciadas para ter uma decoração com futons única.

  • Quarto – clássico, romântico, irreverente… não importa o estilo, sempre é possível inserir futons nele. Pode ser na sua escrivaninha estilosa, na poltrona ou cadeira de apoio etc.

Estas almofadas com jeitinho oriental repaginam qualquer ambiente, além de proporcionarem um quê de diversão.
Uma sugestão que tem tudo a ver com quarto é o futon em modelo pufe, principalmente quando você gosta de receber os amigos no seu cantinho de descanso.

Ah! Por falar em mesa de trabalho ou estudo, se você ainda não tem uma ou quer renovar a sua, basta conferir o post “Como escolher escrivaninha”, ok? Depois, é só colocar o futon na cadeira e aproveitar!

Tipos de futons mais comuns

Precisando conhecer melhor os modelos dos futons disponíveis? Dá uma olhada nos principais. Assim, ficará mais fácil identificar cada um ao chegar nas lojas. Vamos a eles:

  • Kakibushi – tem forma de colchão, podendo ser dobrado em até quatro partes e virar um minipufe.
  • Shikibuton – é um tipo de colchão que, dobrado, vira sofá. Existe em tamanho grande ou individual. É ideal para colocar sobre tapetes na sala ou quarto, e ainda é fácil de guardar nas prateleiras dos armários.
  • Zabutons – são os futons em estilo almofada, os mais famosos, encontrados em enorme variedade de estampas e cores. Cobrem com beleza e conforto os encostos e assentos de cadeiras.

Há Zabutons em lona, algodão e até seda, para adaptar sua decoração com futons à superfície de sua preferência.

Com as dicas de hoje sobre decoração com futons e o seu bom gosto, tenho certeza que você vai arrasar nas escolhas, deixando seu espaço renovado e ainda mais agradável.

Até o próximo post!

Sobre o autor

Fatima