Artesanato Decoração

Decoração com garrafas de vidro: beleza, economia e cuidado com a natureza

Antes de jogar alguma coisa fora, não custa nada pensar se o objeto pode ser reciclado, certo? É uma forma de colaborar com a preservação do meio ambiente e, de quebra, economizar.

Decoração com garrafas de vidro é um jeito e simples e barato de reutilizar um material que está muito presente em nosso dia a dia, nos mais diversos produtos.

Portanto, em vez de descartar garrafas de vinho, azeite, molhos, entre outras, achando que elas já não servem para nada, dá uma olhada nos próximos parágrafos…

Muita gente até pensa em transformar os itens, mas acaba desistindo porque acha que é complicado. Mas não é!

Garrafas de vidro recicladas servem para criar peças únicas. Com as dicas certas, é possível dar uma nova utilidade aos recipientes de forma fácil e rápida. Confira algumas ideias:

Luminária com garrafa de vidro: aproveite as luzes de Natal, que ficam guardadas o ano inteiro, e coloque-as em uma garrafa. E está pronto o abajur descolado.

garrafas-luminaria

Pinturas étnicas: para alegrar o ambiente, basta aplicar tinta acrílica na garrafa de vidro; encha uma bisnaga com outra cor de tinta ou cola e aplique fazendo o desenho que desejar.

trio-de-garrafas-pintadas-a-mao-garrafa-pintada

Um truque para deixar o acabamento impecável é desenhar com lápis o padrão antes de pintar.

Uma ideia bonita e que fica muito boa para armazenar azeite ou vinagre. Basta adicionar um bico dosador.

• Vasos: monte uma coleção de vasos usando esmalte colorido e garrafas de vidro transparente. É simples: derrame o produto dentro do recipiente e espalhe. Consiga um belo degradê de cores para dar harmonia ao conjunto.

arranjo-em-garrafas-coloridas

• Lousa: festas moderninhas, sejam de aniversário ou casamento, pedem objetos diferentes. Personalize a decoração com garrafas de vidro pintadas com tinta preta fosca. Aproveite a tendência do quadro negro para soltar a criatividade.

8529c80cebef80837eceeb2605a734b2

A dica passar uma demão de primer antes de aplicar a tinta preta, para que ela fixe bem na garrafa.

• Adesivos: cole vários adesivos em uma garrafa transparente, aleatoriamente, por toda a superfície. Vale a pena usar inclusive os adesivos dourados que servem de lacre para presentes.

garrafas-brancas-2-ok-1

• Aquário: insira pedras para fundo de aquário em garrafa limpa e com tampa. Acrescente plantas naturais ou de plástico e coloque água. Só não dá para criar peixinhos, pois o espaço é pouco e não há sistema de filtragem.

• Vaso com colagem: aplique cola branca na garrafa; cubra toda ela com recortes de jornais ou revistas, do jeito que preferir, pois não há um padrão a ser seguido.

DSC06539

Para finalizar, passe outra camada de cola para criar uma película de proteção.

• Renda: apliques rendados de papel (dolies), de plástico (similar ao forro de mesa) e renda tradicional (encontrada em lojas de aviamentos) são ótimas opções de decoração com garrafas de vidro.

DSC07171

E você pode utilizar essa técnica para enfeitar qualquer garrafa de vidro, das mais diversas cores. Aí, basta colocar flores e arrasar no décor do evento ou da casa.

• Arranjo com cordas: depois de aplicar cola na garrafa, enrole corda ou barbante ao redor dela. O resultado é um objeto rústico perfeito para ornamentar uma mesa de canto ou festa.

Garrafas Religiosas 006

Decoração com garrafas de vidro e glitter: cole fita adesiva para marcar até que ponto você deseja colocar brilho.

1627

Passe cola na área e, em seguida, o glitter. Espere secar e aplique verniz para artesanato. Depois de seco, retire a fita adesiva.

Garrafas de vidro não faltam, afinal, são tantos os produtos que compramos em supermercado…

E agora você tem ideias para fazer um artesanato rápido, lindo, e o melhor: incentivando a preservação ambiental. Parabéns!

Até o próximo post!

Veja também:

Sobre o autor

Fatima