Decoração

Decoração com home theater: faça dela a estrela da sua sala

Decoração com home theater

A acústica é, sem dúvida, o ponto mais importante de um home theater. O que não significa que sua decoração deve ser deixada de lado. Muito pelo contrário, pois o local é área de convívio social; precisa ser funcional e bonito para uma experiência agradável. E tem mais…

O home theater é um ambiente versátil, que une descontração e entretenimento tecnológico, algo muito presente em nossas vidas atualmente. Ele pode ser utilizado também como sala de videogame ou, simplesmente, para assistir televisão, mas com qualidade bem superior.

Aliás, com o acesso cada vez maior à tecnologia, esta proposta vem substituindo a clássica sala de tevê. Mas é essencial atender a necessidades específicas de som, imagem, iluminação e decoração.

Para decorar bem um local como este, é preciso ter cuidado com o tamanho da tevê. Se ele não for condizente com a área disponível, a qualidade da imagem pode ficar comprometida. Aqui não vale a máxima quanto maior, melhor.

Home theater sala

Na prática, uma maravilhosa full HD, com seus milhares de pixels que otimizam a qualidade, pode ter efeito oposto. Ao olhar uma imagem deste tipo de perto, os pixels são vistos, causando desde uma dor de cabeça a problemas de visão com o decorrer do tempo.

Fora que um aparelho grande e próximo demais impede a visão das laterais da tela. Como se a pessoa estivesse na primeira fila da sala de cinema, sabe?

A decoração com home theater também requer uma disposição do aparelho que priorize principalmente o meio da sala, de preferência permitindo que os assentos fiquem em frente a ela, e não ao lado.

Tevê voltada para a janela não é uma boa, uma vez que a luz pode prejudicar a visualização da imagem. Se não houver maneira de impedir isso, invista em cortinas com blackout.

Falando em iluminação, um ambiente com home theater necessita de luz amena. Por isso, o projeto deve incluir interruptor dimmer, que ajusta os níveis de claridade, balizadores, lâmpadas dicroicas estrategicamente posicionadas e até abajures.

Home theater decoração

É claro que decor deve unir estética e funcionalidade. Então, invista em sofás grandes, confortáveis, se possível retráteis, que permitam deitar ou sentar. Dê preferência aos tecidos de fácil limpeza. Afinal, o que não vai faltar é comida e bebida para acompanhar as sessões de cinema caseiras.

Complete a decoração com pufes graciosos, que servem de assento ou base para apoiar as pernas; acrescente almofadas, tapetes e quadros ou papeis de parede que remetam ao universo do cinema, para deixar seu home theater mais acolhedor e bonito.

Como decorar com home theater: veja mais dicas incríveis!

A acústica é a principal característica a ser considerada ao criar uma sala com cara de cinema. E a primeira ação para transformar um espaço comum em home theater é fechá-lo.

Se ele for integrado aos demais ambientes por meio de porta de correr, tudo bem, desde que haja opção de deixá-la fechada na hora da sessão, para que a qualidade do som seja preservada. Isso é fundamental ainda para evitar que o som vá para outros cômodos.

Home theater

Os móveis também influenciam o resultado do projeto, assim como os materiais do piso e revestimentos. Nos painéis, o ideal é a madeira; carpete no piso, papel de parede, tapetes, gesso ou placas de isopor são mais opções recomendadas para absorver o som, evitando sua propagação.

A maioria dos home theaters é inspirada em sala de cinema, mas com dimensão menor, adaptada para residência. No entanto, existem projetos para todos os gostos, bolsos e áreas disponíveis. Capriche no som de alta qualidade, espalhe as caixas e prepare-se para fortes emoções. Decoração com home theater agora, para você, é motivo de tapete vermelho e premiação máxima!

Boa sessão… e até breve!

Sobre o autor

Fatima