Decoração

Decoração com instrumentos musicais: dicas para renovar com estilo e personalidade

Decoração com instrumentos musicais

Peças inesperadas deixam a decoração original e divertida. Objetos e instrumentos musicais na decoração dão novas funções aos itens, unindo o útil ao agradável.

Guitarra, saxofone, tambores, pandeiro, violão, violino e até bateria e piano… a lista de instrumentos que podem virar peças de decoração é grande.

Cada um transmite uma sensação, um conceito. A guitarra remete à energia, rebeldia e vitalidade; o violino mostra elegância, classe e refinamento.

Decoração com instrumentos

Um home office ou local de estudo fica muito interessante com uma guitarra elétrica ou um contrabaixo, proporcionando uma ideia mais jovial.

Mas, para escolher a melhor forma de aproveitá-los, é preciso levar em conta alguns detalhes, tais como:

  • Peças mais valiosas podem – e devem – ter destaque. Porém, use o bom senso e lembre-se da harmonia em relação ao resto da decoração ao decidir por colocar o instrumento em um armário com portas de vidro para protegê-lo da poeira e impactos.
  • Interação com os demais itens – para não desafinar no equilíbrio dos elementos, evite o excesso de objetos ao redor do seu instrumento, para preservar sua visibilidade. Ele deve ser o centro das atenções; exagerar nos acessórios de decoração preto dele tira o realça, acaba deixando o visual pesado. Utilize suportes de parede para dispô-lo do jeito que merece.
  • Limpeza é fundamental – na hora de escolher o jeito de dispor seus instrumentos musicais na decoração, a estética não é o único critério. Eles precisam ficar acessíveis para limpeza, e ela deve ser feita no mínimo uma vez por mês. Tenha em mente que estas peças costumam acumular poeira com facilidade.

Embora os instrumentos já tenham proteções contra o desgaste e a sujeira, não abra mão da limpeza mensal com um pano seco.



  • Segurança – para os moradores e os instrumentos. Pense com calma no local para colocar sua peça; evite esbarrões, tropeços ou outros eventos que possam danificar o instrumento e ainda provocar acidentes domésticos. A beleza da exposição conta, mas a tranquilidade também. E suportes ou ganchos reforçados de parede costumam ser excelentes aliados neste sentido.
  • Utilidade – caso seu instrumento ainda tenha uso, a acessibilidade é um ponto importante. Evite lugares altos demais ou difíceis de chegar lá.

O braço de uma guitarra pode servir de base para uma lâmpada ou mais, transformando o instrumento em um lustre. É uma forma de ir além da exposição da peça, integrando-a ainda mais à decoração.

Intervenções assim são o máximo, mas não devem estragar o instrumento, claro. A dica, neste caso, é usar um fio comum para instalar as lâmpadas, sem precisar furar a madeira.

Decoração com instrumentos escritório

O truque vale também para pendurar os instrumentos na parede, optando por alças que proporcionem o apoio desejado.

Para completar a temática musical, outra dica é acrescentar elementos que remetam a este universo – mas com moderação, ok? Lembre-se da harmonia…

Pode ser vinil transformado em assentos para charmosos bancos de madeira, por exemplo. Uma opção simples que proporciona um toque vintage ao ambiente.

Que tal usar partituras antigas dentro de potes. Fazendo uma espécie de molde vazado no desenho que você preferir, a peça pode virar uma linda luminária.

Adesivos incríveis ligados ao mundo da música são encontrados facilmente nas lojas de decoração, mas se você tiver talento para a pintura pode criar uma bela nota musical na parede.

Decoração com instrumentos musicais dão outra cara aos espaços. Se você é músico profissional ou amador, ou simplesmente adora o tema, aproveite uma peça já sem uso para deixar o seu estilo ainda mais afinado.

Com cores e formas variadas, instrumentos musicais podem ser ótimos objetos decorativos. Você só precisa saber como posicioná-los no ambiente para demonstrar criatividade, conseguir uma estética agradável e revelar um pouco da sua personalidade.

Instrumentos musicais na decoração unem o útil ao agradável, algo cada vez mais em alta, principalmente por causa de espaços internos cada vez menores. É a arte de viver bem aliada à estética funcional. Aproveite!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */