Decoração

Decoração com móveis laqueados é moderna e alegre. Confira dicas!

Assim como nas roupas, a decoração também tem moda que vai e vem. É o caso da decoração com móveis laqueados, típica dos anos de 1970 e 80.

Para quem gosta de reaproveitar itens antigos, a técnica de laquear móveis é uma ótima forma de dar vida nova à mobília, sem gastar muito.

Geralmente, os móveis laqueados mais utilizados em quartos, por exemplo, são as penteadeiras, cômodas e criados mudos. E é possível garimpar diversas opções em antiquários ou lojas de móveis antigos, para você mesmo laquear.

Mas o décor com móveis laqueados pode ir da cozinha à sala de estar, passando pelo corredor, a sala de tevê e até o banheiro. Não necessariamente em todos eles, claro… hehehehe

Uma dica é laquear armários e bancadas, mesmo que sua cozinha não seja americana. O tratamento também vale para mesas de jantar e cadeiras de madeira, ilhas, etc.

Quer arrasar no estilo? Aposte em cores fortes, com predominância de um ou dois tons! Você pode montar uma bela decoração com móveis laqueados na cozinha estilo romântico deixando um amarelo intenso em uma das peças.



Outra possibilidade é uma linda mesa de jantar colorida com armários pretos, dando um toque retrô cheio de charme.

E que tal deixar a mesa da cozinha em laca branca e pintar somente as cadeiras? A sugestão é para quem deseja dar um ar mais divertido sem deixar a proposta mais clean para o ambiente.

Em relação aos quartos, não importa se o projeto é moderno, provençal, retrô, romântico, urbano etc. Você pode acrescentar mobília laqueada sem problemas. O segredo é sabe equilibrar as cores!

Para receber suas visitas ou descansar com mais descontração e encanto, a sala pode receber uma estante, mesa de centro ou aparador em laca.

Vale aproveitar aquele móvel que perdeu a graça mesmo – ou talvez adquirir um novinho em folha, caso não tenha tempo ou interesse em laquear a mobília.

A laqueação proporciona uma cara nova, desde que os itens sejam produzidos em madeira e MDF, ok?

Dicas para usar móveis laqueados na decoração

Sem dúvida, um dos pontos positivos da decoração com peças laqueadas é a beleza. Às vezes, basta um só móvel com laca para dar um up ao local. Nem que seja uma mesinha de canto para lá de charmosa…

Porém, ao aderir a esse tipo de cobertura, você ainda tem a vantagem de estar optando por uma técnica antiga que vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Ou seja, hoje ela é feita com mais praticidade e segurança.

E mais: o acabamento de um móvel laqueado é superior ao de várias outras técnicas, isto é, a mobília fica mais resistente a manchas, riscos e danos provocados pelo tempo.

Sem falar nas tintas disponíveis atualmente, com as quais podemos finalizar os elementos com efeitos diferentes, permitindo a criação de itens praticamente exclusivos.

A cartela de cores é um show à parte, com tons a perder de vista, possibilitando ainda mais a personalização. Dos mais neutros aos mais vibrantes, tem para todos os gostos e personalidades.

O amarelo é um dos queridinhos em projetos de decoração com móveis de laca. Mas quem manda é o freguês, ou melhor, o morador!

Uma mesa lateral pink ou uma cristaleira azul pode enfeitar os ambientes sem perder a elegância. O mesmo vale para um bar laqueado em verde ou o que a sua imaginação quiser inventar…

Outro truque de decoração é usar a laca para pintar superfícies como rodapés de madeira, portas, peças de artesanato e muito mais. A técnica não serve só para os móveis.

Decoração com mobília em laca é sinônimo de requinte, alegria e modernidade.

Espero que aproveite as dicas de decoração com móveis laqueados para deixar seu cantinho ainda mais gostoso e bonito. Você merece!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */