Decoração

Decoração com Pallets: do “lixo” ao luxo

É sustentável, econômica e pode transformar ambientes. A decoração com pallets é tudo isso e muito mais. Vem comigo e eu mostro como garantir o melhor aproveitamento de materiais simples que seriam jogados fora.

Além de ajudar a preservar a natureza, você ainda incrementa a décor sem gastar muito. Perfeito em tempos de crise, não é mesmo?

Veja também – Decoração com caixote de feira: ideias para renovar sem gastar muito

Com os pallets, você consegue criar suporte para cama, sofá, mesa, aparadores, cabeceiras e nichos, entre outros.

Como transformar peças que auxiliam no transporte de cargas nas empilhadeiras em itens de decoração cheios de estilo? Fique de olho nas dicas de hoje:

  • Limpe bem o pallet antes de começar o reaproveitamento; observe se a madeira tem partes podres ou quebradas;
  • Além disso, verifique a procedência dela, se não era utilizada para transportar substâncias químicas, por exemplo, tais como agrotóxicos;
  • Na dúvida, é melhor evitar a reutilização dos pallets no quarto de crianças ou como móvel para guardar alimentos;
  • Analise também o odor do pallet, assim como a presença de pregos ou óleo;
  • A higienização dos pallets deve ser feita com água sanitária, sabão e água;
  • Só depois da limpeza, as madeiras poderão ser usadas na forma original ou cortadas e remontadas. Em seguida, deverão passar por lixamento, pintura ou verniz;
  • Escolha um item por ambiente, para evitar que a peça perca destaque e sofisticação;
  • Na hora da definição de qual elemento da decoração substituir por um pallet, tenha em mente que ele não deve ficar escondido; é preciso mostrar que o uso do objeto foi intencional, e não improviso.

Existem inúmeras maneiras de reaproveitar as pallets. Entre elas, aplicação de papel de parede, adesivos, efeito pátina, tamponamento em vidro, iluminação por trás, mosaico e técnica de decoupage.

Esta última requer mais habilidades manuais, pois consiste em cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista ou outro papel.



A versatilidade da decoração com pallets ainda inclui produção de sofá, mesa de centro com rodas, prateleiras, mesa de jantar, suporte para jardim vertical, caixa de gavetas, mesa de escritório e muito mais.

decoracao-com-pallets

decoracao-com-pallets-2

Para quem ainda não conhece…

A palavra pallet tem origem inglesa, que em bom Português é palete mesmo. Nada mais é do que um estrado de madeira (tem de metal e plástico também) utilizado na movimentação de materiais de larga escala ou em grande quantidade.

Ao reutilizar os estrados que iriam acabar no lixo, o meio ambiente é preservado graças à nova utilidade. Um jeito de evitar a compra de móveis e objetos novos, além de minimizar os danos à natureza por excesso de material descartado.

Veja também – Artesanato em madeira: confira aqui ideias e passo a passo

Na maior parte das vezes, a madeira usada para fabricar os estrados é o eucalipto ou pinus.

Geralmente, os pallets são tratados contra insetos de duas maneiras: com química (é bom fugir dos que apresentarem a sigla DB) ou tratamento térmico (mais seguro).

E antes de reaproveitar a peça é fundamental lixá-la e tratá-la contra pragas, fungos e bactérias. Felizmente, hoje já existem impermeabilizantes ecologicamente corretos, sem componentes tóxicos.

Se a madeira não é impermeabilizada, passa a absorver a umidade, e acaba ficando torta ou apodrecendo.

Com o tratamento correto, os pallets podem virar armário para garrafas de vinho, balanço para a criançada se divertir, bancos, prateleiras de lojas, elementos de vitrines, enfim, o que a criatividade permitir. E o mais importante: contribuindo para um planeta melhor.

cama-de-casal

decoracao-com-pallets-1

Reaproveite materiais e crie ambientes modernos, urbanos, simples ou sofisticados. Dessa maneira, você dá bom exemplo e ainda deixa seu espaço original e único.

Até o próximo artigo!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */