Decoração

Decoração com papel de parede de tijolos: dicas para aplicar

Ambientes internos ou externos ficam mais aconchegantes com uma decoração com papel de parede de tijolos. A textura rústica é perfeita para ter um espaço elegante e diferente na sala, área de lazer, escritório, loja, quarto ou onde você desejar.

A grande variedade de estampas destes revestimentos permite combinações incríveis. E outra boa notícia é que muitos dos papeis são adesivos autocolantes, reposicionáveis, laváveis e à prova d´água. Mais prático impossível.

A proposta de décor com papel de parede imitando tijolos é ideal para você que adora colocar a mão na massa, ou seja, é fã do ‘faça você mesmo’, o famoso DIY.

Basta retirar a película protetora do produto e fixar sua estampa preferida na parede lisa. Com os papeis modernos, não é necessário sequer preparar cola.

Outra vantagem é poder aplicar o papel de parede de tijolos em superfícies de gesso, tinta acetinada, massa corrida, tinta látex ou acrílica. E mais: móveis, portas, eletrodomésticos, espelhos, vidro… enfim, só é necessário ter um lugar limpo, livre de impurezas como poeira.

A restrição geralmente fica por conta de paredes com textura ou infiltração. Aí, é melhor resolver o problema ou escolher outro local.

A parede em que o papel será instalado precisa ser preparada antes. Deve estar limpa, sem gordura, imperfeições ou rachaduras – e lixada. E é impossível aplicar papel de parede sobre mofo (fungos).

Também não é aconselhado instalar este tipo de cobertura em cima de tinta magnética e tinta fresca, sendo, neste segundo caso, necessário esperar pelo menos 12 dias para aplicar o papel de parede com tijolos.

Dicas e vantagens de uma decoração com papel de parede de tijolos

A manutenção do papel autocolante é simples. Um pano macio e úmido com um pouco de sabão neutro já dá conta do recado.

No entanto, há produtos que precisam somente de pano seco ou levemente umedecido. É necessário ler as instruções de cada fabricante. Mas jamais utilize abrasivos para a limpeza. Do contrário, pode comprometer a vida útil do papel.

A durabilidade dele em áreas internas sem predominância de raios UV ou água é de até 7 anos; enquanto nas áreas externas sob efeito de raios UV costuma ser de até 2 anos.

Quem opta por revestimentos assim pode reformar a casa ou o local de trabalho sem quebra-quebra, e rapidinho.

Normalmente, os papeis de parede são delamináveis, isto é, são removidos tranquilamente sem prejudicar a parede, deixando-a pronta para receber outro acabamento.

Antes de adquirir este tipo de produto, é importante tirar as medidas do local. Assim, ficará mais fácil saber quantos rolos de papel de parede você precisará. O cálculo deve incluir vãos e portas.

As cores do papel de parede podem mudar em função do lote de fabricação e outros fatores. Por isso, se você não comprar a quantidade exata pode não encontrar mais a mesma tonalidade.

Tomados alguns cuidados, a decoração com papel de parede estampado com tijolos é um sucesso! Uma solução rápida com forte apelo visual inclusive para reformas de estabelecimentos comerciais que não podem interromper suas atividades por longos períodos.

 

Existem inúmeras opções para transformar seu ambiente: papel de parede de tijolos brancos; papel autoadesivo de tijolos vermelhos; design que simula parede de tijolos irregulares, etc.

Papéis de parede de tijolos ficam lindos e ainda servem para trocar a decoração sem recorrer às tintas. Muita gente não gosta do cheiro delas, mesmo o das mais suaves. Também é uma opção que evita pintar constantemente as paredes.

Escolha o modelo que mais combine com seu ambiente e capriche na decoração com papel de parede de tijolos. Um diferencial e tanto no visual da sua casa ou escritório.

Aproveite as dicas! Até breve…

Sobre o autor

Fatima