Decoração

Decoração com peças de carro: novos usos para uma paixão antiga

A atração do brasileiro por automóvel é inegável. Nada mais apropriado do que fazer decoração com peças de carro, não é mesmo? Se você ainda não sabe como ou quer aprender mais sobre o assunto, é só conferir o artigo de hoje até o fim!

Peças das mais variadas formas e tamanhos podem virar objetos de decoração incríveis e incomuns, desses que surpreendem de um modo criativo e agradável.

O segredo é limpar, impermeabilizar e caprichar no acabamento. Depois, é só curtir o abajur, base de mesa, cadeira, aparador, vaso, prateleira, enfeite para nicho ou o que mais a imaginação permitir criar…

Carros na decoração são uma tendência atualmente, inclusive na criação de móveis. Muitos designers estão apostando na trend para diversificar seus negócios e atrair clientes que gostam da proposta, mas não abrem mão da qualidade e do bom gosto.

Alguns projetos trazem elementos mais caros. É o caso de uma sala de estar criada a partir de BMW modelo 1974. O carrão virou conjunto com seis peças. Móveis avaliados em torno de R$ 50 mil.

Que tal um sofá feito com banco de BMW, com direito a lanternas originais em pleno funcionamento? Nada mau, hein?…

Mas produções bem mais modestas também podem ficar interessantes. Por exemplo: um abajur montado artesanalmente em cima do comando de válvulas de um Volkswagen Fusca. Você pode ter um acabamento com ou sem ferrugem, além de cúpulas de cores variadas.



E por falar nele, o famoso fusquinha, outra sugestão é uma poltrona feita com seu capô.

Para mostrar que carro e casa formam uma dupla perfeita, pneus ganham vida útil extra em pufes estilizados; enquanto o sofá com jeito de banco de Kombi pode fazer o maior sucesso nos ambientes mais despojados.

Seguindo a linha de reutilização, existem diversas empresas no mundo todo arrumando maneiras de dar um destino novo aos veículos que acabariam indo para o ferro-velho.

O desejo de reaproveitar as peças de carro está transformando não somente o material, mas também as histórias de muitas pessoas. Diversos modelos de negócios estão surgindo tendo como princípio a reciclagem dos itens deste universo.

Uma voltinha por feiras de carros antigos já o suficiente para enxergar a beleza que existe nos metais com acabamentos impecáveis ou até naqueles que sofreram um desgaste natural. A visão criativa encontra matéria-prima para todo tipo de objeto.

Aí, é só exercitar esse olhar para aproveitar sucatas de automóveis, transformando-as em móveis e acessórios de decoração. Bom para o meio ambiente e para quem é louco por carro – e gosta de ter referências do universo automotivo até dentro de casa.

O critério de seleção para compor a decoração com peças de carros você é quem decide. Pode ser um porta-vela personalizado; um vaso de planta inusitado. Componentes e técnicas não faltam para obter criações esteticamente viáveis.

Até uma parte vazada, se entregue a um vidraceiro, fica vedada o suficiente para abrigar belas rosas ou outras espécies que enchem os cômodos de cor. O resultado é contemporâneo e cheio de personalidade.

Um bloco de motor V12 serve como apoio de mesa de centro ou, quem sabe, pode ser exibido na sala como uma espécie de estátua.

Os apaixonados por quatro rodas facilmente entendem que é perfeitamente natural admirar uma peça assim como se ela fosse um busto de bronze elegantemente colocado em um pedestal.

É a matéria-prima saindo de um contexto habitual e sendo colocada em um novo espaço, com outra finalidade.

A temática da reciclagem invadiu de vez o setor de restauro de veículos e vários outros. Explorar o lado artístico e decorativo de peças mecânicas está em alta.

E você, o que acha de fazer uma decoração com peças de carros? Já pensou nisso?

Até o próximo post…

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */