Decoração

Decoração com portas de correr: veja dicas para vários ambientes

Se tem uma turma que leva a sério o lema “para tudo existe um jeito”, essa turma é a dos decoradores. E quando é preciso driblar a falta de espaço de um jeito charmoso, nada melhor do que decoração com portas de correr.

Um dos modelos mais utilizados hoje tem tamanho grande; é fixo no teto e não traz o trilho na parte inferior. Ele conta com uma guia discreta no canto da parede. Essa porta de correr pode ser feita de madeira ou mdf, com acabamento laqueado, lisa ou com frisos e em várias cores.

São muitas as possibilidades e vantagens. A desvantagem é o custo mais elevado do projeto em relação aos painéis fixos ou portas de correr menores, uma vez que a peça é produzida sob medida, por loja especializada ou marceneiro.

É preciso ainda ter o cuidado de instalar o trilho da porta fixa no teto durante a obra. A medida serve para criar um reforço entre a laje e o trilho, para o gesso não trincar.

Outro ponto importante sobre a decoração com portas de correr maiores e mais pesadas assim é que elas necessitam de manutenção dos trilhos e roldanas.

Superando a falta de espaço com portas de correr

A decoração com portas de correr permite dividir ou integrar cozinhas, banheiros, salas e áreas externas. O deslocamento sutil na horizontal confere elegância e praticidade, mas cada ambiente requer uma atenção especial na hora de escolher a porta.

De forma geral, funciona assim:

Porta de correr para cozinha – ajuda a separar o espaço de preparo dos alimentos dos demais cômodos. Também serve para integrar a cozinha a uma sala de estar com charme, entre outras finalidades.

Porém, o ideal é que ela tenha uma boa abertura, afinal, os eletrodomésticos precisam passar. Quanto ao material, é interessante que ele seja lavável e resistente.

Como a cozinha é normalmente um local de grande movimentação, o puxador da porta de correr deve ser do estilo pegada firme. Ou seja, nada de peça que escorrega ou que seja difícil de ser agarrada com segurança. A dica é o puxador “cava”. E evite portas embutidas ou com trilhos embutidos, pois isso dificulta a manutenção no caso da cozinha.

Porta de correr para sala – sem dúvida, uma das mais procuradas, já que deixa o ambiente moderno e elegante. As “regras” aqui praticamente não existem, porém, a qualidade do material e das ferragens é indispensável.

Além da beleza e do estilo, o foco é a durabilidade das peças. E ainda: elas precisam ser fáceis de utilizar e leves de operar.

Porta de correr para banheiro – ela pode ser colocada na entrada, nos armários ou no box. No box, o mais comum é o vidro transparente, que ainda favorece a impressão de amplitude.

Na porta de entrada, a madeira é uma opção, porque geralmente não lavamos as portas de banheiro.

O interessante é não optar por uma porta de correr estreita demais, que possa dificultar a passagem.

Quanto às portas de correr sanfonadas, elas são úteis para resolver o problema de espaço quando não é possível instalar um modelo convencional. No entanto, esta solução não oferece muita proteção, o material é muito sensível.

Porta de correr para área externa – uma peça que corra para o lado é bastante indicada para dar acesso à sacada ou quintal. E você ainda tem a comodidade de comprar a porta toda pronta.

Se a ideia é para sacadas de quartos, a sugestão é um modelo com veneziana, que permite controlar a entrada de luz.

Portas de correr são funcionais, bonitas e excelentes aliadas em diversos estilos e tamanhos de cômodos, para separar ou integrar os ambientes. Nos menores, sem dúvida, ainda contam com a vantagem de aproveitar melhor o espaço. Inspire-se nas ideias de hoje e escolha a sua! Existe sempre uma solução perfeita para cada necessidade…

Até o próximo post!

Sobre o autor

Fatima