Decoração

Decoração com preto e branco é chique: confira as dicas

Decoração com preto e branco

Elegância, sofisticação, entre outros conceitos, são sinônimos de decoração com preto e branco. Mas muita gente acha a proposta meio… sem graça. Cada um tem seu gosto, claro! Só que existem maneiras de incrementar o visual básico e ainda manter a classe.

  • Procure não deixar o ambiente branco ou preto demais. Use o bom senso! Na medida certa, o preto não diminui o espaço, ao contrário do que a maioria acredita. Já o branco, que tem fama de ampliar ambientes, pode deixá-los realmente sem graça quando usado do jeito errado.
  • Quando os tons principais do décor são o preto e o branco, o ideal é usar cores contrastantes nos detalhes. Isso ajuda a dar um toque de vida. Por isso, invista em quadros, tapeçaria, cortina, plantas, almofadas e outros elementos que cumpram essa tarefa especial.
  • Se acontecer de uma parede grande preta ficar em destaque, você consegue evitar o efeito de fechar o ambiente colocando um espelho perto dela. A solução vale também quando, em vez de parede, o item em preto é um objeto ou acessório.
  • Dê preferência a peças e outros itens aconchegantes na decoração com preto e branco, para o cômodo não ficar com aspecto ‘frio’. Aposte em luzes amarelas, plantas, móveis ou o que mais servir para trazer um quê natural. Pode ser, inclusive, um quadro com aquele seu tema preferido.

Decoração com preto e branco

Assim, você e seus convidados poderão ter a sensação de acolhimento e conforto, equilibrando a decoração.

  • Evite a monotonia misturando superfícies lisas e com texturas ou estampas, mesmo que sejam em preto e branco. No padrão geométrico, poá ou chevron, as estampas são ótimas alternativas em tecidos de almofadas, cabeceiras e tapetes, entre outros em P&B.
  • A cor de base da decoração é importante – e varia de acordo com a área disponível. Por exemplo: em geral, se o espaço é reduzido, escolha o branco; se for amplo, vá de preto mesmo na pintura das paredes ou teto.
  • Decoração com preto e branco pede quadros com fotografias ou ilustrações envolvidas em molduras elegantes na cor preta, e de tamanhos variados. Para completar a proposta chique, pendure os quadros de forma intercalada.
  • A pegada P&B combina com materiais como madeira em mobília e pisos. Elementos metálicos também caem bem com o estilo, assim como espelhos.
  • Quebre um pouco da sobriedade do ambiente em preto e branco com objetos pequenos na decoração. Livros, estatuetas, utensílios e miniaturas são as dicas para o resultado não ficar sem graça ou austero demais. Misturar estilos é outra aposta de sucesso no seu décor.
  • Tenha em mente que locais de pouca permanência, como halls e lavabos, podem ter o preto como cor principal. Para áreas de convivência, normalmente o branco é mais funcional, pois aproveita os reflexos da luz do dia.
  • Ao compor uma decoração com preto e branco, defina um ponto de partida. Pode ser um piso preto com paredes brancas. Neste exemplo, você pode inserir tapetes claros e repetir o preto em outro elemento. A ideia é não usar preto sobre preto ou branco em cima de branco. O segredo para evitar uma atmosfera uma ‘carregada’ está muitas vezes nos detalhes.

O P&B, quando bem utilizado, cria ambientes elegantes, modernos e aconchegantes. É uma combinação de cores fácil de aproveitar – e coringa, especialmente quando estamos em dúvida sobre qual paleta de cores usar. Afinal, ela pode ser aplicada em salas, quartos, escadas, banheiros, cozinhas, hall… enfim, é muito versátil.

Com as dicas de decoração com preto e branco deste post, torço para que você consiga anular o aspecto frio e impessoal que essa dupla é capaz de proporcionar.

Aproveite este artigo para buscar inspiração e deixar sua decoração com preto e branco perfeita.

Sucesso!

Até breve…

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */