Decoração

Decoração com quadros: como deixar sua casa mais charmosa

Você já ouviu falar de “parede galeria”? Bem, ela nada mais é do que uma parede cheia de quadros; uma forma criativa de mostrar diversas fotos de uma só vez e no mesmo local. E existem várias outras maneiras de deixar a decoração com quadros atraente e impecável.

De uns tempos para cá, virou mania nacional reunir quadros e fotos como em uma exposição de arte. Grandes ou pequenas, as coleções de quadros deixam o espaço mais interessante e cheio de personalidade, mostrando para quem quiser ver um pouco da vida do morador e suas preferências.

Para criar uma parede de fotos única e especial, vale a pena investir em quadros de tamanhos diversos. Na verdade, regra fixa não existe. Com imaginação e bom senso, é possível ter arranjos harmoniosos e encantadores.

Veja outras dicas básicas e sugestões de estilo para decorar com quadros:
• Procure pendurar os quadros de forma que o centro deles fique a 1,60 m do chão. O truque facilita a visualização tanto pelos mais altos quanto pelos baixinhos.

quadro-160

• Quando a decoração com quadros está sobre o sofá, o ideal é que o começo da moldura esteja de 20 a 25 cm acima do encosto, ou poderá causar desconforto em quem estiver sentado.

• Peças próximas a camas também merecem atenção. Se o móvel não tiver cabeceira, os quadros precisam ficar a 60 cm do chão; se possuir, a medida indicada é 20 cm de altura a partir do final da cabeceira.

A King Size Bed in a Loft Bedroom with a Print of Horses Above the Bed

• Para quem ainda não tem prática na montagem de uma decoração com diversos quadros, a dica é recortar papéis nos tamanhos das molduras e simular combinações.

Quando encontrar uma que agrade, basta utilizar fita adesiva na posição desejada, ou seja, no local que será furado. Ah! Importante: escolha a bucha tomando como base o peso da moldura.

• É fundamental que os quadros tenham relação com o ambiente. Portanto, cuidado ao misturar estilos, principalmente se você ainda não tem muita experiência. Por exemplo: tapeçaria e quadros juntos não costumam ter um bom efeito.

Quanto aos tipos e tamanhos de molduras, não tenha medo de variar, pois não precisa haver combinação entre os quadros neste sentido.

• Proporção é tudo! Um quadro pequeno em uma parede grande demais causa uma impressão desagradável. A solução é uma sequência de quadros do mesmo tamanho.

O mesmo vale para paredes pequenas com quadros enormes. A estética geralmente fica estranha.

• Para facilitar a montagem de uma “parede galeria” com pequenos quadros, crie um quadrado imaginário e distribua as peças dentro dele. O segredo para não errar no alinhamento de itens com medidas variadas é usar uma referência – que pode ser o alinhamento por baixo ou por cima.

parede-galeria

• Quer dar uma sensação de amplitude ao ambiente com paredes estreitas? Crie colunas com os quadros.

• No caso dos espaços que possuem escada, o recomendado é seguir o alinhamento dos degraus.

• Deixe o hall mais bonito com apenas um quadro ou, no máximo, uma composição feita com uma peça maior sobre o aparador e dois quadros pendurados na parede, por exemplo.

• Quando a ideia é enfeitar um corredor, os quadros menores são indicados, uma vez que serão vistos de perto.

• Para decoração da sala de jantar, lembre-se de escolher uma temática adequada ao estilo dela.

Paisagens podem ser interessantes se o ambiente for clássico; já as salas contemporâneas, com aspecto “clean” e linhas mais retas, ficam incríveis com quadros abstratos e cores fortes.

clean

• Quanto aos quartos de casal ou adultos solteiros, o quadro precisa preencher toda a extensão da cabeceira. O que poderá ser obtido por meio de composições com 2 ou mais itens.

Aproveite as dicas de decoração com quadros e ponha sua imaginação para funcionar! Aposto que todos vão notar o seu talento, bom gosto e estilo.

Sucesso, e até breve!

Veja também:

Sobre o autor

Fatima