Decoração

Decoração com rolhas de vinho: confira essas sugestões

Eternizar um momento agradável em uma peça exclusiva: esta é a proposta da decoração com rolhas de vinho. Com pouco dinheiro e uma pitada de criatividade é possível decorar sua casa de uma maneira diferente e quem sabe até criar belos objetos para serem vendidos.

Aquilo que era uma ideia relativamente simples, mas autêntica foi se espalhando entre aficionados por artesanato, especialistas em decoração e apreciadores de bons vinhos. A mania de se utilizar rolhas como elementos de decoração se espalhou de tal forma que até mesmo sites especializados em vinhos também oferecem dicas de como criar uma composição com rolhas usadas.

Ideias criativas de decoração com rolhas de vinho

Bonequinhos – com um pouco de paciência e criatividade é possível criar pequenos personagens feitos de rolhas de vinho. Os exemplos vão desde pequenos bonecos de neve, mini papais noel ou peixes e pássaros pintados diretamente nas rolhas ou ainda criar elementos como cachorrinhos ou elefantes usando mais de uma rolha, lantejoulas e palitos.

Cestos – após reunir uma boa quantidade de rolhas é possível criar belos cestos quadrados ou arredondados que servirão para guardar chaves, moedas ou outros objetos do dia-a-dia.

Decoração de vasos de flores – um arranjo de flores pode ficar ainda mais bonito e sofisticado se a composição permitir inserir rolhas de vinho como parte da decoração.

Enfeites natalinos – uma proposta ousada e inovadora de decoração com rolhas de vinho são os enfeites de Natal criados a partir destes pequenos objetos. Guirlandas, estrelas, bonequinhos entre outros elementos natalinos podem serem confeccionados com esta técnica.

Garrafas – são interessantes por ser possível encontrar diversos tipos de tamanhos, cores e formatos. Colocando suas rolhas usadas dentro destas garrafas cria-se um objeto de decoração inusitado e bonito.



Letras decorativas – as iniciais do casal, da pessoa que aprecia vinhos ou uma palavra significativa podem ser construídas utilizando as rolhas de vinho dando um toque rústico e ao mesmo tempo moderno ao item.

Lembrancinhas de Casamento – pequenas e delicadas lembranças feitas de rolhas de vinho. Esta é uma maneira criativa de presentear seus convidados que certamente a utilizarão como item de decoração em suas casas.

Luminárias – unidas no formato oval ou quadrado as rolhas de vinho permitem a criação de sofisticadas luminárias de lâmpada ou velas que trarão luminosidade e charme ao ambiente. Uma variação desta ideia é revestir um abajur colando rolhas em torno de sua capa.

Moldura para espelho – o ato de se pentear pode ficar mais divertido e trazer boas lembranças se a moldura do espelho for revestida com rolhas de vinho coladas lado a lado.

Organizador de fios – diferentes tipos de fios, como fones de ouvido, podem ser enrolados em rolhas de vinho antes de serem guardados de uma maneira prática e rápida.

Porta-copos – aquele suporte que utilizamos para que os copos não molhem a mesa pode ficar mais elegante ao confeccionar este objeto com rolhas que trarão boas lembranças.

Porta-chaves – o simples hábito de pegar ou guardar suas chaves pode ganhar outros significados se elas estiverem penduradas em uma moldura feita de rolhas.

Porta-pratos – também chamado de centro de mesa. Após terminar uma receita um dos desafios é manusear as panelas quentes sem queimar a superfície da mesa ou da toalha. Um porta-pratos feito de rolhas é uma saída elegante para resolver este dilema gastronômico e tornar sua sala de jantar mais bonita.

Porta-retratos – emoldurar aquela lembrança que se eternizou em uma foto é uma ótima ideia que pode ficar ainda mais bonita se o quadro da fotografia for feito com rolhas usadas.

Porta-lápis – uma maneira delicada e ao mesmo tempo criativa de guardar seu lápis preferido é criando um espaço oco dentro de uma rolha para guardar seu lápis depois do uso.

Puxador de gaveta – outra forma inovadora de utilizar este pequeno objeto é trocando o puxador convencional das gavetas da cozinha ou dos móveis próximo a varanda ou churrasqueira. Um puxador feito de rolha demonstrará a utilidade da gaveta e a criatividade do dono.

Quadro de avisos – os lembretes da casa agora estarão expostos em um belo quadro feito de rolhas de vinho. Uma ótima maneira de associar o dia-a-dia com bons momentos já vividos nesta casa.

Quadro para guardar rolhas. O item de decoração com rolhas de vinho mais comum é o famoso quadro no qual as pessoas jogam as rolhas após tomarem o vinho. Existem muitos quadros de formatos diferentes e com frases de todos os tipos, mas a versão mais legal ainda é a “keep calm and drink wine” que pode ser traduzida em “mantenha a calma e beba um vinho”.

Quadro de coração – dentro de uma moldura um bonito coração pode ser formado ao colar rolhas de vinho no mesmo formato deste órgão tão importante para vida e o amor.

Revestimento de mesas e cadeiras – o tampo de uma mesa ou o assento e o apoio de costas de uma cadeira podem ganhar um charme novo se forem revestidos com um tapete de rolhas.

Revestimento de paredes – algumas pessoas gostaram tanto da ideia de fazer a decoração com rolhas de vinho que deram um passo além. Elas criaram painéis de rolhas que foram colocados junto a pia da cozinha, próximo a churrasqueira e até revestindo toda uma parede da sala de estar.

Suporte de mini plantas – esta ideia une beleza e delicadeza em um objeto minimalista. Algumas pequenas plantinhas podem ser cuidadosamente inseridas dentro de espaços criados em rolhas usadas.

Suporte para taças – com dois parafusos e duas rolhas é possível criar um inesperado suporte de taças de vinho que as deixarão elegantemente penduradas e já indicando a sua utilidade.

Taças – uma sacada simples, porém delicada e bonita e deixar uma ou duas taças de vinho cheia de rolhas que servirão para lembrar aos convidados que apreciar um vinho é dever de todos que ali frequentam.

Tapetes – outra maneira relativamente simples, porém esperta de fazer decoração com rolhas de vinho é confeccionando um tapete que dará já na entrada uma ideia sobre a personalidade dos proprietários da residência.

Vasos de plantas – as rolhas também podem formar recipientes dentro dos quais se colocam vasos de plantas tradicionais dando assim um toque especial ao arranjo.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */