Decoração

Decoração com suculentas: praticidade e beleza que cabem em qualquer cantinho

Decoração com suculentas

O nome é sugestivo, concordo. Mas suculentas são plantas capazes de guardar muita água, e acabam ficando com talos largos ou folhas grossinhas. Cactos e babosa são exemplos delas. E hoje você vai aprender a fazer decoração com suculentas para saciar sua fome de bom gosto e praticidade. Vem comigo!

Muita gente escolhe as suculentas para decorar porque elas não precisam de cuidados especiais em sua manutenção. Um dos motivos é o fato de estocarem água, dispensando as regas frequentes. Basicamente, não necessitam de tanta atenção quando comparadas a outras espécies.

Outras razões do sucesso destas plantas gordinhas são a variedade e o tamanho delas. São perfeitas para ocupar e embelezar espaços pequenos, especialmente as suculentas com folhinhas minúsculas.

Basta um potinho para acomodá-las, e elas crescem graciosamente, sem ir muito longe, claro, ornamentando ambientes variados de forma simples. Que tal aproveitar aquela xícara, taça, lata de alumínio ou caneca que você não quer mais?

Decoração com suculentas banheiro

Entregar suculentas como lembrancinha de aniversário ou casamento é uma maneira inusitada, e cada vez mais comum, de surpreender seus convidados. Além disso, elas servem de enfeite, complementando a decoração do evento.

A dica para entregar as plantas é usar potes de vidro, papelão ou vasos de plástico. Complete o mimo com uma plaquinha trazendo o nome do casal ou aniversariante. Nada que uns pedacinhos de cartolina, cola, palitos de dentes e canetinhas coloridas não possam resolver…

Mas é possível ainda criar um belo minijardim com suculentas, proporcionando mais cores ao décor. Para isso, você só precisa de um vaso raso, além de preparo e cobertura do solo. Adicione as plantas de sua preferência, e pronto!

Deixe o cantinho verde mais fofo com pedrinhas em cima da terra. Só não pode esquecer de expor as suculentas à luminosidade de vez em quando. Elas adoram o sol! Não é à toa que são ideais para lugares nos quais bate aquela insolação na maior parte do tempo.

Mais dicas criativas de decoração com suculentas

  • Divirta-se com a altura dos vasos – empilhe modelos variados de peças em cerâmica, formando uma cascata de suculentas pendentes. O efeito fica interessante com a espécie “colar de pérolas”, por exemplo.

Lembre-se que as suculentas pedem pouca água. Por isso, dispense os pratinhos e nunca encharque a terra, pois o excesso de umidade é capaz de apodrecer suas raízes.

  • Caixotes de frutas – em vez de jogá-los fora, o truque de decoração com suculentas é criar miniestantes. Antes de montar a estrutura, trate a madeira com boas demãos de verniz para proteger a peça das chuvas e respingos das regas.

Se preferir pintar o caixote, escolha tinta à base de resina PVA, e deixe para aplicar o verniz somente depois que a tinta secar.

Decoração com suculentas casa

Em seguida, pregue duas ripas de madeira para ter as prateleiras da estante. E ela está pronta para receber vasinhos com suculentas e até pequenos objetos de decoração.

  • Tijolos – a sobra da reforma tem utilidade na decoração com suculentas ao transformar tijolos em centros de mesa inusitados. Com ajuda de uma serra copo, faça dois buracos nele. Em um deles, você pode colocar lã de rocha basáltica e plantar suculentas; no outro, sua criatividade é quem manda! Quem sabe ele possa servir de apoio a uma vela…
  • Taças – o charme das taças transparentes de licor combina bem com minissuculentas e espadinhas. Basta colocar água uma vez por semana para ter plantas lindas que resistem ao novo habitat sem dificuldade.

Agora é com você! Decoração com suculentas é tendência, é beleza, sem complicação. Aproveite…

Ah, se mesmo assim você não tiver tempo para uma regadinha aqui outra acolá, a decoração com plantas artificiais sempre é uma opção.

Até o próximo post!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */