Decoração

Decoração com tampinhas de garrafa: 5 ideias para você experimentar

Todo fim de semana o quadro se repete, você, suas amigas, o maridão fazem a farra botando pra dentro várias e várias garrafas, pet ou de vidro, de bebida e por algum motivo na hora de limpar a bagunça desfaz das garrafas, mas as tampinhas ficam. De repente percebe que tem uma quantidade enorme de tampinhas, que se tornou uma acumuladora, uma colecionadora por distração. Pensa em jogar fora, mas algo lhe veem a cabeça:

“Será que não dá pra fazer nada com isso?”. “Eu vejo volta e meia alguém fazendo trabalhos maneiros com garrafas pet, esse lance de sustentabilidade, reciclagem e tal, será que não dá pra fazer com tampinha?”. Sim! Você pode fazer decoração com tampinhas de garrafa.

“Sério?”, talvez questione franzindo o cenho “Eu estava pensando em fazer time de futebol de botão pro meu filho, um jogo de tabuleiro, um suporte de bebida pro meu papagaio, algo nesse naipe. Decoração com tampinhas de garrafa não ficaria cafona?”.

Depende do seu objetivo. Se a ideia for decorar a casa inteira com tampinhas, o resultado pode fica esquisito, mas se escolher setores, peças pontuais e fizer um bom trabalho de seleção e colagem, o efeito é surpreendentemente satisfatório.

Acolha a ideia de decoração com tampinhas de garrafa como um recurso para reutilizar, renovar, revitalizar um item, um objeto há muito deixado de canto, envelhecido, acumulando poeira, ao invés de tentar incrementar uma área ou móvel que esteja muito bem, obrigado. Pensando sob essa ótica é provável que ache muitos candidatos ao “antes e depois” da decoração de tampinhas de garrafa, afinal, sempre temos guardado alguma coisa sem uso, seja por preguiça de fazer aquela limpa definitiva, seja por apego emocional sem explicação aparente.

No entanto, caso não lhe venha nada na cabeça ou se encontre sem inspiração, o Tudo Ela traz neste post algumas ideias de decoração com tampinhas de garrafa para lhe ajudar a fazer bom uso das que tem acumulada ou para lhe incentivar a começar a reunir as suas.

Veja a seguir algumas ideias de decoração com tampinhas de garrafa.



Porta-retratos

O celular praticamente obliterou o porta-retratos de nosso cotidiano, os que se mantêm firmes e fortes na decoração são os que ocupam as casas do público mais velho ou que simplesmente persistem por questão de hábito, mas há muito não são atualizados.

Porém isso não quer dizer que perderam completamente o sentido. Continuam a cumprir uma de suas funções que é o der serem usados como recurso para destacar um momento verdadeiramente especial. A diferença que ao invés de pinçar u valioso momento entre o mar de fotos do álbum de família, agora se deve fazer o filtro entre o mar de fotos corriqueiras acumuladas na memória do dispositivo móvel.

A forma de revitalizar, resgatar um porta-retratos com decoração de tampinhas de garrafa é colar tampas preenchidas por botões coloridos. O efeito é bem interessante principalmente em quartos de crianças.

Revestimento de parede

Quem disse que apenas objetos móveis são passiveis de uma mudança de visual pela decoração de tampinhas de garrafa? Uma parede bem judiada pela umidade, pelo tempo, pelo contato gorduroso de mãos, pelos micros respingos de produtos como pasta de dente, gel, tinta de cabelo, sem a devida proteção de um azulejo, ou seja, a parede do banheiro, a parede da churrasqueira ou parede da área externa, pode se beneficiar dessa decoração um tanto exótica, mas eficiente em injetar renovação, vida em um objeto ou área degradada.

Use a decoração de tampinhas de garrafa para revestir a parede. Será preciso argamassa, a consumida para assentar cerâmica. Se achar muito trampo, peça ajuda de alguém experiente com reformas, ou bote o maridão pra trabalhar.

Mesa

Sabe aquela mesinha redonda escanteada, pequena demais para uma refeição em família, grande ou alta demais para ficar no quarto ou na sala, empilhando caixas de tranqueiras velhas, redecorada por teias de aranha?

É possível retirá-la do ostracismo tornando-a mais atrativa com uma decoração de tampinhas de garrafa.

Utilize a técnica do mosaico, efeito visual baseado na aglomeração de pequenas partículas, pedaços, partes de diferentes cores ajustadas de maneira harmônica sobre uma superfície lisa.

Pegue as tampinhas de garrafa, defina um padrão que melhor preencha a área da mesa (círculo, quadrado, retângulo etc), faça uma seleção bem sortida e cole-as sobre a superfície da mesa.

Combina bem em salas de jogos ou em recepção de festas.

Imãs com fotos

Se você é da turma que adora preencher qualquer cantinho com pequenas lembrancinhas, enfeites, botões, na mochila, no criado-mudo, na geladeira, vai adorar essa ideia.

Transforme as tampas metálicas em imãs, ou melhor, junte-as com imãs para fazer uma decoração com tampinhas de garrafa. Aproveite o espaço vazio do núcleo das tampas para colocar fotos ou letras.

Além de decorar a geladeira ou fazer um mosaico em forma de quadro, é também uma boa opção para lembrancinhas de casamento.

Quadro

E falando em quadro, se você tem criatividade esbanjando, tem um lado de artista plástica, e uma tábua meio caída, “largadona”, já começando a descascar, as tampinhas podem ser o elemento que faltava para seu espírito criativo concretizar um engenho.

Com uma decoração de tampinhas de garrafa, o céu é o limite para as possibilidades de revestimento, de combinações de cores, de formas geométricas, de formas abstratas. Deixe a imaginação solta e use o máximo possível de tampinhas. Se for o caso faça mais de um quadro, talvez ganhe até dinheiro com isso, dependendo do seu talento.

Considerações finais

Uma ótima maneira de se livrar de maneira criativa com o acumulado de tampas que tenha em casa, ou para adicionar um elemento decorativo diferente, é fazer uma decoração de tampinhas de garrafa.

A receita do sucesso é pensar esse tipo de decoração como um instrumento, um recurso para reutilizar, revitalizar objetos ou áreas em desuso ou corroídas.

No post listamos algumas ideias de decoração de tampinhas de garrafa para que possa se inspirar. Foram elas:

  • Porta-retratos;
  • Mesa;
  • Revestimento de parede;
  • Imã com fotos;
  • Quadro.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, comente. Leia mais da sessão de decoração do Tudo Ela.

Seu apoio é muito importante para nós.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */