Decoração

Decoração com tonel: combina com o seu ambiente? Veja essas ideias!

De tempos em tempos a moda e a decoração nos surpreende com elementos nunca antes imaginados. A decoração com tonel é um bom exemplo de como um objeto comum e desprezado pode de repente virar o queridinho de quem quer dar um toque de modernidade e criatividade ao seu ambiente.

O formato redondo e o uso como mesa são as utilizações mais comuns entre aqueles que aderem a esta tendência, porém veremos a seguir que não param de surgir novas ideias para usar e reinventar este objeto de desejo de muitos que pensam em redecorar.

Decoração com tonel em residências

Inicialmente os primeiros toneis usados como artigo de decoração eram vistos em varandas gourmets que queriam adotar um estilo mais “descolado”, porém a medida em que a moda foi se espalhando mais locais da casa foram invadidos por este inusitado objeto.

Usar um tonel como parte do mobiliário de algumas cozinhas já é algo mais comum do que se pensa. Em espaços pequenos ele também pode ser utilizado como mesa pequena ou banqueta.

Na sala o uso mais comum é colocar o tonel para apoiar livros ou outros objetos de decoração como luminárias, quadros ou pequenas estátuas. Ou ainda, para servir de apoio para uma bandeja com copos e bebidas ou uma pequena máquina de café e uma seleção de chás.

Até o banheiro foi invadido por toneis de todas as cores e tamanhos. Ele pode servir de apoio para toalhas e roupas ou apenas como elemento decorativo.

Pequenos toneis já foram vistos servindo de criado mudo em quartos com uma decoração mais industrial, minimalista ou moderna.

Decoração com tonel em bares e barbearias

Muitos arquitetos e decoradores consideram que o grande salto de visibilidade dos toneis como itens de decoração aconteceu quando eles começaram a ser utilizados em bares descolados e modernas barbearias.

Nos bares o uso mais comum é de mesa e banqueta para os clientes. Porém alguns locais vêm procurando inovar nesta utilização e criando versões de churrasqueiras e até versões de máquinas de chopp em toneis.

Em barbearias eles podem ser utilizados como apoio para os barbeiros colocarem seus objetos como tesouras e máquinas de cortar cabelo ou ainda podem servir de apoio para colocar toalhas e também como elemento decorativo junto a recepção.

Decoração com tonel em escritórios

Empresas que querem trazer um ar de modernidade e descontração para o seu ambiente também podem se utilizar da decoração com tonel para atingir este objetivo.

As inúmeras possibilidades de cores, frases e elementos decorativos que podem serem feitos em um tonel fazem com que este objeto possa ser integrado à projetos que procurem transmitir elementos de uma personalidade moderna da empresa.

Sua utilização também pode ser variada partindo desde o simples objeto decorativo até funcionalidades como servir de suporte para computadores, telefones ou como mesas na área do refeitório ou café. Ou ainda, como decoração da sala de reunião.

Alguns decoradores têm ousado no conceito utilizando o tonel para criar suportes de iluminação para recepções e fachadas de empresas.

Novos usos do tonel como elemento de decoração

Engana-se quem pensa que o tonel, ou tambor decorativo, só pode ser utilizado apenas como apoio ou suporte em suas mais diversas finalidades. Algumas mentes mais ousadas já conseguem imaginar novas funcionalidades para este objeto simples.

Um uso até que lógico, mas que poucos fazem do tonel é utiliza-lo como vaso gigante de plantas. Dependendo do tipo de planta escolhida e da decoração do tonel pode-se obter um resultado bem criativo.

Transformar um tonel em cuba de banheiro é um exemplo de como a imaginação pode dar novos significados aos móveis e objetos do nosso dia-a-dia.

Fazer recortes na lata do tonel para criar pequenos armários, mini estantes de livros é até armação para colocar almofadas de sofás são outras alternativas inovadoras que mostram que a decoração com tonel veio para ficar.

Cuidados ao se escolher um tonel para decoração

O aspecto bruto do tonel faz com que muitas vezes não se leve em conta alguns aspectos importantes quando se está considerando em compor uma decoração com tonel. Apesar de ser um item simples sua utilização e manutenção requer alguns cuidados:

Decoração – um tonel vai realmente combinar com o seu estilo ou com a decoração do local onde ele será colocado? Se a pessoa não avaliar bem estes critérios e se deixar apenas levar por modismos poderá se arrepender ao constatar que o tonel destoa muito da sua decoração.

Cores – a escolha da cor, ou cores, do tonel deve levar em consideração a decoração do local e o clima que se pretende construir no ambiente. Uma má escolha pode fazer a decoração perder a proposta e uma cor inadequada pode trazer um clima pesado ou triste ao ambiente.

Limpeza – verifique com o vendedor se a pintura ou acabamento do tonel requer algum tipo de manutenção ou limpeza diferenciada. O peso do objeto e o local onde ele irá ficar também devem ser levados em consideração pois se for um trambolho pode atrapalhar a limpeza do local e sua movimentação.

Manutenção – como vimos algumas pessoas colocam o tonel em locais de muita umidade como banheiros, varandas e calçadas. Antes de comprar verifique se o tonel possui algum tipo de pintura especial para enfrentar estas condições ou se algo pode ser feito a este respeito.

Onde comprar toneis para decoração

Atualmente diversas lojas de decoração oferecem dezenas de modelos diferentes de toneis para serem utilizados como elementos decorativos em casa ou para utilização em mesas de bares. Você pode iniciar a sua pesquisa consultando sites de comparação de preços e depois partir para visitar lojas físicas e virtuais que oferecem estas peças.

Em sites especializados em artesanato e decoração é possível encontrar peças únicas e personalizadas que darão um toque de exclusividade ao seu ambiente.

Se a ideia é não gastar muito sem abrir mão de um bom objeto você pode procurar pelo tonel que combina mais com a sua personalidade em sites de leilões que oferecem peças novas e usadas com bons preços.

/* ]]> */