Decoração

Decoração da sala: confira dicas, novidades e soluções

Ela é o mais importante ambiente de convivência do lar. A sala precisa ser bonita, confortável, receptiva e harmoniosa. São tantas as possibilidades de decoração que eu resolvi dar uma mãozinha para facilitar suas escolhas. Veja nos próximos parágrafos!

Ideias modernas ou clássicas; tendências; estilo clean; falta de espaço ou área ampla… Ufa! Tudo precisa ser pensado para que o quebra-cabeça da decoração da sala seja montado. Sem erros e de acordo com o jeitinho do cliente, é claro.

Uma das partes mais movimentadas de um lar, a sala de estar é o porto, o ponto seguro depois de um dia longo de trabalho; o local para a descontração com a família, com direito a filme e pipoca; e do bate-papo com os amigos e muitas outras situações.

Sem dúvidas, um espaço que precisa ser multifacetado. Com um detalhe importante: até pouco tempo atrás, as salas costumavam ser basicamente um grande espaço de convívio com destaque para o luxo e o conforto.

O cômodo continua com este propósito, mas a arquitetura dele vem mudando, ou seja, a ideia é ter ambientes menores e integrados.

Por causa das reduções nas metragens das salas nos apartamentos mais novos, por exemplo, os profissionais precisam lidar com dimensões mais restritivas. Muitas vezes, é preciso derrubar algumas paredes e usar técnicas que otimizem o espaço.

Sugestões de móveis, organização e decoração da sala

Proporção

É um quesito muito importante. Normalmente, levamos em consideração mais o estilo, a beleza, a cor. Só que os móveis precisam estar adequados ao tamanho do espaço.

Um ambiente pequeno não deve ter mobília grande e vice-versa. Veja o caso de um sofá pequeno demais para a sala: a escolha acaba desvalorizando uma divisão estratégica na residência.

Mas, especialmente nas salas pequenas, o cuidado é uma questão também de facilitar a circulação. É fundamental liberar áreas, deixar partes vazias, em vez de distribuir móveis robustos para aproveitar cada centímetro.

decoração-de-sala-de-estar-pequena

Escolha os mobiliários certos

Alguns contribuem mais quando a decoração é de sala pequena. Por exemplo: cadeiras com pernas expostas; painel de tevê ou outros móveis rasos.

No primeiro caso, a ideia é “enganar” os olhos, transmitindo sensação de amplitude. Já o painel é indicado para substituir o rack, pois quase não tem profundidade.

Como-Decorar-uma-Sala-Pequena-4

Mobília multifuncional

Um pufe pode ser ao mesmo tempo mesa de apoio, acomodação e baú.

sala-com-pufe

Qual o sofá ideal?

Como falei de proporção lá no comecinho das dicas, vou focar em modelo. Será que existe um modelo ideal de sofá para cada tipo de sala?

Na verdade, existem recomendações. Uma delas é o padrão linhas retas, estofado liso, clean, sem estampas e com menos profundidade para salas pequenas; de preferência, sem braços.

Ah! E tem mais: pode desapegar da ideia de que toda decoração de sala, obrigatoriamente, tem que ter um conjunto de sofás com dois e três lugares. Um móvel com dois lugares e alguns pufes ou poltronas pequenas dão conta do recado, com graciosidade e praticidade.

Antes de partir para as compras, anote as medidas da sala. É a melhor forma de evitar erros, pois as lojas estão lotadas de lindas opções que nem sempre são as melhores para um espaço específico.

sala-com-sofa-marrom-1

Veja abaixo algumas sugestões de sofás para decoração:

Concluindo….

Respeitados alguns princípios básicos, como os que vimos hoje, o resto é usar a criatividade para compor a decoração da sala. Pensar fora da caixa ajuda a inovar o ambiente, mas ele precisa ser confortável e funcional.

Podemos muitas “coisas” quando o assunto é decoração – inclusive não usar sofá e a clássica mesinha de centro. Dependendo da necessidade dos moradores, adaptações exclusivas são mais do que bem-vindas nos projetos.

Boa sorte na sua decoração da sala e até breve!

Sobre o autor

Fatima