Espaços reduzidos pedem soluções práticas e criativas. Apartamentos entre 30 m² e 60 m² já são uma realidade cada vez mais comum, em especial nas grandes cidades. Por isso, hoje eu trago dicas de decoração para você deixar o seu apê incrível mesmo com pouca área disponível.
Além de cores claras e espelhos, veja o que mais você pode fazer para aproveitar cada cantinho:
Estante vazada
Serve para dividir e unir os ambientes. Isso mesmo! Resultado: ampliação do espaço. Aposte em uma bela estante vazada de laca branca para facilitar a circulação e a organização no seu apartamento.
Televisão versátil
Uma base giratória dá à tevê o movimento necessário para os moradores assistirem aos seus programas prediletos tanto do quarto quanto da sala ou do canto de leitura. Vai depender da necessidade do proprietário e, é claro, da disposição dos elementos.
Veja também – Jardins pequenos para casas e apartamentos
Não é raro um projeto com tevê giratória para definir o ambiente do quarto, que é integrado à sala de jantar, home office e cozinha. Mais prático impossível!
Cama esperta
Um apartamento pequeno, principalmente no estilo quitinete, não oferece muitas possibilidades de criação de ambientes. O jeito é usar a imaginação para tornar tudo um único espaço, porém, sem perder conforto e funcionalidade.
A cama e o armário podem ser os astros principais dessa pequena produção. Ao optar por uma cama tipo tatame, é possível usar uma das laterais para dispor de dois baús- perfeitos para guardar enxoval.
Sob a cama, três gavetões profundos servem para armazenar desde sapatos até material de limpeza.
Completando a cena, um armário grande com portas espelhadas, deixando o apartamento mais claro e com aspecto mais requintado.
Espaço Gourmet
Nada mais é do que uma bancada grande, permitindo que até mesmo um apartamento com 35 m² fique mais amplo e acolhedor.
Basta aumentar a bancada de madeira maciça até o meio da sala. O fogão cooktop sobre o granito completa a conversa entre os ambientes, que acaba parecendo um só por causa da falta de divisões.
Pufes estrategicamente guardados
Um apê de 30m², por exemplo, pode ganhar assentos extras para as visitas se tiver pufes sob a estante.
Quando os visitantes forem embora, eles retornam ao local em que estavam. Ou seja, o espaço fica livre outra vez. E se os pufes forem tipo baú, melhor ainda, para guardar revistas, acessórios, enfim, o que você precisar.
Sofá em L
É ideal para aproveitar até o mínimo canto da sala, proporcionando conforto para ver televisão e receber visitas. Uma sala com apenas 48 m² pode parecer maior e mais receptiva se, além do sofá em L, contar com espelhos na parede.
Como decorar apartamento pequeno
Bom planejamento é indispensável. Faça um levantamento de todos os desafios na decoração, além de possíveis soluções e os pontos positivos e negativos delas. Assim, é mais fácil tomar as decisões certas e ficar satisfeito com o resultado.
Compartimentos secretos podem ajudar também. Sabe aquelas poltronas, sofás e camas com espaço extra para organizar as coisas? Aproveite-os para deixar tudo mais prático, em vez de largar objetos pela casa.
Veja também – Varanda Gourmet: Opções de uso e dicas de decoração
Simplificar é preciso! Praticar o desapego de vez em quando faz um bem danado. Livre-se de itens inúteis, que só ocupam espaço e não são utilizados. Faça uma doação ou coloque à venda aquilo que você não usa há pelo menos três anos.
Poucos móveis, menos bugigangas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos compactos são outros detalhes que não podem faltar quando a ideia é decoração para apartamento pequeno. Ou seja, menos é mais! Mais conforto e beleza para o seu apê.
Sucesso e até breve!