Decoração

Decoração de estante: dicas de charme e funcionalidade

Decoração de estante

Vasos de cristal, pesos e objetos intercalados nos nichos compõem a decoração de estante atual e clean. Texturas e formas diversas são equilibradas de maneira que nada fica over ou sem graça.

As estantes já nasceram com o propósito de guardar coisas e organizar a bagunça em suas várias divisórias. O difícil mesmo é manter tudo bonito e no lugar, não é mesmo?

Não importa a cor, o tamanho ou o estilo. As estantes – ou nichos, se preferir – podem ser o complemento tipo best friend forever para qualquer ambiente bem-decorado e em ordem.

Decoração de estantes

Veja mais dicas para enfeitar e organizar estantes com os mais variados propósitos. O post só está começando!

Se o seu estilo é mais marcante, vasos em tons escuros, como preto e âmbar, são perfeitos para criar um ambiente cheio de personalidade. Principalmente se estiverem acompanhados por livros de arte e uma bela escultura de mármore, por exemplo.

Nichos de formato mais alongado pedem modelos de vasos altos e maiores. Caso contrário, sobra espaço demais, deixando o projeto sem harmonia.



Mas é claro que tudo é uma questão de gosto e experimentação. De repente, uma peça achatada em formato de bola pode ornar bem, dependendo do contexto e demais peças.

Confira mais dicas de decoração para estante

Use organizadores para manter a bagunça bem longe

Estante não serve só para guardar livros. O segredo para deixar pequenos objetos em ordem é apostar em caixas, bandejas, porta-lápis e o que mais for feito para organizar sua vida. Assim, você não perde nada e ainda ajuda a decorar a sala com belas peças.

Sua sala não é biblioteca

Troque a posição dos livros, em vez de deixá-los todos retos, colados uns nos outros. Quebre a seriedade mantendo os maiores e mais bonitos empilhados, principalmente aqueles de arte. Fica um charme e ainda faz uma superfície de apoio.

Surpreenda com objetos coloridos e inusitados

A ideia é deixar a decoração de estante despojada, com peças coloridas e diferentes, criando um contraste. Itens como canecas, quadros, máquina fotográfica e até brinquedos ficam interessantes e ganham um quê de objetos de decoração.

Outras formas de enfeitar a estante

Quer dar um toque natural à decoração de estante? Acrescente vasinhos de plantas estrategicamente distribuídos para dar vivacidade e leveza ao cômodo.

Mas pegue leve! Na ansiedade de arrumar tudo rapidinho, podemos perder a mão, deixando o móvel com excesso de informação visual. E o pior: depois fica difícil encontrar e tocar algo ali…

Para uma pegada mais sofisticada, opte pelo minimalismo na hora de renovar qualquer cenário da sua casa ou escritório. Vale para a estante também, ok? Dê preferência aos objetos de cores e formas neutras. Por exemplo: velas ou vasos harmoniosamente dispostos nas prateleiras.

Decorar estantes

Uma estante com proposta de auxiliar no cantinho de leitura combina bem com esculturas e peças decorativas fazendo o papel de aparadores de livros. Uma boa ajuda na organização do ambiente e que dá uma verdadeira aula de décor para ninguém botar defeito.

E que tal aproveitar a própria estante como divisória do ambiente, demarcando espaços em cômodos integrados. Além de decorar, o móvel divide com graça hall e sala de estar. Invista em estantes vazadas e capriche nos enfeites leves, que transmitam sofisticação.

A estante do home office merece um cuidado extra em sua composição, uma vez que une organização e objetos pessoais. Mescle com equilíbrio os livros e materiais de trabalho. Decore os cantos livres com itens capazes de mostrar a sua personalidade.

Estantes podem ser modernas, com ar provençal, vintage ou pop. As opções no mercado são muitas. O que não pode faltar é o seu estilo pessoal para decorar e deixar os ambientes mais bonitos, funcionais e agradáveis.

Espero que as dicas de decoração de estante deste artigo possam ajudar a deixar o seu projeto do jeito que sempre sonhou.

Até breve!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */