Decoração

Decoração de sala de estar grande: Criando um ambiente acolhedor

Sala de estar grande

A decoração da sala de estar é como um cartão de visitas: diz muito do estilo do morador e dos demais cômodos. Por este e outros motivos, merece atenção especial.

Quando o espaço é amplo, certos cuidados e dicas precisam ser levados em conta para garantir boa proporção e equilíbrio entre os itens e o restante da residência.

A sala de estar espaçosa permite usar cores escuras nas paredes, acessórios ou móveis. Aliás, a quantidade de mobília e peças decorativas também tem mais liberdade quando a área é generosa, ao contrário da decoração de sala de estar pequena.

Sala de estar grande decoração

Portanto, se você pode, não dispense esculturas, quadros, tapetes, cortinas, almofadas, pufes, poltronas, aparadores e tudo a que tem direito para conquistar o visual e o conforto merecidos.

Sempre lembrando que decoração de sala de estar, por maior que ela seja, necessita de uma dose de integração, de ‘conversa’ entre os ambientes – por mais ecléticos que possam ser os projetos contemporâneos.

Por exemplo: o recomendado é manter o mesmo padrão nos revestimentos, acabamentos e estofamentos. E a divisão dos espaços pode ficar por conta de tapetes ou móveis.

Sala de estar ampla: como decorar sem errar na dose

É comum ouvir reclamações sobre falta de espaço. Ainda mais com empreendimentos cada vez menores nas grandes cidades. No entanto, quando sobra área livre e a pessoa não sabe bem como aproveitá-la, isso pode incomodar também.

Não é raro ver nas revistas especializadas salas enormes e lindas nas fotos – muito bem-produzidas, é bom destacar. E ao vivo, como será o cômodo? Muitas vezes, parece desconfortável, pouco acolhedor e até um tanto quanto “frio”.

Por outro lado, tornar uma sala de estar grande mais aconchegante não significa entupir cada cantinho de elementos dos mais variados formatos, tamanhos, cores, funcionalidades (estas, na verdade, nem sempre eles têm, para piorar a situação). Móveis e mais móveis não resolvem! Até rimou…

Sala de estar

Vejamos um exemplo: quando temos lugares demais para sentar, a sala de estar acaba ficando com aquele jeito de sala de espera, sabe, tipo clínica ou hospital? Pois é mais ou menos isso… E vamos combinar que dificilmente algo assim é confortável.

A solução é criar uma espécie de interrupção no ambiente. Pode ser através de estantes, tapetes ou cores, não necessariamente um obstáculo. A ideia é tirar a impressão de “enormidade”, deixando o lugar mais aconchegante e proporcional, é claro.

Sala de estar com mesa

Deu para perceber pelo artigo de hoje e vários outros que proporção é a palavra mágica que pode transformar qualquer ambiente, seja ele grande ou pequeno?

Com as dicas precisas, até a decoração da sala de estar maior do que você possa imaginar é capaz de acomodar a todos com muito carinho.

Para completar o cenário revigorante e agradável, quadros e artes nas paredes. Eles servem de ponto focal, atraindo olhares e expulsando a monotonia de uma superfície lisa demais; e ainda auxiliam na questão da proporcionalidade da qual falamos acima.

A decoração das paredes da sala de estar ajudam a marcar espaço e colorir o ambiente. O truque é apostar em quadros grandes, em equilíbrio com a área, ou usar vários deles, com imagens, pôsteres e fotos preenchendo grande parte da parede.

E nunca é demais reforçar: salas enormes sem tapete, nem pensar! Já reparou que não combina? Falta, sim, alguma coisa… Sem contar a delícia que é ficar descalço ou deitar no chão devidamente coberto com um lindo e macio tapete.

Dependendo da cor e do material, a peça deixa o ambiente mais sóbrio, neutro ou divertido. De qualquer forma, a diferença que ela dá ao piso serve de divisão para salas integradas, entre outras funções.

Decoração de sala de estar grande é tudo de bom! Se você tiver oportunidade de investir nela, aproveite as dicas e arrase no décor!

Até breve com muito mais…

Sobre o autor

Fatima