Decoração

Decoração da sala de estar: detalhes que fazem a diferença

A decoração de um ambiente pode influenciar até o humor de seus moradores. Sem contar que uma sala de estar bem planejada e decorada faz o maior sucesso também com as visitas, não é mesmo?

Existem inúmeras formas de deixar um espaço mais agradável, confortável e bonito. Cada pessoa tem seu gosto, seu estilo. Porém, certos detalhes contam bastante na hora de montar cada cantinho e a decoração da sala de estar.

Veja também – Decoração com home theater: faça dela a estrela da sua sala

A mesa de centro, por exemplo, não é obrigatória, mas o móvel costuma ser um diferencial. Ele serve para apoio dos pés nos momentos mais descontraídos sozinho ou com a família; acomoda bandeja com petiscos na reunião informal com os amigos, entre outras utilidades.

mesa-de-centro-sala-de-estar

Em geral, a mesinha de centro ideal é pequena, proporcional, ou seja, não atrapalha a circulação. E deve ser posicionada a uma distância de 50 cm do sofá para não prejudicar a passagem.

Outra dica: mesa de centro em acrílico ou vidro fica perfeita em cômodos com pouco espaço, pois é moderna, clean e quase “transparente”.



mesa_de_centro_de_vidro_pure

Ok, mas acertar na compra dos móveis não resolve tudo na decoração da sala de estar. É preciso, ainda, mandar bem na distribuição deles no ambiente. Tente fazer isso de maneira inteligente, funcional e harmoniosa, cuidando sempre para não impedir o vaivém.

Também é importante criar certos pontos de “respiro”, isto é, áreas sem qualquer obstáculo. É com equilíbrio entre mobília e espaços livres que se consegue uma sala de estar agradável, boa de convivência.

Veja também – Decoração para sala de TV: sugestões para você caprichar

Quem gosta de ter que abrir passagem retirando coisas do lugar o tempo todo ou de tropeçar nos móveis? Ninguém, não é verdade? Por isso, livre-se de excessos ou mude a disposição dos itens que compõem a decoração da sala de estar.

Apesar de a mesa de centro ser útil, se o cômodo for estreito, troque-a por uma mesinha lateral. Ela acaba sendo mais apropriada para apoio de bebidas, controle remoto, comidinhas e muito mais.

mesinha-lateral-sala-de-estar

Truques e dicas de decoração para salas de visitas

Quando o espaço horizontal da sala é limitado, o segredo é usar prateleiras e nichos. São elementos que ajudam a organizar objetos ou peças colecionáveis.

Embora o modelo das prateleiras e nichos dependa muito do restante da decoração, em geral, é interessante dar preferência aos que possuem linhas retas e cores neutras.

prateleiras-e-nichos-sala-de-estar

Para aproveitar melhor os espaços, a integração de ambientes é cada vez mais utilizada. É quando paredes são retiradas, criando-se uma grande área que une sala de estar, sala de jantar e cozinha.

Mas, a estratégia da convivência requer alguns cuidados, tais como instalar uma coifa na cozinha. O equipamento evita que o cheiro de comida, em especial a gordura, tome conta da área social, comprometendo o bem-estar dos moradores e visitantes.

sala-cozinha-sala-de-jantar

Pensa que acabou? Não! Tem mais… Uma sala minimalista é outra boa saída quando o desafio é decoração da sala de estar pequena.

Uma curiosidade para quem não sabe: o minimalismo foi um movimento artístico que invadiu a arquitetura no século XX. A ideia central dele é usar menos elementos para obter melhor solução estética. Ou seja, menos é mais!

sala-de-estar-minimalista

Então, foca no minimalismo é aproveita para fazer um check-list do que é realmente necessário para montar sua sala de visitas. Risque o que for somente decorativo, que apenas toma o precioso espaço sem oferecer nada em troca.

Veja também – Decoração da sala: confira dicas, novidades e soluções

Lembre-se: quanto menor o número de peças para compor o décor, mais clean e espaçosa ficará a sua sala de estar.

A famosa lei do desapego é muito bem-vinda para se desfazer dos objetos e móveis que só poluem a identidade visual e não têm funcionalidade.

Sucesso com a decoração da sala de estar e até o próximo post!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */