Decoração

Decoração da sala de jantar: novidades e dicas

O local em que fazemos nossas refeições precisa ser harmonioso, organizado e, claro, bonito. Uma combinação saborosa de funcionalidade e estilo para agradar aos moradores e visitantes.

Sala de jantar bem-decorada é um prato cheio para quem não dispensa bom gosto na hora de distribuir móveis, enfeites e utensílios, mesmo que o cômodo não seja mais tão formal como era antigamente.

Sim, com a redução no tamanho dos imóveis, ter um ambiente exclusivo para as refeições tornou-se cada vez mais raro. A sala de jantar, quando mantida, é planejada de forma que fique mais casual, com ares mais despojados. Mas, nem por isso, precisa ser montada “de qualquer jeito”.

Atualmente, os projetos fazem das salas de jantar ambientes de convívio e descontração com a família e os amigos, servindo de espaço para reuniões sociais diversas, e não somente um lugar para tomar café, almoçar e jantar.

No entanto, tudo isso não quer dizer que os elementos clássicos – como cristaleira, aparador, mesa e cadeiras – não possam ser utilizados. Na verdade, as mudanças maiores estão nos formatos, materiais e cores. É o caso, por exemplo, dos tecidos nas paredes e do plástico na mesa.

sala-de-jantar-com-tecido-na-parede

O que vemos hoje é mais ousadia na decoração da sala de jantar. A inovação surge em forma de louças “divertidas”, cheias de humor e estampas criativas. Até o tradicional “barzinho” está sendo remodelado, muitas vezes ganhando visual de bar mesmo, inclusive com apetrechos.

bar-sala-de-jantar

Outra novidade na decoração da sala de jantar diz respeito aos lustres. Em vez dos antigos modelos cheios de pompa, luminárias e demais recursos de iluminação ganham lugar marcado no ambiente.

Sem dúvida, o local está mais descontraído, graças a spots embutidos em sancas e arandelas cheias de estilo, etc.

sala-de-jantar

Em matéria de decoração da sala de jantar, a imaginação pode ir longe também, assim como a concepção dos demais espaços da casa.

O que não pode é ignorar uma regrinha básica no caso da integração a outros ambientes: o espaço livre para circulação e “serviço”. É preciso tomar um pouco mais de cuidado na decoração de salas de jantar ligadas às de estar ou à cozinha americana.

Em outras palavras, o bom e velho hábito de partilhar comida e momentos agradáveis pode (e deve) continuar existindo. Só que os lugares extras na mesa não podem atravancar corredores e acabar com o trânsito de pessoas pelo local.

Dicas para decorar sala de jantar

Mesa principal – ela define muito, ou quase tudo, do que estará em volta. Afinal, decoração da sala de jantar é, principalmente, a mesa, algumas cadeiras e um móvel de apoio (aparador ou buffet). A escolha certa do modelo impede, inclusive, que as áreas de circulação sejam bloqueadas.

É importante deixar um espaço mínimo de passagem entre a mesa e o restante da mobília ou paredes. O ideal é que seja de pelo menos 120 cm, especialmente se houver balcão ou algum outro móvel que precise abrir portas.

Se não for possível, é recomendado o mínimo de 90 cm para manter uma área de circulação livre. Tem coisa mais desagradável do que ter que levantar da cadeira a todo instante para alguém passar pois o espaço não é suficiente? Que chato!

Sobre o formato da mesa, as redondas permitem encaixar mais pessoas, porém, ocupam muito espaço. Por isso, são indicadas para salas de jantar circulares ou quadradas. O mesmo vale para as mesas no estilo triangular.

mesa-redonda-sala-jantar

Quanto às retangulares, ficam perfeitas em salas de jantar mais estreitas, respeitando a forma do próprio cômodo.

modelo-sala-jantar-retangular

Então, estas foram as dicas de decoração da sala de jantar. Espero que você possa colocá-las em prática e deixar sua casa mais bonita e agradável para todos.

Sucesso e até breve!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */