Decoração

Decoração de salão de beleza: funcionalidade e estilo para impressionar seus clientes

A decoração de salão de beleza precisa encantar, pois é uma espécie de cartão de visita de um lugar que essencialmente trabalha com estética. Então, é bom dar o exemplo, concorda? Para você que tem um negócio assim, dá uma olhada nas dicas do artigo de hoje:

• Antes de colocar a mão na massa, certifique-se do público que deseja atender. É unissex? Clássico? Infantil? Só feminino ou masculino? É moderno?

• Tenha em mente que tamanho não é documento. É possível ter charme na decoração de salão de beleza pequeno. Basta usar os truques certos. A cor única no piso é um deles, e que ainda ajuda a aumentar visualmente a área.
E mais: um tom neutro é melhor para combinar com outros elementos e prático quando você quiser trocar a cor das paredes ou objetos. Piso de concreto, por exemplo, é moderno e fácil de limpar.

• Paredes – merecem muita atenção! O papel proporciona elegância, é versátil e de fácil manutenção. Escolha o estilo de acordo com a imagem que precisa passar para os seus clientes.

Se optar pela tinta, não abra mão da qualidade, mesmo que pague um pouco mais caro. O resultado final no acabamento compensa!



As cores das paredes fazem muita diferença. Respeite a identidade visual do seu negócio mantendo o padrão para fachada, cartão, logotipo e paredes. Desse modo, seu salão é reconhecido mais facilmente. Evite tons muito divergentes no mesmo ambiente. Pode causar uma sensação desagradável, de falta de harmonia.



• Mobília – aposte na versatilidade e nos tamanhos mais compactos. A organização é fundamental em um salão de beleza. Os móveis ajudam a manter o local de trabalho funcional e agradável.

Invista em qualidade. Lembre-se que não trocará a mobília por um bom tempo. Ela precisa durar.

• Área de espera – prefira sofás ou longarinas, para que mais pessoas possam se acomodar. As poltronas dificultam um pouco as coisas neste sentido. A não ser que você tenha um espaço enorme e possa misturar os tipos de assentos. Não esqueça de manter revistas, catálogos e outros itens para o cliente se distrair enquanto espera.

• Iluminação – é tudo em um salão de beleza. O ambiente não deve ser escuro ou dificultará o trabalho dos profissionais e deixará os clientes desconfortáveis. Capriche nas luzes de teto de maneira que facilite a visualização dos serviços, mas sem incomodar ninguém.

• Quadros e pôsteres – eles deixam o salão de beleza mais atraente e ainda servem para inspirar as criações. Por isso, acrescente imagens de cortes e penteados com pessoas de estilos diferentes, texturas e cores de cabelos diversas. Mas mantenha o padrão do seu projeto de décor, sem exageros!

• Funcionalidade e design – o cantinho da manicure pode dar um show à parte na decoração, aproveitando os próprios objetos como parte do design.

Que tal colocar várias prateleiras de esmaltes na parede para liberar espaço no chão? A dica é ótima especialmente para quem tem pouco espaço, mas vale para todos os salões. Ah! Lembre-se de manter tudo organizado!

• Moderno – para uma proposta atual de decoração de salão de beleza, invista em peças de linhas retas e cores ousadas. A ideia inclui poucos móveis, ok?

• Retrô – aposte em itens delicados que remetem aos salões de beleza antigos. O resultado é um visual elegante e aconchegante.

• Recepção – procure um balcão versátil que possa acomodar agendas, alguns produtos e catálogos. Sempre em sintonia com o restante da decoração, mas que tenha um certo destaque. Afinal de contas, é ali na recepção que o cliente tem o primeiro contato com a sua empresa.

• Mesa do cabeleireiro – precisa proporcionar acesso rápido à tesouras, escovas, secadores e demais produtos de trabalho. É uma das partas mais importantes de um salão, pois ali o cliente vive sua experiência real, que mexe com sua autoestima.

Outra dica é utilizar uma boa iluminação. Existem projetos inspirados em camarins que chamam bastante atenção, são bonitos e ainda permitem que a pessoa que está sendo embelezada brilhe para valer.

Vale a pena também disponibilizar armários tipo colmeia ou nichos, porque eles têm um espaço razoável e mantêm os itens separados, deixando o salão sempre organizado e agilizando os serviços.

Partiu colocar as sugestões de hoje em prática!

Sucesso!

Até a próxima…

Sobre o autor

Fatima