Decoração

Decoração de sótão: ideias para aproveitar melhor o cantinho

Sótão não é algo muito comum por aqui. E quando existe, nós brasileiros acabamos deixando o lugar para guardar coisas sem muita importância. Mas, com uma boa decoração de sótão, é possível transformar o espaço para as mais diversas finalidades.

Pode ser uma sala de tevê, quarto de visitas, home office (forte tendência atualmente), sala de jogos, cantinho para os brinquedos da criançada, lugar sossegado para a leitura e várias outras propostas.

Geralmente, os sótãos são ambientes pequenos e menos iluminados. Por isso, um dos segredos para harmonizar o cantinho é escolher bem os móveis. Assim como os quartos pequenos, eles precisam de mobília compacta e clara.

Porém, a falta de espaço não é justificativa para uma décor sem graça. Invista nos detalhes, explore outros aspectos que não dependem de quantos metros quadrados estão disponíveis.

A beleza e o colorido do ambiente podem ficar por conta de quadros, luminárias, tapetes e roupa de cama. Aí, o restante do ambiente (paredes, piso e móveis) pode ficar clean numa boa. Aproveite as cores onde for possível para dar um efeito divertido e agradável – sem exageros, ok?

Se o espaço contar com janela, deixa-a aberta sempre que possível, não importa o tamanho dela. É preciso arejar o sótão e aproveitar a luz natural que vem de fora. Uma economia extra que ainda deixa o local mais aconchegante e agradável.



Normalmente, este tipo de acomodação é para ficar por pouco tempo, uma vez que é algo menor. Mas não quer dizer que tenha de ser desconfortável.

Uma dica é não colocar muitos objetos ou móveis nele, como um guarda-roupa, por exemplo. A não ser que seja exclusivamente um closet, como vamos ver a seguir…

Quarto de visitas

Para ter uma decoração de sótão linda e adequada a um quarto de hóspedes, por exemplo, dê preferência às cores neutras e suaves. Desta forma, seus parentes e amigos não ficarão cansados ou incomodados com tonalidades vivas.

Afinal, o espaço é pequeno e se não for arrumado direitinho pode até causar uma certa sensação de claustrofobia ou algo parecido. Por isso, o recomendado para ele é apostar em clima de romantismo, aconchego e delicadeza nas cores das paredes e pisos.

Cantinho do bebê

O sótão serve também para área de lazer e descanso das crianças. Mas a decoração dele não deve incluir peças como balanços ou trampolins, pois o telhado é baixo e pode provocar acidentes durante a brincadeira.

Tomados os devidos cuidados, o espaço é ótimo para recreação e, no caso dos bebês menores, um soninho para lá de tranquilo.

Quarto multiuso

Que tal uma sala de estudos, leitura ou trabalho no sótão? A proposta serve para a criançada mais crescidinha colocar as tarefas escolares em dia, para o casal que costuma trabalhar em casa de vez em quando ou precisa de um local reservado para ler.

Basta adaptar o ambiente ao gosto e estilo de seus moradores.

Closet

Para você que deseja um espaço feminino extra exclusivo, a decoração de sótão pode ter ênfase em roupas, sapatos e acessórios. Quando falta área livre no restante da residência, um lindo closet no sótão é um charme a mais – e um motivo extra para manter tudo organizado.

Home Office

Uma super tendência atualmente é trabalhar em casa. E o sótão pode muito bem ser útil neste sentido.

Capriche na decoração dele e tenha sempre um local para se concentrar, deixar material de trabalho, documentos e tudo o mais que for preciso, sem se preocupar em carregar a papelada de um lado para outro.

Espero que tenha gostado das ideias de decoração de sótão. Caso você não possua um, pode aproveitá-las para arrumar aquele quarto menorzinho que você tem em casa.

Sucesso! Até breve…

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */