Casa Decoração

Decoração de varandas: defina seu estilo e capriche nos móveis

Pequenas ou grandes, as varandas passaram muito tempo ali, meio que esquecidas, em último plano. Mas, de uns tempos para cá, viraram o xodó nas casas e apartamentos. Por isso, hoje eu trago sugestões de decoração de varandas.

A peça central do décor é, sem dúvida, a mobília aconchegante. Afinal, varanda dá um toque especial ao ambiente, serve de espaço para receber os amigos ou descansar depois de um dia agitado.

Pouco espaço não é desculpa para abrir mão de uma bela decoração. Para as varandas pequenas, existem móveis simples e charmosos, além de várias ideias para um jardim vertical encantador.

Decorar-varanda-de-apartamento-pequeno-0051

Planta dá vida até mesmo ao local mais sem graça – o que não é o seu caso, claro. E jardim elevado decora sem tomar espaço da circulação das pessoas, por exemplo.

Pufes, mesinhas redondas e bancos são as opções ideais para receber convidados com muito estilo. E ainda podem servir de apoio para bebidas e comidinhas.

E que tal desacelerar depois de um dia corrido deitado (a) em uma linda rede colorida decorando a varanda? A sacada tem tudo para ser o lugar para recarregar as energias ouvindo uma música, lendo ou, simplesmente, descansando sem pensar em nada.



O aconchego da varanda fica completo com vasos grandes e cachepôs, além de painéis de madeira ou sisal, criando um clima para lá de zen. E tem mais: bancos de madeira, almofadas futon coloridas e poltronas de vime também são excelentes pedidas neste caso.

Aí é só deixar no cantinho um apoio para colocar velas e incensos… e relaxar…

Quanto à decoração de varandas mais amplas, é possível criar um verdadeiro jardim, incluindo vasos grandes e deck de madeira. Charme, leveza e beleza para aproveitar a qualquer momento.

varanda-gourmet-de-apartamento-em-sp-de-310-m-com-projeto-de-interiores-por-mayra-lopes

O importante é que o projeto tenha a sua cara! Por exemplo: se achar que plantas são mais difíceis de cuidar devido sua rotina de trabalho e estudos, talvez um cantinho para leitura e descanso seja o mais indicado, e necessário.

Não que não possa haver um detalhe que remeta à natureza, mas não serão as plantas os pontos centrais da decoração da varanda.

Mais dicas e sugestões para decorar varanda

Bater papo é sempre um bom pretexto para ficar no terraço ou varanda. E, assim como as cozinhas, as varandas ganharam nova função nos imóveis. Ou seja, são cômodos integrados ao restante da residência. Principalmente por causa da metragem cada vez menor dos imóveis.

Muitos dos novos lançamentos de apartamentos trazem projetos que incluem varandas gourmets. Porém, seja este o estilo ou não, é fundamental planejar a decoração, para que o espaço seja aproveitado ao máximo.

varanda-gourmet-pequena-665x444

Um dado curioso é que a varanda pode ocupar até 30% da área total do imóvel. Sem dúvida, este ambiente vem assumindo novas funções em projetos de arquitetura: é parte da sala de estar ou um cantinho gourmet; espaço de jantar e até home office.

E sabe aqueles ombrelones, usados originalmente em piscinas e praias? São boas opções para fazer sombra em decoração residencial. O item ganhou espaço no paisagismo de jardins e varandas, com diferentes formatos e tamanhos, além de angulações especiais.

Os ombrelones são acessórios que transmitem charme e personalidade aos ambientes. Assim, você e seus convidados podem ser protegidos dos raios solares enquanto aproveitam o clima de tranquilidade e confraternização que só uma varanda pode proporcionar.

Ideias, móveis e objetos não faltam para a sua decoração de varanda ficar impecável. Sucesso, e até breve com mais dicas!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */