Decoração

Decoração industrial e como ela pode transformar seu ambiente

Mudou de casa ou quer mudar a cara da sua casa? Já pensou na decoração industrial como opção para criar um ambiente com um estilo bem original? Você conhece esse estilo de decoração? Continue lendo.

A origem da decoração industrial

Como o próprio nome diz, a decoração industrial foi buscar nas fábricas e depósitos industriais os elementos para compor o cenário de ambientes residenciais. Na realidade, o surgimento da decoração industrial se deu no sentido inverso, ou seja, ambientes industriais abandonados foram reaproveitados para a ocupação residencial.

Isso teria acontecido nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1970, embora existam também relatos de outras origens. Esses ambientes ficaram conhecidos como loft. O fato é que os lofts ganharam maior visibilidade nos anos 70, quando passaram a fazer parte de cenários em filmes e seriados na TV e no cinema.

Sobre a origem novaiorquina, sabe-se que o bairro do Soho era muito frequentado por artistas, músicos e arquitetos, que tinham adquirido a preços baixíssimos alguns prédios e galpões industriais abandonados. Além de baratos, eram locais muito espaçosos, tanto que lá os artistas fixaram suas residências e seus estúdios de trabalho. A região estava abandonada havia décadas.

Com os projetos de revitalização da prefeitura, a região foi se tornando cada vez mais valorizada. Hoje em dia, os lofts são propriedades caríssimas e já não pertencem mais a aqueles artistas que os criaram do nada, praticamente.

Decoração industrial: características

A decoração industrial deixa o ambiente com um aspecto bem urbano, ao mesmo tempo em que se notabiliza pela simplicidade, tendo por esse ponto de vista alguma semelhança com uma decoração de estilo rústico ou vintage. Contrasta bastante com estilos mais sofisticados.

Alguns fatores presentes no ambiente podem favorecer a adoção de uma decoração industrial, como os destacados a seguir.



Paredes e piso

As paredes e o piso sem acabamento deixam um ambiente com tijolos e cimento expostos. Para compor esse cenário, objetos e móveis em madeira, tecidos macios e de pele falsa são os mais indicados.

Ambientes espaçosos

Como em um galpão industrial, um espaço amplo e sem divisórias pode abrigar a sala, a copa e a cozinha da casa. Claro, cada parte desse cômodo único com sua mobília característica. Fica bem funcional.

Tubulações, canaletas e vigas expostas

Também faz parte de uma boa decoração industrial a passagem de tubulações, canaletas e vigas expostas. De alguma forma eles dão um toque de modernidade ao ambiente. Acessórios de cores vivas podem quebrar o “peso” desse visual tão cru.

Portas e janelas

As portas devem ser de estilo rústico. Já as janelas devem ser amplas, basicamente compostos por vidro e ferro. Com elas, a ideia é explorar ao máximo a claridade natural do dia.

Ambientes versáteis

Além de amplos e integrados, os grandes cômodos da casa podem desempenhar mais de uma função, A sala, por exemplo, pode se tornar um quarto à noite. Dependendo do arranjo, copa e cozinha podem formar um só ambiente.

Acessórios

Se o seu ambiente não tem exatamente as características mais adequadas para uma decoração industrial, você pode fazer uso de papéis de parede ou pinturas que reproduzam isso. Cadeiras metálicas, banquetas de plástico e luminárias de cobre com aramado também reforçam a aplicação do estilo.

Móveis metálicos ou de madeira de demolição, móveis antigos reaproveitados, arte urbana (grafite), cores neutras e tons terrosos são outros elementos que complementam bem o ambiente.

Algumas variações em torno da decoração industrial

Quando falamos em decoração industrial, podemos estar nos referindo a ligeiras diferenças de abordagem:

  • em uma decoração industrial pura, absolutamente todo o ambiente é composto por elementos que remetem ao industrial, da estrutura do local aos acessórios decorativos; alguns detalhes que ajudam a compor esse estilo:
    • nos quartos, cores sóbrias, como marrom e preto;
    • na cozinha, tons claros como o cimento queimado e o branco; azulejos quadrados simples, estantes e cadeiras de aço;
    • outros bons elementos são os pisos de madeira, as paredes com tijolos à mostra, luminárias com tubos também à mostra, escada de ferro em caracol para o mezanino.
  • podemos ter ambientes em que apenas os acessórios da decoração sejam do tipo industrial; nesses casos, os seguintes detalhes devem ser observados:
    • paredes pintadas em cinza;
    • tubos com iluminação aparente saindo do teto;
    • uma geladeira retrô na cozinha;
    • as cores podem ser um pouco mais vibrantes, não apenas sóbrias;
    • mesclar móveis mais modernos com outros típicos de galpões industriais.
  • podemos adotar uma decoração vintage, em que, além da referência ao industrial, os elementos decorativos sejam também antigos; exemplos:
    • mesas e estantes de madeira típicos de décadas passadas;
    • banquetas, bules, vasos, etc.
  • podemos também combinar a estrutura industrial do ambiente com elementos decorativos mais sofisticados, coloridos e de design moderno, formando um “industrial chic”.

Os diferentes ambientes da casa

Alguns itens específicos de cada ambiente também devem ser agregados à decoração.

A cozinha

A aparência de uma cozinha com decoração industrial costuma ser uma combinação entre tijolos e metais. Móveis de madeira de demolição e luminárias de cobre pendentes completam o ambiente.

A sala de estar

Uma sugestão de acessórios para compor o ambiente da sala de estar inclui: um sofá de cor escura, um relógio de parede com algarismos romanos, um baú de madeira de demolição, luminárias geométricas.

A sala de jantar

Móveis de madeira ou metal, com uma luminária forte pendurada no teto, na altura do centro da mesa. Eis o essencial de uma sala de jantar.

O quarto

Para o quarto, aposte em móveis de ferro com cores sóbrias. Preencha o ambiente com objetos que tragam à lembrança bons momentos; isso torna o quarto mais acolhedor.

O banheiro

Encanamentos à mostra, uma bancada de cimento ou madeira e uma das paredes sem acabamento deixarão esse babheiro bem cru, como deve ser.

O escritório

Sim, você também pode ter seu escritório com uma decoração industrial, seguindo basicamente as mesmas linhas dos demais cômodos apresentados. A mesa de trabalho apoiada sobre cavaletes fica bem original.

Conclusão

Você deve ter notado que as sugestões de decoração industrial, ao buscar a simplicidade, acabam se mostrando também econômicas. O reaproveitamento e a improvisação de objetos e materiais se encaixam bem com o estilo.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */