Decoração

Decoração Pop Art é diversão, alegria e cores. Inspire-se!

No final da década de 1950, surgiu um movimento artístico que viria influenciar diversos outros, a pop art. A mistura é um de seus pontos fortes. E a decoração pop art não é diferente; traz um mix de materiais simplesmente impossível de passar despercebido.

São fotografias, pinturas, colagens e repetições inesquecíveis. Os temas remetem aos produtos industrializados produzidos em série.

Uma das características da pop art sempre foi mexer com signos estéticos de várias fontes, mas usando como material de produção tinta acrílica, látex, poliéster – sempre em cores intensas e brilhantes.

Assim, foi capaz de representar objetos do dia a dia em tamanho gigante, ou seja, de transformar o real em hiper-real.

Seguindo essa linha de pensamento, brincou com a publicidade, as histórias em quadrinhos, grandes astros do cinema e da música, enlatados, aparelhos eletrônicos, ilustrações e design.

Quem nunca viu por aí reproduções de mitos como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson, Marlon Brando e Elizabeth Taylor em tons vibrantes feitos por Andy Warhol, um dos principais artistas da pop art nos Estados Unidos?

Bem, mas afinal, e a decoração pop art, o que tem a ver com isso? Ela está em todos os lugares, e mais pop do que nunca. Decorar um espaço com essa cultura colorida e descontraída tem tudo para dar certo, muito-super- hiper-certo, falando na linguagem própria dela.



Entenda melhor como é uma decoração pop art

O segredo é brincar com cores fortes e formas geométricas. Com uma dose de criatividade e ousadia, sala de estar, quartos, banheiros, cozinhas, enfim, qualquer cômodo fica mais original e jovial.

Uma dica fundamental é misturar cores vivas e alegres, alguns elementos com aspecto retrô e personalidades da moda, cinema ou música.

Caso você tenha medo de ousar demais, o truque dica é ir aos poucos, mudando uma peça aqui, outra acolá. Podem ser itens mais sutis para começar…

Mas não é para pintar todas as paredes da casa e trocar a mobília inteira, ok? O estilo pop art de decorar combina com o que você tem aí neste momento.

Qualquer tipo de ambiente, do mais clássico ao mais rústico, pode ganhar um quadro colorido típico do movimento pop e novos ares em um instante.

Porém, a união de certos elementos, cores, móveis e adereços dá um toque especial, com ainda mais cara de pop art, digamos…

Veja quais são:

• Criar movimento por meio de formas, cores e combinação de vários materiais;
• Dar preferência à cores como verde maçã, rosa e azul forte, nas paredes e peças de decoração;
• Elementos decorativos de plástico, papel, vidro, pele e materiais sintéticos (pode misturar sem medo de ser feliz, inclusive no mesmo espaço);
• Formas geométricas nos móveis;
• Mesas compridas e de pé baixo;
• Móveis e acessórios decorativos de épocas passadas, pois a corrente que inspira a pop art já tem alguns anos;
• Poltronas e cadeiras ergonômicas, além de almofadas grandes e pufes;
• Usar motivos geométricos e florais nos acessórios, parede e móveis – utilizando as cores lilás, rosa, marrom e salmão.

Dicas são apenas isso, dicas. E podem muito bem serem reinventadas quando o assunto é decoração pop art.

O bacana desse estilo é que não existe uma regra! Você pode deixar as paredes neutras e abusar dos móveis e objetos coloridos ou mandar ver nas cores em simplesmente TUDO. O resultado sempre será alegre e divertido, não tem erro!

Quem manda é a sua criatividade e ousadia. A liberdade é enorme para criar e se divertir enquanto cuida da decoração. Com as cores da pop art, seu décor é sinônimo de modernidade, de um jeito que nenhuma outra proposta é capaz de proporcionar.

Experimente!

Até breve…

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */