Decoração

Decoração provençal: ideias para a casa toda

Decoração provençal

A decoração provençal tem esse nome porque é inspirada em Provença, uma localidade a sudeste da França. A região é famosa por seus lindos e vastos campos de lavanda, um verdadeiro espetáculo de delicadeza e perfume.

Mas a natureza não é a única referência na decoração provençal. É que esse tipo de décor, hoje considerado sinônimo de requinte e sofisticação, na verdade, tem origem na tentativa dos camponeses de terem móveis que lembrassem os da monarquia francesa.

Decoração provençal

As principais características da decoração provençal são: uso de mobília antiga com curvas acentuadas, tons pálidos e aspecto rústico. Não há refinamento, mas um conjunto de detalhes que dá personalidade ao ambiente.

Muita gente acredita que é um estilo delicado ou romântico de decorar, mas não necessariamente. E apesar de muitos itens da decoração provençal atualmente serem bem caros, sob certo ponto de vista, nem é preciso gastar uma fortuna com ela, pois é feita de peças antigas ou reformadas.

A essência desse décor não requer móveis de última geração e, sim, aqueles que a família guarda há gerações, por exemplo. Também é possível aproveitar elementos comprados em antiquários ou brechós.

E mais: para aderir à tendência, você não precisa decorar a casa toda com ela. Os cômodos podem ter somente um toque provençal, sendo que cada um tem peças fundamentais para dar o tom certo.

Que tal começar pela sala de estar? Ela pode receber sofás de modelos antigos completamente estampados ou apenas com almofadas de padronagem floral. Outro item que encaixa bem na proposta provençal é a cadeira de ferro.

Para completar o ar campestre chique, piso de madeira, cores pálidas (pêssego, verde clarinho, creme) nas paredes, lustre de cristal e luzes amareladas.

Decoração Provençal Quarto

A sala de jantar pede uma mesa de madeira mais encorpada, com aspecto cru, ou seja, sem verniz. A pátina é opcional. Quanto às cadeiras, de preferência, arredondadas, com estofados e pés diferenciados. Caso você tenha um armário antigo e louças de porcelana, melhor ainda.

Agora é a vez do quarto, que deve ter camas mais altas, muito volume e almofadas à vontade. Invista também em uma cabeceira de madeira rústica, mas sempre combinando com o ambiente.

Se optar por papel de parede, vá de estampas clássicas, como as florais em tonalidades pálidas. Vale decorar toda a parede ou escolher uma parte dela para conseguir o efeito provençal na decoração do seu cantinho de repouso, que certamente ficará ainda mais agradável.

Mesinhas de cabeceira de madeira, espelhos com molduras trabalhadas ou penteadeiras clássicas são outras alternativas charmosas de décor provençal.

A penteadeira dá um show à parte, seja ela comprada pronta ou encomendada a um marceneiro. As coloridas ficam incríveis! O segredo é investir em tons de rosa pálido ou lavanda, verde menta e branco. São cores ideais para esse estilo e permitem montar um espaço feminino ou neutro.

É hora de criar um banheiro provençal… E, neste quesito, nada melhor do que uma banheira de louça branca no lugar do chuveiro ou, simplesmente, completando as opções de higiene e bem-estar.

Quando não é possível ter um elemento assim, o truque é usar bancada de madeira em vez das bancadas tradicionais da pia do banheiro. O ideal é escolher um modelo com muitas gavetas, além de cortinas, para ganhar aquele toque rústico que a decoração provençal tem.

Arremate o visual com espelhos emoldurados com ferro trabalhado. São peças bonitas e baratas.

Já na cozinha, a dificuldade é abrir mão da comodidade e conforto dos eletrodomésticos em nome de um décor totalmente provençal. Mas você consegue um pouco dele optando por uma ilha de madeira no centro e bancos altos no mesmo material.

Curiosidades sobre a decoração provençal

Nos séculos XVI e XVII, a arquitetura dos palácios era cobiçada até pelos cidadãos mais simples. Então, eles usavam material de baixa qualidade na intenção de criar versões próximas às da opulenta arquitetura real.

O truque para disfarçar as imperfeições da madeira barata era aplicar uma pátina, que descascava depois de certo tempo. Foram essas réplicas camponesas que, posteriormente, fizeram surgir a decoração provençal.

As dicas para ter uma decoração provençal estão aí… Agora é com você! Sucesso, e até breve!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */