Decoração

Decoração rústica: aconchego, beleza e tranquilidade

Sair de moda ela nunca sai, mas é claro que até mesmo a decoração rústica passa por renovações e recebe elementos que dão cara nova ao estilo. No entanto, uma coisa não muda: o aconchego que deve proporcionar.

Decorar um ambiente de maneira rústica não é apenas copiar o visual de uma casa de campo para a cidade, mas transportar o sentimento e a sensação de proteção, que são inspirados em um típico lar rural.

Ao adotar uma decoração rústica, corre-se o (agradável) risco de perder a vontade de sair de casa, de tão gostosa que ela pode ser.

E não é para menos: cores tranquilas como o branco, o bege e o terra contrastam com a alegria colorida dos tapetes de patchwork, capas de almofadas e cobertas de chita.

Em outras palavras, é fazer um décor com tons que lembram a natureza e materiais com pouco acabamento. O resultado é uma riqueza de texturas e detalhes muitas vezes únicos.

Gemütliches Wohnzimmer unter Dachschräge einer Holzhütte

Basta utilizar uma peça com um pequeno rasgo feito por acidente na madeira de demolição reaproveitada, por exemplo, e o charme especial que só a decoração rústica tem dá o ar da graça – e que graça!



Na decoração rústica, não há espaço para a perfeição também das pedras e do ferro. Madeira com veios aparentes, melhor ainda! Tudo isso e vários outros acessórios podem compor os mais diversos ambientes, da sala ao quarto; da varanda à cozinha.

Por falar em cozinha, é fácil lembrar daquelas panelas enormes de ferro penduradas, além de temperos à mostra e potes de grãos. Fora os lindos e típicos tijolinhos aparentes em uma parte da parede. Para completar o clima de fazenda, colheres de pau e fogão à lenha.

E mesmo que você não possa ou não queira levar todos estes elementos para compor a decoração rústica do seu apê, sempre dá para aproveitar um item ou outro, adicionando um tempero extra no bem-estar e aliviando o estresse das grandes cidades.

Para quem mora em casas, a dica é caprichar nos detalhes, tais como artesanato e acessórios despretensiosos; cimento queimado, vasos de flores do campo. E vale a pena apostar também em vigas aparentes na arquitetura do imóvel.

Com certeza, uma combinação de peças para uma decoração rústica de primeira, e que pode ser usada à vontade.

O cenário é perfeito para preparar uma comidinha caseira e receber os amigos!

Agora, se o projeto tem um orçamento mais enxuto, é possível, sim, garantir um décor com jeitinho do campo.

Para começar, a dica é não pensar em reformar tudo. Mantenha o foco e vá com calma, principalmente no que diz respeito à compra de novos móveis.

Hoje em dia, a cama box é muito comum. Então, aproveite a sua caso ela não tenha cabeceira e crie uma, rústica, juntando pedaços de madeiras cortados em tamanhos variados. E está pronta a cabeceira!

E que tal um escritório com jeitão de fazenda, mas sem gastar muito? Sempre tem um móvel antigo largado no sítio da família… A ideia é aproveitar uma mesa esquecida por lá ou madeira de demolição para fazer uma escrivaninha.

Complete o look rural usando pallets na parede – como uma espécie de painel de recados e outros materiais.

Outra dica de decoração rústica e acessível é aproveitar o espelho que já tem em casa ou comprar um modelo com moldura simples. Depois, basta fixar o objeto por trás da nova moldura de madeira e o item está pronto.

tipos-de-espelhos-decorativos-30

Com a sua criatividade e as dicas de decoração rústica de hoje, não tenho dúvidas de que seu cantinho ficará aconchegante como nunca. Experimente!

Até o próximo artigo com mais sugestões!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */