Beleza Cabelos

Dedoliss: aprenda a texturização para definir cachos com os dedos

Você ama os seus cachos, mas até hoje não descobriu como mantê-los definidos e volumosos por mais tempo? Esse é o drama pelo qual toda mulher com cabelos cacheados ou crespos já passou ou ainda vai passar alguma vez na vida. Então, se este é o seu caso, senta aí e relaxa, porque não é o fim do mundo e nem o bicho-de-sete-cabeças que você está imaginando, pode acreditar…

E para conseguir o efeito super definido nos seus caracois, você nem vai precisar gastar com equipamentos modeladores ou produtos sofisticados. Em vez disso, basta alguns truques na rotina, que muitas cacheadas e crespas conhecem pelo nome de texturizações capilares.

Algumas delas são bem famosas, como é o caso da fitagemploppingcoquinhostwistbigudinhos, tranças, entre outras que podem ser uma ajuda e tanto para quem quer modelar os fios. Além delas, outra técnica bastante conhecida para deixar os cachos perfeitos é o dedoliss, que, como o nome já diz, é feita usando os próprios dedos e um bom creme de pentear para garantir o efeito desejado.

Trata-se de um procedimento que consiste em separar o cabelo em mechas e enrolá-las nos dedos, oferecendo um efeito de babyliss. Quer aprender como fazer dedoliss e ter caracois definidos e volumosos por muito mais tempo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo e dicas!

Vamos lá?!

Quem pode apostar?

Você já notou que os seus cachos costumam ser mais definidos em algumas partes e menos em outras? A maioria das cacheadas e crespas, por exemplo, tem mechas mais encaracoladas na parte de trás da cabeça, enquanto as que ficam na frente, próximas à testa, ficam mais ressecadas e esticadas.



Talvez, isso aconteça, na maioria das vezes, no caso de quem acabou de passar pela transição capilar, o que explica o fato de os fios ainda estarem fragilizados pelos anos de alisamentos químicos ou uso regular de secador e chapinha. Partindo desse fato, o dedoliss pode ser a melhor texturização para igualar os cachos e tornar o visual na frente do espelho mais definido e volumoso, digno de um comercial de TV.

Usando os dedos, a técnica é mais detalhada, que consegue deixar os cachos mais definidos e criar um aspecto mais uniforme no cabelo. Por outro lado, se você ainda está em transição capilar, o dedoliss pode não ser o método de modelar cachos mais indicado, a não ser que os fios naturais já estejam maiores que a parte ainda com química.

Caso contrário, para quem ainda está com a maior parte lisa e mais rala, o dedoliss poderá não ser útil na hora de segurar o formato anelado e, portanto, não deverá durar muito tempo no cabelo. Por isso, para igualar as duas texturas de maneira eficiente sem precisar recorrer à fontes de calor, experimente outros métodos, como bigudins, twists ou bobes, por exemplo.

Vantagens e desvantagens

Assim como outras técnicas de texturização, há algumas vantagens e desvantagens em apostar no dedoliss para modelar os cachos. A maior vantagem é que a técnica realmente ajuda a reduzir o frizz, dar mais definição aos cachos e, ainda, aumentar os dias de day after, uma vez que dura bem mais que os demais tipos de texturização.

Por outro lado, ela não é uma boa opção para quem gosta de uma finalização mais rápida, porque o processo pode demorar quase uma hora ou mais. Ainda, o dedoliss também diminui o volume do cabelo, o que significa que, se você gosta do visual volumoso, o ideal é dar preferência para a fitagem, que deixa os fios mais soltos e com mais balanço.

Como fazer dedoliss? Veja passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre o dedoliss, chegou a hora de saber como apostar nessa técnica de texturização com sucesso e garantir ainda mais definição para os seus cachos! Veja passo a passo:

  • Passo 1: Divida o cabelo em mechas pequenas e prenda-as com a ajuda de grampos;
  • Passo 2: Agora, comece a enrolar as mechas da parte de trás da cabeça, próximas à nuca. Para isso, solte uma seção bem fininha e aplique um creme de consistência mais grossa;
  • Passo 3: Em seguida, enrole-a da raiz até às pontas no seu próprio dedo;
  • Passo 4: Agora, segure a mecha presa no dedo por alguns segundos;
  • Passo 5: Feito isso, vá soltando a mecha com bastante cuidado para não correr o risco de desmanchar o cacho que acabou de ser formado;
  • Passo 6: Repita esse mesmo processo em todas as demais mechas do cabelo. Se achar melhor, pode fazer isso apenas nas partes sem definição.
  • Passo 7: Para finalizar, é só deixar o cabelo secar naturalmente ou acelere o processo com a ajuda do difusor;
  • Passo 8: Caso prefira um visual mais natural, separe as mechas com um pouco de óleo finalizador nas mãos.

E aí? Gostou de aprender como fazer dedoliss no cabelo? Conhece alguma amiga que precise aprender também essa técnica para deixar os cachos super definidos? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que ela veja!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */