Decoração

Como deixar a cozinha organizada: 8 dicas imperdíveis

Como organizar a cozinha

O tempo que passamos na cozinha pouco importa. O fato é que um ambiente organizado e limpinho faz toda a diferença, além de facilitar a vida, não é mesmo? Confira agora truques simples para deixar o local de preparo dos alimentos ainda mais prático e charmoso:

Dica 1 – Ordem nos temperos

Que tal reciclar potes de vidro de diferentes tamanhos? Para dar um toque atual às peças, passe tinta lousa nas tampas dos recipientes e use giz para escrever o nome do tempero. É fácil encontrar a tinta em lojas especializadas – e você mesma pode aplicá-la.

O tamanho dos potes vai depender da sua necessidade de acomodar temperos. Nem todo mundo tem uma variedade ou rotatividade grande. Vidros de maionese costumam funcionar também. E são perfeitos para alho e outros ingredientes mais volumosos.

Organizar cozinha

De qualquer forma, sempre dá para deixar tudo organizado; é só escolher a embalagem ideal. Até caixinha de tic-tac pode ser útil!

Depois, basta escolher um local para os potes, otimizando o espaço.

Dica 2 – Os mantimentos

Você pode usar a estratégia anterior para os potes de mantimentos. Mas se for colocar os potes pendurados na parede, tenha mais cuidado em relação ao peso deles, calcule bem isso. Quando necessário, use mais de um parafuso para fixá-los.



Quanto à decoração dos recipientes, você pode usar um padrão que remeta ao tema da sua cozinha, cores contrastantes, imagens de bichinhos, flores, dos próprios alimentos etc.

Dica 3 – Cestos organizadores

Eles são uma mão na roda para organizar a cozinha. Servem para agrupar embalagens, separando o que já foi aberto do que ainda está lacrado, entre outras funções.

As lojas de utilidades domésticas estão repletas de modelos, cores, tamanhos, texturas, para você criar uma decoração ao seu estilo. Os transparentes levam vantagem porque permitem ver o que tem dentro, auxiliando no controle da despensa.

Outro truque é colocar etiquetas nos organizadores. No Pinterest, você encontra inúmeras opções para criar à vontade! Mas existem adesivos prontos nas papelarias, inclusive com superfície de lousa para você escrever com giz, principalmente se você troca frequentemente o conteúdo das cestas organizadoras.

Dica 4 – Alimentos abertos

Por uma questão de higiene, em primeiro lugar, e de praticidade, é sempre bom manter as embalagens de produtos alimentícios ou mantimentos abertos em potes com tampa. Assim, seus biscoitos e outros itens permanecem sempre fresquinhos e podem durar mais.

Ah! O recomendado é separar os doces dos salgados, para um não ficar com o cheiro do outro!

Dica 5 – Utensílios

O segredo para manter os apetrechos de uso constante organizados na cozinha é um painel perfurado, que lembra aquele que você vê em lojas, sabe? Outra vantagem é que você pode alterar a disposição dos ganchos rapidinho, e sem precisar furar a parede.

Até as panelas grandes podem ser penduradas no painel, dependendo do espaço disponível e do material utilizado para compor o suporte. É só comprar ganchos apropriados ao peso de cada peça.

Dica 6 – Acomodando frutas e legumes

Que tal aproveitar o nicho que você já tem para montar um cantinho especial para frutas e legumes? Basta adquirir cestos aramados no tamanho compatível com o seu projeto e fixá-los na parede com ajuda dos parafusos, que normalmente acompanham o produto.

Dica 7 – Adeus bagunça de tampas plásticas

Acabar de vez com a desorganização que os recipientes plásticos podem causar é muito simples! Nada que um escorredor de pratos não possa resolver. Concentre as tampas nele, como se fossem pratos mesmo. E deixe os potes arrumados em um cesto só para eles.

8 – Apoio móvel

Assim como no post “Como deixar o banheiro organizado e mais bonito”, o móvel com prateleiras e rodinhas que você não quer mais no home office é uma sugestão prática para deixar a cozinha sempre em ordem. E ainda facilita a limpeza do cômodo.

É com medidas muitas vezes comuns que aprendemos como deixar a cozinha organizada sem gastar muito e sem estresse, o que ainda é melhor!

Coloque-as em prática você também!

Até breve…

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */