Beleza Pele

Dermaroller: saiba utilizar o equipamento para microagulhamento

O dermaroller é um dispositivo para realizar microagulhamento, uma técnica de tratamento da pele. Ele permite que micro agulhas sejam aplicadas sobre a pele.

O dermaroller é, na prática, um equipamento muito semelhante a um rolo para pintura. A diferença é que, no cilindro de rolagem, são instaladas as micro-agulhas (geralmente, mais de duas centenas). Este cilindro é utilizado para ser rolado sobre a pele, gerando os efeitos desejados.

Como funciona o dermaroller?

O dermaroller é o instrumento utilizado para a técnica chamada de microagulhamento. Esta técnica remodula a pele através da criação de milhares de canais (furinhos) microscópicos nela. Isso estimula a formação de novos tecidos, colágeno absorção de nutrientes ao “ativar” funções do corpo, através dos danos minúsculos.

Quando estes canais microscópicos são criados, o corpo libera uma série de hormônios e componentes de cura, sem a necessidade específica de cicatrização ou coagulação. Assim, o colágeno atua de forma a deixar a pele macia e suave, ao invés de gerar cicatrizes (que ocorrem em grandes machucados).

Por isso, utilizar o dermaroller em um tratamento tem destaque especial na redução de cicatrizes. Seu uso consegue diminuir os tecidos deformados e promover uma nova textura, mais suave, em seu local. Além disso, muitas pessoas acreditam que a técnica consiga promover absorção mais rica de nutrientes.

Como utilizar o dermaroller?

540-needle-dermaroller

A aplicação do dermaroller em casa é bastante segura, e não há restrições além dos cuidados básicos. É necessário, no entanto, conhecer a técnica correta para garantir bons resultados e diminuir riscos de lesão.



Em geral, a melhor ideia é seguir um padrão  de estrela (ou asterisco, mais precisamente). Lembre-se que você está utilizando micro-agulhas, e não deve exagerar no processo. Recomenda-se passar o dermaroller no máximo cinco vezes sobre cada local. Uma passada é contada em um sentido único – se você “for e voltar” com o cilindro, deve contar como dois movimentos.

Sempre que for mudar de movimento, lembre-se de tirar o cilindro do contato com a pele. Isso garante que você abra novos poros, ao invés de passar sobre os locais onde já utilizou as agulhas. Sempre aplique pressão moderada, sem exageros. Diminui a pressão perto dos olhos.

Tente cobrir seu rosto de maneira uniforme. Isso significa não aplicar pressões muito diferentes (exceto ao redor dos olhos), ou passar em excesso em alguns locais. Se você perceber que alguma área ficou sem a aplicação, mas é impossível chegar a ela sem afetar as áreas que já receberam o máximo de passagens, deixe para a próxima aplicação. O mais importante é evitar lesões.

Cuidados após utilizar o dermaroller

Os cuidados com a sua pele após a utilização do equipamento depende do tamanho da agulha utilizada no equipamento. Para agulhas abaixo de 0,5 mm, não há necessidade de cuidados especiais. Acima deste tamanho, é possível que você observe vermelhidão semelhante ao que ocorre após a exposição ao sol.

Além disso, você pode experimentar sensibilidade e um leve inchaço. Isso é normal, e basta manter a área bem hidratada. Evite a exposição ao sol, enquanto houver estes sintomas. Quando os sintomas passarem, tente evitar sair ao sol sem protetor solar por alguns dias. Espere, ainda, dois ou três dias antes de utilizar maquiagem.

Se a área começar a “descascar” após alguns dias, não puxe a pele morta. Deixe que a pele realize seu ciclo de renovação naturalmente, para melhores resultados.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */