Emagrecimento Nutrição

O perigo do desafio da cintura A4 e outras dietas perigosíssimas

Desafio da cintura A4

Uma tendência entre jovens chinesas conhecida como desafio da cintura A4 se tornou o assunto do momento na internet e também polêmica nos noticiários por conta dos possíveis riscos causados à saúde.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

As participantes do desafio posam para fotos com uma folha de papel A4, que possui cerca de 20 centímetros de largura, em frente ao corpo. O objetivo é mostrar as cinturas mais estreitas do que a folha como exemplos das medidas ideais para um corpo perfeito.

Por mais absurdo que pareça, o desafio da cintura A4 inspirou milhares de posts nas redes sociais com a tag #A4waist. Entretanto, nem todas postagens usavam o desafio como parâmetro de beleza. Mulheres começaram a expressar o repúdio ao desafio por meio de mensagens escritas na mesma folha de papel que originou o desafio.

O público levantou os grandes riscos que a tendência viral representava para a saúde de jovens mulheres. Na constante busca por corpos perfeitos e dentro dos padrões inalcançáveis de beleza, mulheres colocam suas vidas na linha pela aprovação da sociedade diante de suas aparências.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Entretanto, o desafio da cintura A4 não é a primeira dieta perigosa a se tornar moda na internet. Conheça 5 outras tendências e todos os perigos que elas podem trazer ao corpo e a mente.

Dieta da papinha para bebês

Criada pela treinadora das estrelas, Tracey Anderson, a dieta da comida para bebês consiste em consumir cerca de 14 potes de papinhas para bebês por dia, com a opção de comer alimentos “comuns” apenas no jantar.

Cada porção da comida específica para bebês contém cerca de 70 calorias, o que representa um valor muito baixo para a quantidade diária recomendada para o corpo adulto.

A dieta não é estritamente proibida pelos profissionais da saúde, mas o indicado é que ela não seja consumida por um período maior do que 7 dias, já que a baixa quantidade de calorias e nutrientes pode causar sérios problemas para o funcionamento de um organismo adulto.

Desafio do umbigo

Nascido no mesmo lugar que o desafio da cintura A4, a China, esta tendência também tem o objetivo de comprovar se alguém está ou não dentro das medidas ideias por meio de técnicas um tanto peculiares.

No desafio, as jovens tentavam dar a volta na cintura com o braço, tentando alcançar o umbigo com uma das mãos. Aquelas que conseguiam concluir tal proeza, poderiam ser consideradas no peso ideal.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Resultando em poses bizarras, a moda viralizou e foi tema de milhares de postagens nas redes sociais, principalmente no Weibo, a plataforma online mais conhecida da China.

Assim como o desafio da cintura A4, a tendência parecia incentivar a busca nada saudável por um corpo irreal e estava longe de incentivar a aceitação das diferentes formas de corpos femininos.

Dieta da solitária

Entre todas as dietas e desafios bizarros que mencionamos, essa pode ser a grande vencedora no quesito esquisitice.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A ideia desta dieta é muito simples: consumir uma lombriga (em forma de pílula) para que ela possa se desenvolver dentro do organismo, absorvendo a comida e reduzindo o apetite. Quando o peso dos sonhos é alcançado, a dieta indica medicamentos que matem o parasita e finalizem o processo.

A prática começou no início do século XX, mas ainda existem pessoas que adotam este método para perder peso.

De acordo com especialistas, a dieta oferece riscos ainda mais altos para a saúde do que o desafio da cintura A4. Além de incentivar a perda de peso pouco saudável, os parasitas podem transmitir doenças ainda mais graves, como anemia e problemas no estômago, nos pulmões e até mesmo na visão!

Dieta do algodão

Popular entre as jovens americanas, a dieta do algodão permite apenas o consumo de líquidos por meio de uma bola de algodão. Diferente do desafio da cintura A4, o objeto não comestível não é só um acessório da dieta, e sim o principal ingrediente! Como? Simples. Embebedando o material no líquido e o engolindo de uma vez só.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A ideia é que o algodão dá uma sensação de saciedade e preenchimento ao estômago sem trazer nenhuma caloria para o corpo. Entretanto, a falta de calorias também representa a falta de nutrientes, o que pode provocar uma perda de peso nada saudável e deficiência de vitaminas importantes para o funcionamento do organismo.

Além disso, o algodão não é digerido pelo corpo, o que pode resultar em séries obstruções intestinais e também oferece o risco de engasgo e sufocamento no momento da ingestão do material.

Dieta do vinagre

Com certeza, você já ouviu falar sobre ou até mesmo já experimentou a dieta do vinagre. Ela é popular e parece inofensiva ao lado de todas as bizarrices que já mencionamos, mas ela também oferece riscos perigosos ao seu corpo.

A dieta recomenda o consumo de uma colher de sopa de vinagre antes das refeições, parece simples, não é? Entretanto, a acidez do vinagre pode causar irritações e sérias queimaduras no estômago, principalmente quando é consumido de barriga vazia!

Um conceito forte por trás da dieta vinagre é a desintoxicação do organismo,  mas os especialistas garantem que não há comprovação do sucesso do vinagre nesta missão.

E então, qual dieta seguir?

Do desafio da cintura A4 à dieta do vinagre e outras inúmeras técnicas mirabolantes para perder peso de forma rápida, qual delas você deve seguir? A resposta é simples: nenhuma! Se o seu objetivo realmente é perder alguns quilos, busque um nutricionista para que ele prepare uma dieta adaptada para seu organismo e sua rotina.

Coloque a sua saúde acima da estética e pense em construir a sua beleza de dentro para fora. Ter mais carinho e amor pelo seu próprio corpo é o principal passo que você precisa tomar para se realizar e encontrar a felicidade que mora em você. Quando você está saudável e cheia de energia, é muito mais fácil desfrutar de tudo que o mundo tem para oferecer além do seu reflexo no espelho!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */