Unhas

Descamação na unha: o que pode ser e como tratar?

Se você já viu suas unhas descamarem e não entendeu o motivo, é bom ler aqui um pouco mais sobre o assunto. A descamação na unha pode estar relacionada aos mais diversos problemas, que envolvem desde má alimentação até problemas com a tireoide ou outras anomalias da sua saúde.

Por isso, se atentar e entender o motivo da sua descamação na unha é essencial e poderá te mostrar pontos importantes sobre o seu corpo.

Muitas mulheres acabam deixando as queixas das unhas somente nos salões e não buscam saber as causas desse problema. Ao notar isso, é importante buscar um médico e explicar o que está acontecendo, para que assim ele possa ver o que pode ser.

Por que as unhas estão descamando?

Assim como já explicamos anteriormente, os motivos da descamação na unha podem variar de pessoa para pessoa. Sempre é aconselhável buscar ajuda profissional de um médico. Caso o problema não seja grave, você pode tentar métodos caseiros através de um tratamento natural que poderá solucionar e também prevenir que o problema persista.

A descamação na unha, quando está ligada diretamente com uma má alimentação, pode indicar uma falta de cálcio no organismo. Se for o seu caso, terá que consumir lácteos como, por exemplo, leites, iogurtes, queijos.

Outros alimentos podem ajudam o corpo na falta de cálcio: espinafre, acelga, rúcula, alface e as demais verduras que possuem folhas verdes.

É muito importante evitar beber líquidos gasosos, café, chá e mate. Consumir esse tipo de bebida pode impedir a absorção do cálcio no seu organismo. Opte por alimentos que possuam vitamina A, B e D.

O problema de descamação na unha pode estar ligada também à falta de hidratação. Por isso, é altamente recomendado consumir muita água diariamente. Frutas e sucos também são ótimos aliados para manter a hidratação em alta, ajudando a evitar a descamação.

Além disso, investir em um bom creme de hidratação para as unhas será uma ótima pedida. Passe sempre em todas as unhas antes de deitar ou após o banho.

Outras causas podem estar fazendo com que as suas unhas descamem. Uma delas é o contato constante com produtos químicos que podem trazer impactos negativos para as unhas.

É recomendável sempre utilizar luvas no contato com produtos de limpeza ou beleza. O contato direto das unhas com esses produtos pode provocar uma irritação e gerar a descamação.

A doença da tireoide também pode trazer um problema com a força das unhas, tornando-as fracas e quebradiças. Caso isso ocorra, é necessário procurar um endocrinologista que poderá passar um tratamento adequado que impactará também em suas unhas.

O estresse e a falta de sono podem alterar suas unhas e trazer a descamação. Nesse caso, é aconselhável buscar tratamento para a saúde da sua mente, que impactará diretamente na saúde de suas unhas.

Como tratar a descamação na unha?

Separamos uma série de dicas simples e fáceis que poderão trazer novamente a força de suas unhas, deixando-as sadias novamente. Confira algumas práticas para impedir a descamação na unha.

  • Não use esmaltes de qualidade duvidosa ou marcas desconhecidas. Esse tipo de produto pode conter produtos químicos que prejudicam sua unha, fazendo com que ela comece a descamar. Lembre-se do ditado: “o barato sai caro”;
  • Procure esmaltes próprios para evitar a descamação. Já é possível encontrar em lojas de produtos de beleza esmaltes de linhas com foco na saúde da unha que irão tratar esse tipo de problema;
  • Busque usar fortalecedor de unhas de marcas boas no mínimo três vezes por semana;
  • Não corte ou tire escamas da unha. Isso pode fazer com que a unha fique mais fraca e não tenha força para recuperação;
  • Coloque os dedos de molho em um recipiente com água e vinagre de maçã durante 3 minutos. Repita esse processo 2 vezes por semana;
  • Não use lixas de unhas constantemente. O mais indicado é utilizar um lixa especial, que não irá deixar a unha tão fina;
  • Hidrate as unhas com azeite de oliva. Para isso, umedeça um algodão com o azeite e deixe durante alguns minutos sobre a unha.

Aprenda a fazer fortalecedor caseiro para as unhas

Muitas mulheres sofrem com a fragilidade de suas unhas, comprometendo a beleza das mãos e até mesmo a saúde. Ter unhas frágeis pode ser uma tortura para as mais vaidosas. Mas é possível fortalecer e evitar a descamação na unha com simples práticas no cotidiano.

Hoje, o mercado conta com diversos esmaltes que prometem acabar com a descamação. Mas por conta do excesso de produtos químicos, não pode ser a melhor solução.

Por isso, separamos algumas dicas de fortalecedores super econômicos e naturais que irão fazer muito bem para suas unhas, deixando-as fortes e saudáveis. Confira.

Creme fortalecedor para as unhas

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 gema de ovo.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, misture todos os ingredientes até que forme uma mistura uniforme e homogênea;
  2. Com ajuda de um algodão, aplique sobre todas as unhas;
  3. Deixe agir durante 20 minutos e depois lave as unhas com um pouco da água morna;
  4. Você pode repetir esse procedimento até três vezes na semana e irá ver a diferença logo nas primeiras aplicações.

Cebola ajudando na descamação na unha

A receita da cebola para ajudar na descamação na unha é muito simples e pode ser feita duas vezes na semana.

  1. Basta cortar uma cebola média ao meio e colocar as unhas dentro dela por aproximadamente 10 minutos;
  2. Após isso, retire a mão e coloque para secar ao ar livre.

O conteúdo foi útil para você? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */